Blog

Mediflix: Conheça o curso de alergias e intolerâncias alimentares

intolerância alimentar
Dicas

Mediflix: Conheça o curso de alergias e intolerâncias alimentares

As alergias e intolerâncias alimentares começam no início da vida e possuem diversidade em suas causas e fatores de risco, que podem ter seu surgimento influenciado por gênero, etnia, genética, atopia e fatores nutricionais e exposição aos alérgenos alimentares. Por se tratar de um tema em constante progressão, a melhor maneira de atualizar-se nesta especialidade é com o curso Alergias e Intolerâncias Alimentares, da Medifilix.

Nele, o profissional pode sanar suas dúvidas e desenvolver conhecimentos na área com a ajuda de profissionais prestigiados. Acompanhe no post a seguir, mais informações sobre alergias e intolerâncias alimentares e como é possível ter acesso à atualizações relacionadas ao assunto!

Alergias e intolerâncias alimentares

As alergias e intolerâncias relacionadas à alimentação têm manifestações que podem variar de forma significativa, incluindo dermatite atópica, sintomas gastrointestinais, respiratórios e anafilaxia. Seu diagnóstico é em maior parte pelo histórico, ou então por testes de IgE sérico específico para alérgenos, cutâneos ou dietas de eliminação. De forma geral, a alergia alimentar é mediada por IgE, linfócito T, ou ambos:

  • IgE – tem início agudo e geralmente se desenvolve no período da infância, com ocorrência frequente em pessoas com forte histórico familiar (asma, urticárias, anafilaxia);
  • Linfócitos T – manifesta-se de maneira gradual e crônica, sendo mais comum em crianças e bebês (doença celíaca, gastroenteropatias por proteínas dietéticas);
  • Linfócitos T e IgE – são de início tardio e também crônicas (dermatite atópica e gastroenteropatia eosinofílica).

Causas das alergias e intolerâncias alimentares

Embora a maioria dos indivíduos possam apresentar intolerância aos alimentos, as alergias são bem menos comuns. Nesse quadro, o sistema imunológico inicia a produção de anticorpos como o IgE e histamina como resposta à um alimento específico, fator que não acontece em casos de intolerância.

Os gatilhos mais comuns para as reações alérgicas incluem leite, soja, ovos, amendoim, nozes, trigo e frutos do mar, entretanto, quase qualquer alimento ou aditivo alimentar pode iniciar uma reação.

Um paciente com alergia alimentar costuma apresentar outras manifestações alérgicas, como asma, rinite, alergias de pele, já que o problema é a produção de IgE direcionados a alvos inapropriados.

Sinais e sintomas 

As alergias e intolerâncias alimentares apresentam sinais e sintomas que variam de acordo com alérgeno, mecanismo e idade do paciente. As manifestações mais comuns em recém-nascidos são a dermatite atópica isolada ou sintomas gastrointestinais, como náuseas, vômito e diarréia. O fato da criança superar tais manifestações e reagir mais a alérgenos inalados, apresentando sintomas de rinite e asma, é chamado de marcha atópica. 

Ao persistir em criança mais velhas e adultos, a alergia ou intolerância alimentar apresenta reações mais graves, como angiodemas, urticária explosiva, e anafilaxia. Outros sintomas ocasionalmente apresentados, que podem ser conferidos no curso Alergias e Intolerâncias Alimentares, são queilite, úlceras aftosas, piloroespasmo, constipação espástica, prurido anal, eczema perianal, dor abdominal subaguda e cãibras.

Tratamento

Como apresentado no curso Alergias e Intolerâncias Alimentares, o tratamento consiste em eliminar da dieta o alimento responsável por desencadear as reações alérgicas. Desta forma, o diagnóstico e tratamento se acrescentam, já que o médico deve avaliar o efeito da dieta de eliminação para considerar o desaparecimento ou não das sensibilidades alimentares.

A cromolina oral também é outra forma de tratamento muito utilizada para diminuir a reação alérgica. É feita a dessensibilização oral, eliminando o alimento alérgico por um período, e administrando pequenas quantidades diárias. 

Os anti-histamínicos apresentam valor somente em reações agudas, como urticárias e angioedemas. Já a corticoterapia prolongada mostra-se útil em enteropatia eosinofílica sintomática.

Curso Alergias e Intolerâncias Alimentares

A plataforma Mediflix apresenta no curso Alergias e Intolerâncias Alimentares 28 vídeos com conteúdo rico em detalhes e informações, apresentados por profissionais conceituados nesta área. É possível atualizar-se sobre:

O curso Alergias e Intolerâncias Alimentares apresentado pela Mediflix permite a atualização profissional a qualquer hora e em qualquer ambiente, seja por meio de computador, tablet, ou até celular. Com praticidade e otimização de tempo, é possível manter-se em dia com as constantes mudanças e descobertas nesta área e também em outras 19 diferentes especializações.

Você conferiu os 17 cursos EAD de medicina da Mediflix. Ficou interessado por algum destes temas? Então, confira seu conteúdo completo em nossa coleção!

Deixei sua mensagem aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Tags Populares