fbpx

Blog

Qual a importância do curso de psiquiatria sobre burnout?

curso de psiquiatria
Cursos Para Médicos

Qual a importância do curso de psiquiatria sobre burnout?

Quando falamos sobre Burnout de pacientes, o médico pode atender e resolver esta questão. Mas e quando falamos sobre a doença em profissionais da saúde? Como isso deve ser resolvido? É preciso um curso de psiquiatria para isso?

Por isso, a Mediflix irá contar um pouco da história da doença, como identificar, sintomas e de que forma um curso sobre o tema pode ser a chave para tratar da própria saúde.

O que é a Síndrome de Burnout?

Antes de falarmos sobre o curso de psiquiatria para Burnout, explicaremos mais sobre a doença.

Faz pouco mais de dois anos que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o Burnout como um “fenômeno ocupacional”. Essa interpretação legitima as experiências de muita gente que sofre ou já sofreu com esse tipo de esgotamento.

A Síndrome de Burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. 

O transtorno está registrado no Grupo V da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).

Para se ter uma ideia, o risco de desenvolver esse transtorno é mais recorrente em profissionais das áreas de Educação, Saúde, Recursos Humanos, Agentes Penitenciários, Assistência Social, Bombeiros e mulheres que enfrentam dupla jornada. É fundamental reconhecer os sinais da síndrome de Burnout e agir antes de acabar esgotado. 

Vale lembrar que estresse excessivo e prolongado pode prejudicar a saúde, caso não seja resolvido da forma e tratamento adequados, abre caminho para outras doenças, como a depressão.

História da síndrome

A descoberta do Burnout aconteceu na década de 70, nos Estados Unidos. Este período é marcado por diversos acontecimentos conturbados, como a guerra do Vietnã, as taxas crescentes de divórcio, um mercado que não respeitava a saúde física e mental dos funcionários, a crise econômica vinculada ao petróleo, mudanças rápidas que envolviam os bairros, as escolas e, certamente, os ambientes de trabalho. 

O estresse para os trabalhadores da época foi tão grande que se tornou problemático: o entusiasmo esgotou. 

Burnout e profissionais da saúde

Durante a pandemia, os profissionais da saúde foram as pessoas que mais tiveram suas rotinas alteradas, com um fluxo a cima do normal. Foi preciso realizar diversas formações sobre a Covid-19, isolamento social, cuidados com o paciente e afins.

E o cuidado com a própria saúde, como ficou? Ao priorizar o estudo sobre o vírus, não se procurou, por exemplo, um curso de psiquiatria para aprender mais sobre o autocuidado.

Os profissionais acabaram se esforçando muito com o trabalho e se esquecendo dos momentos de lazer e relaxamento. É como se a mente desses profissionais estivesse alerta o tempo todo, fazendo com que se sentissem exaustos.

Ao lidar com milhares de mortes por dia, poucas pessoas se recuperando e um índice alto de internações, o estresse tomou conta e, ao encontrar um quadro de esgotamento físico e psíquico, acaba gerando um Burnout.

Sintomas da Síndrome de Burnout

Agora que você já compreende mais sobre a Síndrome de Burnout, podemos te dar alguns sintomas dela, antes de explicarmos o motivo do curso de psiquiatria ser um bom apoio.

O burnout envolve nervosismo, sofrimentos psicológicos e problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo e tonturas. O estresse e a falta de vontade de sair da cama ou de casa, quando constantes, podem indicar o início da doença.  

Veja abaixo os principais sintomas da síndrome de esgotamento profissional:

  • Negatividade constante;
  • Cansaço físico e mental em excesso;
  • Dificuldade para concentrar-se em tarefas diárias;
  • Insatisfação sobre aquilo que faz;
  • Alterações de humor e memória.

Porém, apesar de parecidos, o estresse e o burnout são coisas diferentes e que precisam de tratamentos pontuais.

O estresse é algo relacionado com a parte física e psicológica do indivíduo. Ele ocorre quando uma pessoa está sobrecarregada, cansada ou com problemas que não consegue resolver. Isso você conhece, pois ele é comum quando um pneu do carro fura, uma conta inesperada chega, uma briga acontece, etc.

Já no Burnout, você acaba se sentindo estressado e sobrecarregado por muito tempo, sem motivos aparentes, mesmo quando não é necessário estar tão ligado e ativo. Estes fatores tendem a ocorrer por causa do trabalho, gerando sentimentos de culpa e cansaço.

Como tentar evitar a Síndrome de Burnout?

curso de psiquiatria
  1. Tenha pequenos objetivos na vida pessoal e profissional;
  2. Realize atividades que fujam da rotina diária, como um passeio no parque, ir ao cinema ou comer em um restaurante;
  3. Não se esqueça de praticar atividades, do lazer com amigos e familiares;
  4. Evite contato com pessoas negativas, que estejam constantemente reclamando de tudo e de todos;
  5. Pratique pelo menos 30 minutos por dia de alguma atividade física, como caminhada, andar de bicicleta ou ir à academia;
  6. Converse com alguém de confiança sobre o que está sentindo.

Vale lembrar que esses sintomas podem ser confundidos com outras doenças e, como normalmente acontecem silenciosamente, vão se agravando gradualmente. Portanto, não menospreze essas manifestações do organismo supondo que passarão rápido, ou que são apenas parte de um mal-estar. 

Mais uma vez lembrando, os efeitos e duração do tratamento variam de acordo com o caso de cada paciente, além da gravidade do momento. O acompanhamento psicológico online pode lhe ajudar a controlar, minimizar e reverter os efeitos da Síndrome de Burnout.

Como um curso de psiquiatria pode me ajudar?

Você é médico, logo, entende que o conhecimento é fundamental na hora de tratar e lidar com doenças. Apesar de ter diversos estudos e especializações, é preciso que também realize cursos para se conhecer.

É nesse momento que entra a nossa dica principal de hoje: se você pudesse fazer um curso de psiquiatria que aborda sobre os principais sintomas e como perceber isso em si, seria útil?

Aqui na Mediflix nós contamos com um excelente curso de psiquiatria que trata justamente sobre o assunto, porém com um diferencial do mercado: são médicos falando para médicos. Desta forma, é possível que você se sinta mais a vontade, com alguém que compreende suas aflições na pele.

O curso “Epidemia de Burnout: Será que Estamos nos Protegendo desse Mal?” é ministrado Dr. Daniel Azevedo Cavalcante. Ele, que é médico Psiquiatra, Doutorando e Pesquisador na área de psicoses – UNIFESP, traz todo o seu conhecimento para explicar a você, profissional da saúde, a forma ideal de cuidar do nosso lado psicológico.

A aula, que é totalmente gratuita, auxiliará você a compreender como pode se proteger deste mal que tem feito diversos médicos a buscarem tratamentos. Com o apoio de um especialista renomado, é possível encontrar o caminho para reconhecer seus sentimentos e problemas.

Ocorrendo de forma virtual, você pode acompanhar a formação onde estiver — seja em casa, no trânsito ou até mesmo no consultório. Para os interessados, a formação oferece diploma ao fim da aula, permitindo que você aplique nas mais variadas formas de currículo.

Se você tem desejo de conhecer mais sobre o mundo dos cursos de psiquiatria, esta é sua chance. Acesse agora o curso da Mediflix sobre Burnout e confira.

Deixe sua mensagem aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado.