fbpx

[Anestesiologia USP] Disfunção do Ventrículo Direito

WhatsApp Image 2021-06-23 at 15.43.25
Mediflix Brasil
Última Atualização 30 de agosto de 2022
3.0 /5
(1)
7 inscritos

Sobre o Conteúdo

A disfunção do ventrículo direito traz prejuízos à qualidade de vida dos pacientes. Saiba mais sobre a disfunção do ventrículo direito e seus sintomas.

A disfunção do ventrículo direito traz prejuízos à qualidade de vida dos pacientes. Saiba mais sobre a disfunção do ventrículo direito e seus sintomas.


A insuficiência cardíaca pode acarretar inúmeros problemas de saúde para o paciente. Este quadro clínico pode, inclusive, levar a óbito. Alguns pacientes diagnosticados com insuficiência cardíaca apresentam também disfunção do ventrículo direito.

A disfunção do ventrículo direito é o cenário que apresenta o pior entre os prognósticos de tratamento. Pacientes diagnosticados com esse quadro tendem a revelar mais sintomas, hospitalizações e menor taxa de sobrevida.

 

O que é a Disfunção do Ventrículo Direito?

A disfunção do ventrículo direito é um quadro com ocorrência isolada ou em um contexto mais amplo. Este ocorreria no caso de uma insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (ICFER).

Entre 40 e 50% dos indivíduos diagnosticados com ICFER apresentam sinais de disfunção do ventrículo direito. A disfunção do ventrículo direito é um dos mais relevantes sintomas de insuficiência cardíaca.

Também conhecida como insuficiência do ventrículo direito (IVD), ela traz importantes prejuízos à qualidade de vida do paciente. Na existência de IVD, observa-se o aumento da pressão venosa sistêmica, o que acaba causando extravasamento de líquido e edema.

Este quadro, por sua vez, ocorre principalmente nos tecidos dependentes — os pés e os tornozelos de pacientes ambulatoriais. Além deles, as vísceras abdominais também são afetadas.

O fígado, o estômago, o intestino e a cavidade peritoneal ficam congestionados com o acúmulo de líquidos nestas regiões. A disfunção do ventrículo direito causa ainda outros problemas que interferem no bem-estar do paciente. Entre eles, listamos:

  • Disfunção hepática moderada;
  • Diminuição da metabolização de aldosterona e aumento do acúmulo de líquido, por conta do comprometimento das funções do fígado;
  • Anorexia, fruto da congestão venosa crônica das vísceras;
  • Prejuízo à absorção de nutrientes e fármacos pelo organismo;
  • Diarreia e hipoalbuminemia profunda, que desencadeia em enteropatia perdedora de proteína;
  • Perda de sangue gastrintestinal crônica.

Em alguns casos mais raros, o paciente pode ser acometido por um infarto intestinal isquêmico.

 

Curso Disfunção do Ventrículo Direito

Para você saber mais sobre a disfunção do ventrículo direito, a Mediflix preparou um curso especializado no tema. A médica Filomena Regina Barbosa Gomes Galas fala sobre as causas, os sintomas e os tratamentos da disfunção do ventrículo direito.

Esta aula permite que o médico e o especialista possam identificar com clareza e assertividade a IVD. Além disso, a partir do diagnóstico, os profissionais de saúde poderão indicar o tratamento mais adequado para cada paciente.

Este é um curso desenvolvido em parceria com o setor de Anestesiologia da USP, a Universidade de São Paulo. Trata-se de uma série de palestras realizadas durante o Congresso online de Anestesiologia USP, realizado em 2020.

Filomena Regina Barbosa Gomes Galas é professora associada da disciplina de Anestesiologia da FMUSP. Ela é também supervisora do Serviço de Anestesiologia e Terapia Intensiva Cirúrgica do InCor da USP. A palestrante é ainda coordenadora da Liga de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva da FMUSP.

As palestras ministradas pela professora no curso de Disfunção do Ventrículo Direito já estão disponíveis em nossa plataforma. Acesse agora mesmo o material, e faça a sua matrícula ainda hoje.

Dra. Filomena Regina Barbosa Gomes Galas: 

  • Professora Associada da Disciplina de Anestesiologia da FMUSP;
  • Supervisora do Serviço de Anestesiologia e Terapia Intensiva Cirúrgica do InCor HCFMUSP;
  • Coordenadora da Liga de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva da FMUSP.

Sobre o Congresso: o Congresso de Anestesiologia da USP conta com 4 dias de palestras sobre diversas áreas da anestesiologia, com médicos convidados de diferentes partes do país e do mundo.

Currículo

1 Lição

Palestra na Íntegra

[Anestesiologia USP] Disfunção do Ventrículo Direito | Dra. Filomena Regina Barbosa Gomes Galas00:15:04
Questionário para Certificação – Mediflix

Instrutores

Mediflix Brasil

4.73/5
287 Cursos
341 Avaliações
7708 Alunos
Ver mais

Feedbacks dos Estudantes

3.0
1 Estrela
0%
0%
100%
0%
0%

Avaliações (1)

ok

Escreva uma Avaliação