fbpx

Blog

Como o receituário digital agiliza o atendimento médico?

Prontuário Digital
Atendimento Médico Telemedicina

Como o receituário digital agiliza o atendimento médico?

Prescrever medicamentos, emitir atestados e relatórios médicos e solicitar exames estão na rotina diária de um médico. Desde os primeiros dias no hospital, na clínica ou no consultório, a prescrição é uma parte importante do seu trabalho. Sendo assim, o receituário digital traz consideráveis facilidades para o desenvolvimento do trabalho deste profissional.

O receituário digital é uma ferramenta que possui inúmeras funções, e auxilia a agilizar a prática e a rotina médicas. Praticidade, economia, eficiência e segurança são as principais conquistas deste instrumento.

Os impactos da tecnologia na medicina

Todas as áreas da vida recebem influências dos avanços da tecnologia e da inovação. E nas últimas décadas isso se tornou ainda mais visível: a tecnologia avançou em absolutamente todos os sentidos.

De fato, os incrementos tecnológicos trouxeram inúmeras facilidades para o ser humano. Por isso, viajar, comprar, vender, estudar, trabalhar e se consultar com um médico ficou mais fácil. Além da comodidade, os custos de muitos produtos e serviços também foram consideravelmente diminuídos.

Já na área da saúde humana e da qualidade de vida, os impactos também foram positivos. Muitas inovações tecnológicas vieram agregar no atendimento e otimizar o trabalho dos profissionais. 

Uma das inovações mais comentadas no início da pandemia de Covid-19 foi a introdução da telemedicina no Brasil. Uma prática que já era adotada em outros países, foi implementada no país após a chegada do Coronavírus por aqui.

Em março de 2020, o Conselho Federal de Medicina (CFM) emitiu a resolução que libera o atendimento à distância no Brasil. A telemedicina e o teleatendimento não só facilitaram o trabalho dos profissionais da medicina. Muito além disso, trouxeram mais segurança e comodidade a médicos e pacientes.

Mas além da telemedicina, a tecnologia também incrementou a área da saúde com outras soluções inovadoras. Podemos listar, entre outros:

  • Cirurgias com o auxílio da robótica 
  • IoT médica e Wearables 
  • Impressão 3D 
  • Prontuário eletrônico 
  • Receituário digital 

E este último caso é mais um exemplo perfeito de como as ferramentas digitais podem contribuir com a medicina. Sempre no sentido de facilitar o trabalho dos profissionais, e colaborar com o conforto dos pacientes.

Agilidade na transmissão de informações, segurança na documentação e transparência são os motes do Receituário digital. Mais um recurso inovador que veio para ficar, e está ganhando terreno em diversos centros de saúde Brasil afora.

O que é o receituário digital?

O que é o receituário digital?

O receituário digital é uma solução tecnológica extremamente inovadora, que conquista profissionais em todo o mundo. E aqui no Brasil não é diferente. Por isso, o receituário digital tem entrada garantida em clínicas e consultórios.

Dessa forma, assim como o tradicional método, o receituário digital procura atender as demandas médicas diárias. Entretanto, diferente das pranchetas e dos blocos de anotações, o software possui muito mais recursos.

Trata-se da versão digital de uma tradicional prescrição médica, que possibilita a geração, transmissão e preenchimento de forma virtual. Ou seja, com ela não existe a necessidade de o paciente estar fisicamente junto ao médico, no hospital ou na clínica.

É uma solução tecnológica que traz mais segurança, eficiência e funcionalidade, que conecta médicos, pacientes e farmacêuticos. Além da própria receita médica, a inovação possui outras funcionalidades, como a emissão de:

  • Atestado médico 
  • Relatório médico 
  • Receitas simples, antimicrobianos, e controle especial
  • Solicitação de exames 
  • Laudo 
  • Parecer técnico

Por outro lado, vale lembrar que o termo receita digital faz referência apenas ao documento de origem digital, que é mantido digitalmente. Ou seja, este documento pode ser consultado e validado com o uso da internet pelos profissionais de saúde. 

Neste sentido, uma receita emitida pelos métodos tradicionais, isto é, uma receita impressa, não é considerada receita digital. Ainda que o arquivo seja digitalizado e convertido (.pdf, e-mail ou escaneamento) ele não é considerado uma prescrição digital.

Benefícios do receituário digital

Os profissionais buscam por essa inovação em softwares, aplicativos e programas. Isso porque o intuito é trazer benefícios para o médico, para o paciente e seus familiares.

Assim, o receituário digital não se trata de um dispositivo que acompanha a moda. Antes, promove uma verdadeira revolução nos atendimentos médicos. Dessa maneira, após passar pelo teleatendimento, o paciente pode solicitar o medicamento à farmácia de sua preferência.

Sem a necessidade de se dirigir até ao hospital, à clínica ou consultório, o indivíduo tem muito mais segurança e conforto. Ou seja, ele pode fazer tudo de dentro de sua própria casa, ou no escritório durante o expediente, mesmo.

Hospitais, clínicas, consultórios e profissionais da medicina podem recorrer a esse serviço para auxiliar em sua rotina. O investimento neste tipo de solução tecnológica só tem a agregar à prática médica.

Neste sentido, é possível considerar os muitos benefícios que a prescrição médica eletrônica possui. Favorecendo os pacientes, e otimizando a atuação do profissional de saúde, este recurso tem benefícios, como:

  1. Agilidade no atendimento 
  2. Fácil de usar
  3. Segurança das informações 
  4. Transmissão de informações mais rápidas 
  5. Possibilidade de atualização cadastral 
  6. Respeito ao meio ambiente

Na sequência, vamos abordar estes seis pontos com mais profundidade, destacando todos os benefícios do receituário eletrônico.

Agilidade no atendimento

Primeiramente porque a tecnologia na medicina permite que o atendimento seja mais humanizado. Apesar de parecer ser um paradoxo, na verdade não é. O que ocorre é que, enquanto a máquina fica responsável por fazer o trabalho repetitivo e burocrático. Por sua vez, o médico dispõe de mais tempo para atuar de maneira mais próxima do paciente.

Sem perder tempo em fazer anotações, o médico ganha tempos a mais para prestar sua atenção às queixas dos indivíduos. 

Fácil de usar

Para usar o receituário digital é muito simples. O médico deve fazer o download dos modelos de receita, atestado ou relatório, disponíveis no site do CFM. Depois disso, ele deve preencher e assinar digitalmente o documento. Para isso, o profissional deverá utilizar um certificado ICP Brasil através da ferramenta Adobe Acrobat. 

A partir de então, ele deve enviar o arquivo assinado digitalmente ao seu paciente. Este, por sua vez, envia o arquivo à parte interessada, que valida o documento através de uma ferramenta específica. Este validador de documentos encontra-se no site https://assinaturadigital.iti.gov.br. 

Caso o documento se refira a uma receita digital, é o farmacêutico, então, quem fará a dispensação desta receita. Ele deve assiná-la, também digitalmente, e registrá-la junto ao Registro de Dispensação.

Segurança das informações

Além disso, com o apoio de recursos digitais, o trabalho do médico fica mais seguro e protegido. Incluindo receituários, prontuários e outros documentos, os dados e as informações dos pacientes ficam preservadas.

Igualmente importante, é a transmissão de informações com total privacidade. A transferência de dados ocorre entre a clínica ou consultório e o farmacêutico. Ambos são obrigados a observar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Aqui são englobados também os dados sensíveis e as informações sigilosas dos pacientes. A legislação tem a intenção de trazer mais rigor para o processo de manipulação dos dados de terceiros.

A farmácia que recebe o documento digital precisa estar habilitada no Conselho Regional de Farmácia de sua jurisdição. Além disso, é necessário que o farmacêutico cheque as credenciais do médico que prescreveu a receita. Essa ação deve ser realizada através da internet, no site precricaoeletronica.cfm.org.br, ou ainda no site do ITI.

Transmissão de informações mais rápidas

Com o receituário digital o contato entre médico, paciente e farmacêutico se torna mais rápido e funcional. Assim que o médico emite a informação sobre o paciente, a prescrição de medicamento ou sobre o tratamento, a farmácia recebe os dados.

Sendo assim, diminuem-se os riscos de erros e falhas, como o de perder a receita durante o trajeto. Além disso, a compreensão da notificação é mais efetiva para o farmacêutico, que a recebe imediatamente após sua emissão.

A Prescrição Eletrônica do Conselho Federal de Medicina (CFM), por exemplo, trabalha para encurtar distâncias. A moderna e gratuita plataforma foi desenvolvida em conjunto pelo CFM e pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) também participou da criação da solução.

Possibilidade de atualização cadastral

A possibilidade de atualização dos dados também é outro benefício que o receituário digital pode oferecer. Por se tratar de um arquivo digital, a prescrição pode ser alterada sempre que for necessário.

Além de alterar informações básicas do paciente, como endereço e contatos, outros dados podem ser incluídos ou retirados. Com o receituário digital é possível inserir novos tratamentos, ou remover medicamentos prescritos anteriormente. Como a atualização pode ser feita via internet, é muito mais ágil, rápida e eficiente.

Respeito ao meio ambiente

E até mesmo para o meio ambiente e para a natureza podemos observar frutos positivos do receituário digital. Ao invés de empilhar papéis sobre a mesa, com esta solução o profissional da saúde garante o apoio à sustentabilidade.  

Com este recurso, nenhum profissional precisa mais utilizar folhas de papel para receitar remédios ou solicitar exames. Todo o processo pode ser feito apenas utilizando um computador com acesso à internet.

Se você gostou de conhecer as funcionalidades do receituário digital, aproveite para ler outras novidades no blog da Mediflix. Aqui você encontra muitas informações sobre a sua área de atuação, sempre atualizadas e pertinentes!

Comment (1)

  1. […] Emissão de laudos e receitas de maneira mais ágil, rápida, segura, por meio de um documento digital que apenas o médico e o farmacêutico têm acesso; […]

Deixe sua mensagem aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado.