fbpx

Blog

Benefícios de fazer o curso de osteoporose da Mediflix

curso de osteoporose
Cursos Para Médicos

Benefícios de fazer o curso de osteoporose da Mediflix

Você, médico, quer saber o porquê de realizar um curso de osteoporose? Um dos principais motivos é que a osteoporose é um problema de saúde pública que atinge ao redor do nosso país cerca de 10 milhões de brasileiros.

Sua consequência mais temida são as fraturas. Elas acontecem depois de traumas mínimos, levando a incapacidade, perda de independência e qualidade de vida e aumento do risco de morte.

Cerca de um terço dos sobreviventes de uma fratura do quadril dependerá da ajuda de terceiros para tarefas simples, como se vestir ou comer. Além disso, 20 a 30% dos pacientes que sofreram uma fratura de quadril irão falecer em um ano. O cenário é assustador e deve ser o maior alerta para realizarmos o diagnóstico precoce da osteoporose.

Quanto mais cedo o tratamento é iniciado, maiores as chances de sucesso. E quanto mais conhecimentos sobre o tema, melhor para o profissional, não é mesmo? Para os profissionais da saúde, adquirir ainda mais conhecimentos e buscar capacitações em qualquer área da medicina é super importante.

Por isso, contar com os benefícios de ter acesso aos cursos da Mediflix é imprescindível para a sua evolução profissional. Em breve, você poderá ter acesso a um novo e excelente curso de osteoporose de forma gratuita. Ansioso? Para conferir, siga conosco e leia mais!

Importância do conhecimento durante o tratamento

O tratamento para osteoporose é voltado para o fortalecimento dos ossos. Dessa forma, é muito comum que pessoas que estejam fazendo o tratamento, ou que estejam em processo de prevenção da doença, além de aumentar a ingestão de alimentos com cálcio, também façam suplementação de cálcio e vitamina D. 

O profissional com mais conhecimentos certamente terá ainda mais propriedade para melhorar o quadro do seu paciente, não é mesmo? Geralmente, as recomendações incluem a prática regular de exercício físico moderado, assim como o abandono de algumas práticas mais prejudiciais como o uso de tabaco, álcool ou drogas, por exemplo. 

Por esse motivo, geralmente é necessário recorrer a uma equipe multidisciplinar, onde o ortopedista, endocrinologista, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo e preparador físico realizam em conjunto o tratamento.

Vale lembrar que, apesar de ser uma doença ligada à parte óssea, a osteoporose não é tratada apenas pela ortopedia. Existem outras especialidades que também são importantes no processo de evolução do paciente. 

Isso porque a perda de massa óssea comum ao quadro — que resulta em fragilidade dos ossos e aumento dos riscos de fraturas — ocorre por diferentes motivos e disfunções do organismo.

Dicas de profissionais da saúde para prevenir a Osteoporose

Em geral, uma dieta ácida irá extrair minerais do corpo e dos ossos. Álcool, tabagismo, bebidas açucaradas e doces, alimentos processados, alto teor de sódio, cafeína e proteínas animais produzem subprodutos ácidos, aumentando a inflamação e potencialmente diminuindo os minerais dos ossos ao longo do tempo.

Além de remover ou reduzir esses fatores ácidos, não deve ser surpreendente que uma dieta anti-inflamatória, nutritiva e alcalinizante seja necessária para fornecer vitaminas e minerais essenciais para reabastecer os nutrientes ósseos.

Confira abaixo algumas dicas para prevenção da osteoporose.

  1. Exponha-se ao sol da manhã regularmente;
  2. Não fume;
  3. Evite o consumo de café e bebidas alcoólicas;
  4. Exercite-se, principalmente através de caminhadas e exercícios que requeiram força muscular.
  5. Tenha uma alimentação rica em cálcio e vitamina D. O leite e seus derivados são as melhores fontes, mesmo desengordurados. O ideal é ingerir de 800 a 1.200 mg/cálcio por dia.

Sintomas da osteoporose

A osteoporose é na maioria das vezes assintomática e, por isso, costuma ser identificada através de fratura de algum osso após um leve impacto, por exemplo. Além disso, pode ser indicativo de osteoporose a diminuição da estatura em duas ou três centímetros e a presença de ombros caídos ou de corcunda.

A partir da avaliação dos sintomas, nós, profissionais da área da saúde, podemos indicar a realização de um exame de imagem que indica a perda de massa óssea, chamado densitometria óssea. Esse exame pode ser realizado anualmente ou a cada dois anos após o diagnóstico da osteoporose para ajuste da dose do medicamento.

Benefícios do curso de osteoporose da Mediflix

Para auxiliar os profissionais a tratarem e diagnosticarem casos de osteoporose com mais qualidade e tecnologia, a Mediflix está oferecendo o curso “Cuide dos ossos do seu paciente”.

Ele é amplo, ou seja, é indicado para profissionais da educação Física, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, fisiatras, médicos do esporte, endocrinologistas, geriatras e outros profissionais de saúde envolvidos com o tema. 

Um curso é online interdisciplinar teórico. Aqui, o profissional da saúde pode aproveitar as práticas demonstradas por três dos maiores especialistas em metabolismo do Brasil. 

O objetivo do curso é repassar de forma didática o que é a osteoporose, como é feito seu diagnóstico e os potenciais complicadores clínicos, para que saiba prescrever um protocolo seguro de atividade física de acordo com a gravidade da osteoporose. 

Além disso, fazer você adquirir ainda mais noções básicas sobre as principais medidas físicas e de reabilitação disponíveis para o tratamento desta doença.

Por que fazer este curso de osteoporose?

A osteoporose é uma doença que atinge milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Por isso, esse curso tem a motivação de difundir mais o tema da Osteoporose para profissionais da área de saúde que querem trabalhar com essa população e/ou aprimorar seus conhecimentos neste tema.

Para se ter uma ideia, as fraturas por osteoporose ocorrem mais frequentemente nas vértebras, no rádio distal e no fêmur proximal. Essas fraturas ocasionam dor, incapacidade física, deformidades e promovem deterioração da qualidade e expectativa de vida.

Além disso, ensaios clínicos têm comprovado que a indicação de programa de atividade física supervisionada promove melhorias da capacidade funcional, força muscular, equilíbrio, coordenação, melhoria da flexibilidade e qualidade de vida.

Ou seja, quanto mais conhecimentos e preparo para lidar com a situação de cada paciente, melhor será a evolução do quadro deles.

Curso de osteoporose da Mediflix em parceria com a Medinow

curso de osteoporose

O curso “Cuide dos ossos do seu paciente”, feito em parceria com o portal Medinow, visa compreender e colocar em prática técnicas baseadas nas mais eminentes evidências científicas de atividade física orientada para a prevenção e tratamento da Osteoporose.

Além disso, orientará sobre os efeitos das forças físicas sobre músculos, articulações e ossos, controle neurológico do equilíbrio e da remodelação óssea, discussão sobre protocolos de exercícios físicos recomendados.

Os riscos e cuidados com a prescrição e orientação de atividade física, além da dosificação da intensidade do exercício, individualizada de acordo com a gravidade da doença serão temas abordados também.

Medidas de reabilitação para aqueles pacientes mais frágeis e com osteoporose grave também serão amplamente explorados.

Através das aulas teóricas e demonstrações práticas, o curso também irá mostrar tratamentos não-medicamentosos para a prevenção e o tratamento da doença. Além disso, exercícios físicos, recursos para tratamentos pós-fraturas, e a correção postural dinâmica, também serão abordados.

Conheça agora um pouco dos módulos que serão realizados:

Módulo 1: Osteoporose e o envelhecimento: o que é e quais as suas consequências.

Irá abordar conceitos atuais sobre a osteoporose, noções gerais sobre a fisiologia, incluindo mecanismos de modelação, mapa das fraturas no Brasil e no mundo e o impacto das fraturas na qualidade de vida.

Ainda falará sobre o diagnóstico da osteoporose e opções de tratamentos.

Módulo 2: Exercícios físicos como medida de prevenção

Neste módulo, o objetivo é fazer a introdução dos conceitos sobre as células ósseas, remodelação e os efeitos mecânicos-moleculares dos exercícios sobre o tecido ósseo. Na primeira parte, será tratado sobre a remodelação óssea, como as células reconhecem o estímulo mecânico e muito mais.

Efeitos dos exercícios físicos sobre a massa óssea e quais são as atividades para pacientes com osteoporose também serão abordados nessa fase do curso. 

Módulo 3: Reabilitação dos pacientes com osteoporose e uso de recursos físicos no tratamento

No módulo 3, as noções gerais da doença, suas repercussões no sistema musculoesquelético e o emprego dos recursos físicos para a prevenção serão os principais pontos estudados.

Na primeira parte, haverá temáticas sobre alterações posturais nos idosos, correção e risco de fraturas. Já a segunda parte, será mais voltada para a reabilitação do paciente mais fragilizado: osteoartrite, indicações para condutas terapêuticas e exercícios específicos.

O terceiro tema da aula é sobre os recursos físicos aplicados ao sistema musculoesquelético: ultrassom, laser, etc. Faça agora a sua inscrição. Clique aqui e saiba mais! 

Grade de professores do curso

O curso será ministrado por Rodrigo Nolasco, professor de Educação Física, Mestre em Ciência Endocrinológicas e Doutorando em Ciências Endocrinológicas.

Também conta com a presença da Dra. Mônica Longo de Oliveira, Fisioterapeuta, Doutora em Ciências e Coordenadora do Programa de Reabilitação e At. Física direcionado ao Osteoporótico. Além disso, conta com o apoio da Prof. Dra. Marize Lazaretti Castro, Médica Endocrinologista, Professora Adjunta de Endocrinologia e chefe do setor de Doenças Osteometabólicas da EPM-UNIFESP.

Lembrando que o curso de osteoporose estará disponível na Mediflix de forma gratuita em breve. Quer saber mais e se inscrever para ser um dos primeiros a realizá-lo? Clique aqui e veja mais!

A Mediflix tem mais de 160 cursos disponíveis para quem quer atualizar o currículo na área médica. São várias áreas na medicina com conteúdos de alta qualidade. Alergias, cardiologia, cirurgia plástica, cirurgia vascular, Covid-19, palestra sobre anestésicos venosos e muito mais.

Gostou? Acesse nosso catálogo e confira mais sobre todas as opções. Você também pode acompanhar todos os nossos conteúdos acessando o nosso blog. Aproveite cada dica, será muito importante!

Deixe sua mensagem aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado.