fbpx

Avaliação e Classificação das Cefaleias: Exame Cefaliátrico

WhatsApp Image 2021-06-23 at 15.43.25
Mediflix Brasil
Última Atualização 24 de maio de 2022
3.67 /5
(3)
12 inscritos

Sobre o Conteúdo

A classificação das cefaleias é importante para a precisão do diagnóstico e recomendação de tratamentos. Saiba mais sobre a classificação de cefaleias.

 


Todo mundo já sentiu dor de cabeça pelo menos uma vez na vida, não é mesmo? Esse sintoma é uma das reclamações mais frequentes em clínicas e consultórios, e é derivada de inúmeros motivos. Sendo assim, é de fundamental importância que o médico saiba identificar a causa, fazendo a classificação das cefaleias. O propósito desta classificação é, antes de tudo, buscar o tratamento mais adequado para cada paciente.

 

O que são as cefaleias?

São vários os motivos que levam uma pessoa a sentir cefaleia, sintoma popularmente conhecido como dor de cabeça. A cefaleia não depende de idade ou gênero, e é um sintoma que acomete pessoas ao redor do mundo inteiro.

Como cada paciente relata uma possível causa para sentir dor de cabeça, a classificação das cefaleias faz-se muito necessária. Portanto, o médico precisa estar ciente dos prováveis quadros que levam uma pessoa a sentir dor de cabeça. Somente com a classificação das cefaleias é possível afirmar um diagnóstico mais preciso e assertivo. A recomendação de tratamentos, medicamentos e outras soluções para amenizar os sintomas dependem desta classificação.

A ciência aponta que existem mais de uma centena de variações de cefaleia, que são divididas em duas categorias. A cefaleia primária é aquela que não tem ligação direta com fatores externos, sendo a própria dor de cabeça uma doença. Já a cefaleia secundária é proveniente de outras enfermidades, como sinusite, gripe, tumores cerebrais ou problemas nos olhos. Alguns dos motivos mais frequentes relatados por paciente que sentem dor de cabeça são:

  • Estresse;
  • Insônia e noites mal dormidas;
  • Enxaqueca;
  • Burnout;
  • Aneurisma;
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • Distúrbios oftalmológicos;
  • Problemas no ouvido.

 

A importância de se fazer a classificação das cefaleias

Observando as inúmeras possibilidades de origem dos sintomas, a classificação de cefaleias se faz muito importante. Os profissionais de saúde precisam saber identificar a origem com a máxima precisão possível, a fim de apresentar o diagnóstico correto. Desta forma, evita-se indicar tratamentos ineficazes e até mesmo prescrever medicamentos incapazes de tratar determinado tipo de dor.

Médicos e outros profissionais de saúde devem buscar um incremento de conhecimento para otimizar seus atendimentos. Além do saber básicos, estes profissionais precisam obter informações sobre fundamentos terapêuticos e inovações da área. Critérios diagnósticos das cefaleias e a fisiopatologia básica das principais modalidades são alguns exemplos a serem estudados.

 

Curso Classificação e Avaliação das Cefaleias exame Cefaliátrico

O médico Renan Domingues traz à Mediflix o curso Classificação e Avaliação das Cefaleias Exame Cefaliátrico. Domingues é graduado em medicina pela Universidade Federal de Uberlândia e doutor em Medicina pela USP. Possui também doutorado na Universidade do Alabama em Birmingham (EUA).

Esta aula faz parte do Curso de Extensão em Cefaleia, disponível na plataforma Medinow. Durante a aula de classificação de cefaleias, serão discutidos temas como:

  • Impacto da cefaleia no trabalho;
  • Impacto global;
  • Custos diretos e indiretos da enxaqueca no Brasil;
  • Sistema Trigeminovascular (STGV);
  • Aura: Depressão Alastrante Cortical.

Além das aulas online, gravadas com a possibilidade de ver e rever quantas vezes quiser, há ainda debates entre os especialistas. O curso traz também a apresentação de casos práticos e simulação. Além disso, há a demonstração online de procedimentos como bloqueios e aplicação de toxina botulínica.

Este curso auxilia médicos e profissionais de saúde a realizarem a classificação de cefaleias. Para saber mais sobre isso, conheça abaixo algumas informações referente a formação e sua grade de conteúdos.

Tags

Currículo

1 Lição

Palestra na Íntegra e Certificado

Classificação e Avaliação das Cefaleias exame Cefaliátrico | Dr. Renan Domingues00:36:38
Questionário para Certificação – Mediflix

Instrutores

Mediflix Brasil

4.73/5
287 Cursos
336 Avaliações
7577 Alunos
Ver mais

Feedbacks dos Estudantes

3.7
3 Estrelas
33%
33%
0%
33%
0%

Avaliações (3)

recorte aleatorio dde curso maior. pouco acresccenta para a pratica e pouco interesse traz para o resto do curso

Faltou sobre o exame físico nas cefaleias

Escreva uma Avaliação