Blog

Curso de alergias: 8 especializações para fazer online

Curso de Alergias
Mediflix

Curso de alergias: 8 especializações para fazer online

A saúde humana e a qualidade de vida dos pacientes estão entre as principais preocupações de todo profissional da saúde. E, como é preciso estar sempre atento às novidades para manter-se atualizado, a Mediflix está disponibilizando o curso de alergia, que contém 8 especializações para fazer online. 

Independente da área de atuação, é fundamental que o médico esteja atualizado e em dia com as ferramentas e os recursos disponíveis para a melhoria de sua atuação como profissional.

Sendo assim, o curso de alergias é voltado para especialistas das mais diversas áreas, como alergistas, imunologistas, clínicos gerais, dermatologistas e pediatras, e também inclui residentes desses ramos que queiram aprofundar o conhecimento.

O curso de alergias é apresentado em forma de palestras, que variam de 30 minutos a duas horas de duração, e ao final de cada curso há um formulário que pode ser respondido pelo participante.

Para a realização do curso de alergias, a Mediflix firmou importantes parcerias que possibilitaram o acesso do público às aulas. Entre esses parceiros, estão: a Thermo Fisher, a Sanofi Genzyme e a ALC Alergia.

Curso de alergias: conheça nossas 8 opções

1. Componentes de alérgenos aplicados a alergia alimentar

Entre os cursos oferecidos na plataforma encontra-se o que trata dos Componentes de Alérgenos Aplicados a Alergia Alimentar, ministrado pela doutora Ariana C. Yang, graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos em 1998. Atualmente é médica assistente do Hospital das Clínicas da faculdade de Medicina da USP – HCFMUSP, e é responsável pelos ambulatórios de Alergia alimentar e Dermatite atópica.

Com vasta experiência na área, Ariana Yang aborda diversos assuntos, como: 

  • Extratos vs Alérgenos Moleculares; 
  • Aplicação Clínica da Medicina Molecular em Alergia alimentar; 
  • Razões para aliar alergia molecular aos métodos diagnósticos de IgE esp.; 
  • Quais alérgenos são pouco abundantes/escassos em suas fontes alimentares;
  • Quais alérgenos estão mais associados a risco de reações graves e outros temas relevantes.

Essa aula do curso de alergia tem como público-alvo médicos alergologistas, pediatras, gastroenterologistas e clínicos gerais, além de residentes.

A importância dos testes moleculares no auxílio do diagnóstico de alergias alimentares; a avaliação da reatividade cruzada entre os alérgenos, e a interpretação dos testes de sensibilização são tratados como os principais objetivos do curso de alergias Componentes de alérgenos aplicados a alergia alimentar.

A palestra tem duração de aproximadamente 30 minutos, e está disponível para os interessados na plataforma Mediflix.

2. Impacto da dermatite atópica moderada a grave na vida dos pacientes

Outro curso de alergias oferecido pela Mediflix fala do Impacto da Dermatite Atópica Moderada a Grave na Vida dos Pacientes, e é realizada com apoio científico da Sanofi Genzyme. A aula é apresentada pelos doutores Fábio Castro e Ana Paula Castro.

A dermatite atópica moderada a grave não controlada pode trazer impactos significativos na vida dos pacientes quando esses são adultos. Quando crianças ou adolescentes, esses impactos interferem também na vida dos seus cuidadores.

Sendo assim, é fundamental que o tratamento destinado a esse público seja multidisciplinar, e tenha uma visão holística do paciente com relação ao impacto da doença na qualidade de vida deste. 

Caso seja considerado pelo corpo clínico que a DA não está controlada, o paciente deve iniciar uma terapia sistêmica avançada, e essa é a abordagem defendida pelos médicos Fábio Castro e Ana Paula Castro, neste curso de alergias, que citam o  tratamento biológico para pacientes acima de 6 anos como uma importante inovação e que traz consideráveis benefícios para os pacientes. O tratamento, inclusive, já foi aprovado no Brasil.

O tema Impacto da Dermatite Atópica Moderada a Grave na Vida dos Pacientes é voltado para alergistas e imunologistas, clínicos gerais, dermatologistas e pediatras, além de residentes e alunos da graduação que estejam cursando a partir do 3º ano.

3. Introdução a alergia molecular geral, importância dos componentes de alérgenos

Outro curso de alergias ministrado pelo doutor Fábio Castro, a Introdução a Alergia Molecular Geral, Importância dos Componentes de Alérgenos é destinado a alergistas, imunologistas e residentes de Alergia e Imunologia, além de mais uma vez contemplar alunos da graduação, agora a partir do 2º ano.

Essa é mais uma aula que a Mediflix coloca à disposição de especialistas em colaboração com a Thermo Fisher, grande parceira no curso de alergias.

Portanto, se você deseja saber mais sobre o que é alergologia molecular, suas especificidades diagnósticas, além de conhecer a função dos métodos de detecção de IgE específica, essa aula é pra você.

Na Introdução a alergia molecular geral, importância dos componentes de alérgenos, o doutor Fábio Castro abordará outros importantes assuntos, como o por quê do aumento no número de alérgenos, o CRD, ou Diagnóstico por componentes (component-resolved Diagnosis, no inglês), e a própria Especificidade diagnóstica – etiologia, gravidade, evolução e reatividade cruzada.

