Blog

13 aplicativos que facilitam o dia a dia do médico

Aplicativos Médicos
Tecnologia

13 aplicativos que facilitam o dia a dia do médico

Muitas vezes a falta de tempo impede que profissionais da área médica conheçam alternativas que podem otimizar sua profissão. Para que o médico possa tornar-se ainda mais produtivo diante de seu exercício, algumas dicas de aplicativos podem facilitar a vida do profissional.

Usufruir dessas novas facilidades por meio da tecnologia nos torna mais eficientes nas atividades diárias, mesmo que elas não sejam relacionadas à profissão. Se você deseja destaque em sua área tornando-se mais produtivo e otimizando seu tempo, não deixe de acompanhar as 13 dicas de aplicativos que todo profissional da medicina deve ter!

13 dicas de aplicativos para facilitar a vida do profissional

Devemos entender como aplicativo (ou app) qualquer tipo de software online, não limitando-se apenas à aplicativos para médicos que podem ser baixados em smartphones. Algumas extensões, como do Google Chrome por exemplo, podem ser um aplicativo. 

São diversos os recursos utilizados para otimizar a vida do profissional, desde simulações cirúrgicas até fontes para pesquisa. Alguns deles, são de renomadas instituições mundiais, como aplicativos para gestão de consultório médico, revistas e periódicos, jogos médicos, demandas técnicas e clínicas, entre outros. Confira a seguir, 13 dicas de aplicativos que não podem faltar na vida do médico.

1. CID-10 Pro

Entre as dicas de aplicativos, o CID-10 Pro, atualizado pelo Datasus, departamento de informática do Sistema Único de Saúde, conta com mais de 12 mil itens do código CID (Classificação Internacional de Doenças).

Por meio de um sistema de busca inteligente, o profissional consegue localizar informações desejadas por diferentes maneiras. É possível ainda realizar pesquisas contrárias, em que o código permite saber descrições e propriedades sobre a doença diagnosticada.

O aplicativo permite também salvar itens utilizados como favoritos, montar históricos de patologias do CID acessado recentemente, e compartilhar qualquer código por e-mail. A interface amigável do CID-10 Pro permite ao usuário pesquisar de forma simples doenças por grupos, categorias e subcategorias.

2. Whitebook Clinical Decision

Aplicativo gratuito com conteúdos que podem ser acessados mesmo sem internet, o Whitebook Clinical Decision é uma das dicas de aplicativos mais utilizadas entre profissionais e estudantes da medicina.

Produzido por mais de 20 médicos especialistas, seu conteúdo está em constante expansão, com mais de 4 mil tópicos relacionados à doenças, prescrições, medicamentos e manejo clínico, atualizados todo mês.

Entre as principais especialidades encontradas no aplicativo estão pediatria, cirurgia geral, ginecologia, clínica médica e obstetrícia. O aplicativo funciona como uma biblioteca médica para os profissionais, ajudando com dúvidas instantâneas sobre procedimentos e práticas. Além disso, é um grande aliado na realização de prescrições, com mais de 300 orientações sobre o assunto. O usuário do Whitebook conta ainda com acesso a um bulário com mais de 6 mil medicamentos, consultas ao CID-10, Procedimentos SUS, calculadoras e guias práticos, como Condutas Pediátricas, Guia ECG, Cálculo de Infusão de Medicamento, e outros.

3. Medscape

Esse aplicativo é a base eletrônica de informações sobre prescrição e segurança em saúde. Seu objetivo é apoiar o médico na tomada de decisão, com referências de artigos recentes revisados por outros profissionais. 

Apresenta notícias sobre conferências e dados de novos testes clínicos realizados, além de permitir ao usuário a realização de buscas por informações atuais sobre prescrições e segurança com mais de 6 mil medicamentos de marca, mil medicamentos OTC (venda livre) e 8 mil monografias.

Entre os principais recursos, o Medscape apresenta um Verificador de Interação de Medicamentos, além de calculadoras específicas de especialidades e identificador de comprimidos. Seus conteúdos de qualidade sobre fisiopatologia, epidemiologia, drogas, exames complementares e tratamentos estão todos em inglês.

4. Genéricos BR 

Entre as dicas de aplicativos relacionados à medicamentos, o Genéricos BR é um guia de remédios genéricos produzidos ou manipulados no Brasil. Dentro do aplicativo o usuário pode encontrar dados importantes para a prescrição médica, como posologia, forma farmacêutica, interações, contraindicações, efeitos adversos, precauções e também o bulário eletrônico da Anvisa, Agência Nacional de vigilância Sanitária. Sua interface é simples e o aplicativo gratuito permite que o usuário realize buscas por princípios ativos ou medicamentos de referência.

5. CliniCalc

O aplicativo CliniCalc é uma calculadora eletrônica que tem como finalidade facilitar a realização de cálculos complexos, lembrando escalas, pontuações, classificações e outras informações essenciais.

O usuário pode encontrar no aplicativo mais de 200 ferramentas que permitem realizar cálculos de déficit hídrico, manejo de infusão, variação de sódio, área corporal, taxa de produção de urina, entre muitos outros.

A escala de coma de Glasgow é um de seus destaques, e está presente a versão clássica e também pediátrica. O CliniCalc ainda permite que o usuário armazene fórmulas favoritas, encontre as utilizadas recentemente, e pesquise outras fórmulas por descrições curtas e palavras-chave.

6. Iclinic

O Iclinic é uma das dicas de aplicativos que garantem a otimização e funcionalidade de consultórios médicos e clínicas, por meio de sua gestão. Nele, o profissional pode gerenciar suas finanças, organizar processos internos e gestão de agenda, mesmo que de forma remota.

Essa ferramenta permite que o médico tenha ainda acesso ao prontuário de seus pacientes, adicione outras informações à ficha médica, usufrua de agenda médica online, envie notificações sobre remarcações e cancelamentos de consultas, sincronize os dados de todos os dispositivos, e garanta o sigilo das informações nele armazenadas.

7. Doctormax

Assim como o Iclinic, o Doctormax é uma ferramenta usada para a gestão e organização de clínicas, consultórios e serviços hospitalares. Esse aplicativo permite o acesso de informações da instituição de qualquer lugar, por meio de smartphone ou qualquer outro dispositivo. Entre suas funcionalidades está o envios de notificações por e-mail sobre consultas médicas, como mudanças de horário, confirmações e desmarcações.

8. Cloudia

O aplicativo Cloudia trata-se de uma assistente virtual de clínicas que torna possível a automatização de todo atendimento por aplicativo de mensagens. Essa ferramenta funciona por meio do Facebook Messenger e Whatsapp Web, e permite que o médico faça a automatização do agendamento de seus horários, enviando lembretes aos pacientes, tirando dúvidas e mais. O aplicativo ainda facilita a captação de novos pacientes por meio de associação com anúncios patrocinados no facebook Ads.

9. Evernote

Voltado também para médicos, o aplicativo Evernote é uma ferramenta completa que garante ao profissional a possibilidade de manter-se sempre atualizado em relação à sua agenda, além de anotações importantes sobre os pacientes.

Dessa maneira, durante a consulta médica, o profissional pode realizar suas anotações diretamente no aplicativo, acrescentando depois ao prontuário digital do paciente. Disponível para Android e iOS, o Evernote ainda conta com versão web para ser utilizado no navegador.

10. Medicinia

Entre as dicas de aplicativos para profissionais da área da saúde, o Medicinia é uma ferramenta desenvolvida exclusivamente para a comunicação entre médicos e pacientes. Ainda que muitos já utilizem outros aplicativos, o Medicinia conta com diferenciais como a garantia de segurança absoluta de informações compartilhadas. Além disso, essa opção gratuita permite que o médico separe assuntos profissionais dos pessoais.

11. Case Medical Research

O Case Medical research é uma ferramenta gratuita disponibilizada para acompanhar as novidades em pesquisas de diversas áreas médicas. Com milhares de revistas médicas, como Lancet, PubMed e NEJM, o aplicativo conta ainda com canais sociais que trazem as últimas novidades sobre mais de 270 mil assuntos, como genes, doenças, medicamentos, vias e proteínas. 

Além de estar disponível em diversos idiomas, o Case Medical Research oferece transcrições, vídeos, áudios, e acesso a mais de 19 milhões de artigos. O aplicativo ainda realiza pesquisa por pontuação Altmetric, contagem de citações, e tipo de publicação. Seus usuários podem criar notificações personalizadas e receber atualizações sobre novas pesquisas que correspondem aos seus temas de interesse profissional.

12. Pega Plantão 

O Pega Plantão é uma das dicas de aplicativos para médicos que desejam obter maior eficiência na coordenação das equipes. Tornando a comunicação mais dinâmica, permite a organização de escalas de forma clara e precisa.

É comum deparar-se com clínicas e pequenos hospitais que ainda desenvolvem essa organização por planilhas ou agendas de papel. No entanto, o Pega Plantão torna possível que o profissional organize seus plantões de forma funcional, receba alertas, faça trocas, tudo com grande facilidade e de qualquer lugar.

13. Memed

Motivo de grandes problemas devido a letra difícil, as receitas tradicionais de prescrição médica não apresentam mais dificuldades com a ajuda do aplicativo Memed. Essa ferramenta permite que o paciente consiga acessar seu receituário, aumentando a adesão em cumprir o tratamento.

Entre os profissionais, o maior benefício é a praticidade ao prescrever medicamentos diretamente em um aplicativo que acessa banco de dados, identificando o nome do paciente, verificando protocolos cadastrados, e informando composições e demais orientações. 

Além disso, o médico pode ter parceria com farmácias, conseguindo chegar se o medicamento está disponível e oferecendo descontos. A prescrição é enviada para seu paciente por meio de SMS.

Você pôde conhecer 13 dicas de aplicativos que são fundamentais para conferir otimização e praticidade ao profissional. A tecnologia é uma grande aliada principalmente na área médica, por esse motivo, a atualização sobre novas técnicas, pesquisas, e ferramentas é a melhor forma de conquistar sucesso em sua carreira, melhorando atendimentos e garantindo a segurança do paciente.

Gostou deste conteúdo? Então, confira também como ser um profissional de destaque nas áreas da saúde!

Deixei sua mensagem aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *