fbpx

Blog

Qual a importância da contabilidade para médicos?

contabilidade para médicos
Gestão de Clínica Médica

Qual a importância da contabilidade para médicos?

Cuidar do seu próprio negócio é obrigação quando se fala no sucesso, não é mesmo? Aliás, a contabilidade para médicos é um fator importante para conquistar este desejo de todo empreendedor.

Certamente você já sabe que o planejamento e o pagamento da carga tributária influencia diretamente no lucro da sua empresa. Entender os principais tópicos ligados ao tema favorece para que você evite problemas com a burocracia e o cumprimento da legislação em vigor no Brasil. 

Mas se você ainda não sabe a importância e como gerir a parte financeira da sua empresa, fica calmo, a Mediflix irá mostrar pontos essenciais que você precisa saber.

Papel da contabilidade para médicos

A contabilidade é uma ferramenta de gestão, que vem oferecer aos prestadores de serviços, a projeção de resultados dos seus respectivos negócios. Tudo acontece a partir de metas que são estrategicamente pensadas, informações e conhecimento exato sobre encargos, obrigações legais, contábeis e fiscais aos quais as atividades do seu negócio estão vinculadas.

A parte contábil de uma empresa é peça fundamental em relação à organização e estruturação contábil de suas respectivas empresas, assim como no planejamento fiscal e financeiro.

Vale lembrar que o planejamento e o pagamento dos tributos influenciam diretamente a lucratividade do consultório ou da clínica médica. Além disso, o profissional evita problemas desnecessários relacionados à burocracia e ao cumprimento da legislação.

Pontos importantes da contabilidade para médicos

Regime de tributação

A primeira escolha a se fazer é o regime de tributação, o que costuma confundir muitos médicos. No caso dos profissionais autônomos, é possível escolher entre ser Pessoa Física (PF) ou Pessoa Jurídica (PJ). Porém, no caso das clínicas e dos consultórios, é importante aderir a um dos diferentes regimes de PJ.

Dentro do regime de tributação da pessoa jurídica, é preciso escolher a forma como os impostos serão recolhidos. No caso do Lucro Real, o imposto é calculado de acordo com o lucro no período fiscal. Já no Lucro Presumido, a cobrança é feita em relação ao período anterior. Para as clínicas com rendimento de até R$4,8 milhões ao ano, a melhor opção é o Simples Nacional, que impõe uma carga tributária menor.

Não é necessário que o médico se preocupe diretamente com isso, pois costuma ser uma questão decidida com um contador profissional. Porém, é importante que compreenda a diferença entre os tipos de tributação, a fim de que encontre o melhor para seu negócio.

Taxas e obrigações fiscais

Além do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), é preciso ter atenção ao cumprimento e ao pagamento de outras taxas e obrigações fiscais e financeiras. Entre elas, podemos destacar as obrigações sindicais, trabalhistas, da Receita Federal, do Conselho Regional de Medicina (CRM) e da prefeitura.

O ideal é manter os pagamentos e registros em dia para evitar multas e até sanções legais. Inclusive, a boa gestão desses gastos ajuda a reduzir os custos e aumentar a eficiência na gestão financeira da sua instituição de saúde. Isso porque, ao atrasar o pagamento das suas obrigações, você acumula juros e dívidas, correndo riscos legais.

Planejamento com a contabilidade para médicos

Para reduzir os gastos com impostos, a contabilidade para médicos também deve adotar um bom planejamento tributário. Ele trabalha com um conjunto de ações e estratégias que visam à redução dos pagamentos de acordo com o que é permitido na legislação.

Dessa forma, não se trata de uma maneira de burlar as leis, mas, sim, de aproveitar melhor os mecanismos legais para conseguir uma redução no pagamento dos tributos. Tudo isso vai depender bastante da rotina e do próprio faturamento do seu negócio.

Legislação tributária

Para seguir todos os passos acima, é fundamental que o médico entenda os principais pontos da legislação tributária do país. Principalmente as regras relativas ao seu regime de tributação e às obrigações da área médica.

Ou seja, busque bastante informações e detalhes, estudando as principais leis e normas. Outra dica é sempre manter a comunicação com o seu contador. Veja com ele quais são as medidas que podem ser adotadas para ter uma maior eficiência e cortar gastos de maneira segura.