A palestra tem duração de 30 minutos, e é mais uma grande oportunidade para quem deseja aprofundar os conhecimentos dessa especialização.

4. Doença celíaca e alergia ao trigo

O gastroenterologista pediátrico, mestre e doutor em medicina Ricardo Katsuya Toma traz mais uma aula de grande importância para nosso curso de alergia: Doença celíaca e alergia ao trigo — abordagem geral das doenças, diagnóstico e prognóstico.

Atualmente, o palestrante é médico e coordenador da Unidade de Gastroenterologia Pediátrica, do Instituto da Criança HC/USP, e atua principalmente nos seguintes temas: motilidade intestinal, alergia alimentar, translocação bacteriana e microbiota intestinal.

Trazendo sua experiência para o curso de alergias, o médico expõe diversos temas na palestra que tem duração de cerca de 50 minutos. Entre os assuntos tratados, estão:

  • Reações Adversas ao Glúten;
  • Diagnóstico da Doença Celíaca, que deve ser Correto, Definitivo e Inquestionável. (e as dificuldades do diagnóstico);
  • A definição da Doença Celíaca e quais são suas manifestações. (HLA DQ2 / DQ8)
  • Sintomas clássicos e sintomas atípicos;
  • Além disso, as diferentes formas de apresentação clínica (Silenciosa e Potencial);
  • Validation of Morphometric Analysis – O que é e qual a sua importância para o diagnóstico;
  • ESPGHAN: seguir ou não?

5. Desafios no diagnóstico e manejo da urticária na infância

Se sua especialidade é pediatria, alergia e imunologia ou dermatologia, essa aula é para você.

Com cerca de uma hora de duração, a palestra faz parte do curso de alergias da Mediflix, e é ministrado por Ana Paula B. Moschine Castro, mestre em Ciências (Pediatria) pela Universidade de São Paulo, e doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Desafios no diagnóstico e manejo da urticária na infância faz parte do 40º Projeto Gêmeos em Pediatria, e vai abordar as dificuldades enfrentadas pelos médicos quando se trata do diagnóstico e tratamento da urticária infantil.

A dra. Ana Paula B. Moschine Castro fala nessa palestra sobre a doença, que se caracteriza por erupções eritemato-papulosas de forma e tamanhos variados, acompanhado de prurido intenso.

Como a urticária pode interferir de maneira negativa na qualidade de vida dos pacientes, a médica salienta na aula do curso de alergias a importância de uma abordagem adequada tanto no consultório quanto no pronto-socorro.

Além de pediatras e alergistas, a aula é destinada também a outros profissionais da medicina, residentes e alunos da graduação a partir do 4º ano.

6. Anafilaxia perioperatória e alergia ao látex

Trazendo duas especialistas que são autoridade no assunto, as doutoras Ana Carolina D’Onofrio – Silva e Ana Priscia Castro Chrispim, a palestra Anafilaxia perioperatória e alergia ao látex é mais uma opção do curso de alergias.

Assim como outras aulas do curso de alergias, Anafilaxia perioperatória e alergia ao látex também é destinada a alergistas e imunologistas, e profissionais de outras especialidades, como cirurgiões gerais e anestesistas.

Alunos da Graduação a partir do 5º ano, e residentes de Alergia e Imunologia, residentes de Anestesiologia, Cirurgia Geral e de Clínica Médica também podem participar.

7. Alergia alimentar — Definição, fisiopatologia e manifestações clínicas

Também ministrada pela doutora Ana Paula B. Moschione Castro, essa aula é dividida em sete partes, e tem duração total de duas horas.

Por ser uma reação que pode interferir fortemente na qualidade de vida dos pacientes que, segundo estimativas, acometem de 6% a 8% das crianças com menos de 3 anos, e de 2% a 3% dos adultos, a médica fala sobre a importância de o especialista ter um entendimento a respeito dela e de seus riscos.

Alergia alimentar – Definição, fisiopatologia e manifestações clínicas tem como público-alvo desde alunos de graduação a partir do 3º ano, até médicos especialistas em Alergia e Imunologia, Pediatria, Gastroenterologistas e Clínica Médica, passando também por residentes de Alergia e Imunologia, de Pediatria, Gastroenterologia e da Clínica Médica.

8. Atualização em dermatite atópica

Essa aula do curso de alergias é ministrada pela doutora Luciana Maragno, médica preceptora de alunos e residentes do Departamento de Dermatologia do HCFMUSP, e dermatologista do Hospital Universitário da USP e do grupo de Check-up do Laboratório Fleury. 

Com uma hora de duração, dividida em três palestras, a Atualização em dermatite atópica aborda temas relacionados a essa doença que tem prevalência crescente em países industrializados, com um aumento importante da incidência nos últimos anos.

A palestrante defende que, como trata-se de uma dermatose inflamatória crônica de etiopatologia complexa, e que tem um impacto grande na qualidade de vida dos pacientes,  é de extrema importância o conhecimento a respeito deste tema por parte de médicos, especialistas, além de alunos da graduação a partir do 3º ano, todos público-alvo desta aula do curso de alergias.

Inscreva-se agora mesmo em uma das especializações!

Se você é médico, residente ou aluno de medicina, e deseja aprofundar seus conhecimentos em uma dessas áreas, aproveite para se inscrever em uma de nossas aulas agora mesmo.

E não deixe de conhecer também outros cursos que a Mediflix disponibilizou para você!

Deixei sua mensagem aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *