Diabetes Mellitus Gestacional – O que Todo Profissional de Saúde Precisa Saber
Sobre o Conteúdo
O Diabetes Mellitus Gestacional é a complicação mais prevalente da gravidez.
No Brasil, 1 em cada 6 gestantes tem este diagnóstico.
Neste curso, você aprenderá do diagnóstico ao tratamento, entendendo também os aspectos obstétricos deste acompanhamento.O conhecimento e manejo adequado do DMG são estratégias não só para tratamento de uma morbidade clínica, mas também com potencial de promover saúde e prevenir problemas de saúde futuros para a mãe e seu bebê ao longo da vida!
Diagnosticar, acompanhar e tratar adequadamente o DMG podem trazer benefícios em curto e longo prazos!O DMG tem chamado especial atenção devido à crescente prevalência e maior risco de conhecidos desfechos materno-fetais indesejados, que podem ser prevenidos ou amenizados com diagnóstico e acompanhamento adequados.
Também é relevante notar que o DMG traz consequências em longo prazo, pois é associado a maior risco de DM na mãe com o passar dos anos, e de DM, obesidade e comorbidades associadas na prole ao longo da vida.
Desta forma, conhecimento e manejo adequados do DMG são estratégias importantes não só para tratamento desta morbidade na gestação, mas, também, para prevenção de problemas de saúde futuros para a mãe e seu bebê ao longo da vida!
Objetivos específicos do curso:
• Ser capaz de definir DMG e diferenciá-lo de outros tipos de diabetes na gestação
• Ser capaz de identificar os testes apropriados e interpretá-los para diagnosticar DMG
• Estar confiante para educar as mulheres com DMG sobre a condição, autogestão, riscos e complicações
• Saber orientar corretamento sobre a monitorização glicêmica das mulheres com DMG
• Estar atualizado sobre medicamentos orais e insulinas para o tratamento do DMG
• Aumentar o conhecimento sobre o manejo de uma mulher com DMG nos períodos pré-natal, intraparto e pós-parto
• Ser capaz de participar ativamente de discussões multidisciplinares sobre planejamento de cuidados para clientes com DMG
Dra. Bianca de Almeida Pititto:
- Possui formação em Clínica Médica; Mestrado pela Disciplina de Endocrinologia da Universidade Federal de São Paulo (2003),
- Doutorado e Pós-Doutorado pela Faculdade de Saúde Pública-USP (2009 e 2014);
- Médica do Departamento de Medicina Preventiva-UNIFESP:
- Orientadora e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Endocrinologia e Metabologia-UNIFESP
Dra. Patricia Dualib:
- Possui formação em Endocrinologia e Metabologia:
- Doutorado em Endocrinologia pela Unifesp – EPM (2021);
- Médica do departamento de Medicina da disciplina de Endocrinologia e Metabologia da UNIFESP – EPM
Público Alvo
- Endocrinologistas
- Ginecologistas e Obstetras
- Nutrólogos
- Nutricionistas
- Enfermeiros
- Terapeutas Ocupacionais
- Fisioterapeutas
- Profissionais da Saúde em geral