Utilizar um software para clínicas

Um software de gestão próprio para clínicas médicas conta com as principais funções necessárias para otimizar a gestão tributária. Assim, é possível simplificar a rotina da contabilidade para médicos.

A ferramenta conta com algumas funções, como a emissão de notas fiscais e o atendimento aos principais pré-requisitos contábeis. Tudo isso de maneira simplificada, armazenando todas as informações dos pacientes.

Se você ainda tem dúvidas sobre a contabilidade para médicos, é muito importante se informar e planejar as melhores estratégias para uma boa gestão tributária, utilizando recursos adequados. Afinal, essa é uma questão central para o bom funcionamento e para a lucratividade da sua clínica ou do consultório médico.

Importância da contabilidade para médicos

contabilidade para médicos

A presença de um contador, prestando consultoria e assessoria, é super importante e auxilia o médico na análise de resultados e na tomada de decisões estratégicas. Até porque cada um na sua profissão, não é mesmo? 

Porém, nem sempre é necessário acionar um contador. Se você souber o básico da contabilidade para médicos, poderá resolver os problemas da sua empresa por conta, deixando o custo com consultores para momentos mais complexos, como as declarações de impostos.

A principal dúvida dos profissionais que estão iniciando no mercado é sobre trabalhar como pessoa física (PF) ou pessoa jurídica (PJ) abrindo uma empresa. E, nesse momento, o papel do contador se torna ainda mais importante. Ela irá mostrar qual regime tributário será mais adequado, tomando como base a atividade exercida e o valor de investimento disposto.

Departamento pessoal da empresa

As obrigações da empresa com os seus funcionários vão além do pagamento do salário. É importante medir todos os indicadores para atender todas as exigências impostas através de lei. Isso porque cuidar dos detalhes economiza tempo e dor de cabeça.

Por exemplo, uma folha de pagamento tem que ser emitida no prazo e conferida, um banco de horas tem que ser controlado e devidamente ajustado para que ao final de cada ano esteja zerado.

Gerar relatórios

Os relatórios gerados são importantes para informar o estado patrimonial da empresa, medindo em conjunto com indicadores financeiros a sua condição de investimentos, geração de caixa e lucros, dando ao médico o diagnóstico preciso de seu negócio. 

Devem ser mostrados a situação contábil da clínica, análises de liquidez, verticais e horizontais do negócio, apresentando de modo simples o diagnóstico contábil e econômico do negócio, melhorando a eficácia das operações e ajudando o médico a tomar as melhores decisões.

É uma ferramenta que permite apresentar ao cliente a forma que fazemos a gestão contábil do seu negócio, trazendo para perto da realidade que exige para as tomadas de decisão.

Registre melhor o seu faturamento

Uma das vantagens de entender mais sobre contabilidade para médicos é conseguir registrar o faturamento com muito mais organização. Isso com certeza vai te ajudar a ter mais clareza de quanto dinheiro você recebe, quanto é destinado para o pagamento de contas, tributos e qual o seu excedente ao final do mês, o que faz toda a diferença.

Assim, você consegue se organizar melhor financeiramente e até separar um dinheiro para investir no seu trabalho.

Como aprender mais sobre a contabilidade para médicos?

Falando em conhecimentos, você já viu a série “Contabilidade para Médicos”? Ela é um dos mais novos cursos disponíveis na Mediflix, onde a especialista Eduarda Cristina de Souza, do portal Contabilizei, esclarece e simplifica a contabilidade com foco na prática da medicina.  

O curso fala sobre Trabalhando como Profissional Liberal (rotinas do médico autônomo), recibo de prestação de serviço, recibo de Pagamento de Autônomo (RPA), Carnê Leão: recolhimento mensal do IR e declaração Anual do IRPF. 

Além disso, a atuação como empresa: contabilidade, emissão de notas fiscais, pagamento de tributos e envio da movimentação financeira.

Clique aqui e faça a sua inscrição. Não perca tempo! 

A Mediflix tem mais de 160 cursos disponíveis para quem quer se capacitar ainda mais na área médica. São várias áreas na medicina com conteúdos de alta qualidade. Alergias, cardiologia, cirurgia plástica, cirurgia vascular, Covid-19, palestra sobre anestésicos venosos e muito mais.

Gostou? Acesse nosso catálogo e confira mais sobre todas as opções.

Deixe sua mensagem aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado.