fbpx

[VI COBLACVE 2021] Tratamento de Divertículo de Kommerell: relato de caso

WhatsApp Image 2021-06-23 at 15.43.25
Mediflix Brasil
Última Atualização 30 de agosto de 2022
3 inscritos

Sobre o Conteúdo

Doença que causa dor e pode levar à morte, o Divertículo de Kommerell tem tratamento. Saiba mais sobre Divertículo de Kommerell no curso da Mediflix.


O quadro de Divertículo de Kommerell apresenta algumas similaridades em relação a aneurismas. Entretanto, é necessário saber diferenciá-lo para que o médico possa prescrever o tratamento mais adequado.

O paciente pode vir a óbito pela doença por conta da ruptura ou compressão das estruturas do tórax. Portanto, é fundamental a compreensão de que o diagnóstico de Divertículo de Kommerell tem o foco na redução do número de mortes.

 

O diagnóstico de Divertículo de Kommerell

A condição clínica de Divertículo de Kommerell é bastante rara, ocorrendo com arco aórtico à esquerda (AAE). O arco aórtico fica localizado na sequência do trecho ascendente da aorta.

Entre os relatos dos pacientes estão a cornagem, que é o ruído intenso e grave, audível sob o tórax. O quadro ocorre quando há estenose ou obstrução da traqueia, ou mesmo do trecho inicial dos brônquios principais.

A disfagia também é relatada pelos pacientes com Divertículo de Kommerell. Compreende-se como disfagia a dificuldade de ingerir alimentos e líquidos pela garganta. As sensações de arranho e de aperto são constatadas pelos pacientes ao deglutir comidas e bebidas.

O desconforto retroesternal é outra queixa dos pacientes. A dor, situada atrás do esterno, pode irradiar para outras partes do corpo, como ombro, mandíbula e face interna de ambos os braços.

A enfermidade atinge homens e mulheres, de todas as idades. O diagnóstico é feito a partir de exames de imagem. A radiografia e a ressonância magnética são indicadas para descobrir o diagnóstico de Divertículo de Kommerell.

 

O exame angio-RM para identificar o Divertículo de Kommerell

Existe uma considerável complexidade para se realizar o tratamento cirúrgico desta doença. Sendo assim, os exames de imagem se fazem extremamente necessários. Especialmente a angiografia por ressonância magnética (angio-RM), que pode contribuir para determinar o diagnóstico.

Isso porque a angiografia por ressonância tem a capacidade de identificar o arco aórtico à direita com o colo do divertículo. Este exame também possibilita reconhecer e determinar a origem da artéria subclávia esquerda.

Em casos onde o médico planeja realizar a cirurgia do paciente, a angio-RM é utilizada como exame de imagem pré-operatória. Ela também é usada quando são necessárias imagens para se fazer o acompanhamento ambulatorial.

 

Curso Tratamento de Divertículo de Kommerell: Relato de Caso

Reconhecendo a importância do tema, a Mediflix preparou o curso Tratamento de Divertículo de Kommerell: Relato de Caso. A palestra é ministrada pelo aluno do 4º ano de medicina do Centro Universitário FMABC, Gustavo Sawazaki Nakagome.

A aula faz parte do cronograma do VI COBLACVE 2021, e é uma parceria entre a Mediflix e a SBACV. O VI Congresso Brasileiro das Ligas Acadêmicas de Cirurgia Vascular e Endovascular conta com mais de 20 palestras diferentes. Participam da jornada de aulas tanto professores, quanto alunos de medicina convidados que apresentam teses.

Nesta palestra, Gustavo Sawazaki Nakagome fala a respeito do tratamento do Divertículo de Kommerell. Na oportunidade, o graduando em medicina apresentou um relato de caso para apoiar sua tese. A palestra é indicada para médicos e especialistas em cirurgia vascular, além de estudantes de medicina.

Conheça mais sobre o curso Tratamento de Divertículo de Kommerell: Relato de Caso, acessando a nossa plataforma. A aula já está disponível no site da Mediflix.

Currículo

1 Lição

Palestra na Íntegra

[VI COBLACVE 2021] Tratamento de Divertículo de Kommerell: Relato de Caso | Gustavo Sawazaki Nakagome00:06:49
Questionário para Certificação – Mediflix

Instrutores

Mediflix Brasil

4.73/5
287 Cursos
343 Avaliações
7826 Alunos
Ver mais

Escreva uma Avaliação