fbpx

[VI COBLACVE 2021] Doença Carotídea Oclusiva Assintomática

WhatsApp Image 2021-06-23 at 15.43.25
Mediflix Brasil
Última Atualização 30 de agosto de 2022
5.0 /5
(1)
1 inscritos

Sobre o Conteúdo

A doença carotídea oclusiva assintomática traz sérios riscos à saúde humana. Saiba mais sobre a doença oclusiva carotídea assintomática e seus perigos.

A doença oclusiva carotídea assintomática afeta de modo significativo a qualidade de vida e o bem-estar dos pacientes. Ela apresenta riscos para a saúde, especialmente para populações da terceira idade e pessoas com alguma comorbidade.

A doença carotídea oclusiva assintomática é responsável por uma parcela importante de ocorrências na região do cérebro. Diversos problemas advindos da doença podem, inclusive, levar o paciente à morte.

 

O que é a doença carotídea oclusiva assintomática?

Chamado de doença carotídea oclusiva assintomática, este quadro clínico traz grandes desafios para a medicina e para a ciência. 

A enfermidade é uma das principais responsáveis pelos casos de Ataque Isquêmico Transitório (AIT). Além disso, ela responde também por cerca de um terço das ocorrências de Acidente Vascular Encefálico isquêmico (AVEi)

O AIT ocorre a partir do entupimento ou rompimento de uma artéria cerebral. Com isso, ocorre um importante déficit neurológico no paciente. Já o AVEi constitui-se a partir de um infarto cerebral, ou seja, com a morte do tecido do cérebro. Este caso é fruto do mau fornecimento de sangue e oxigênio ao cérebro.

Indivíduos que apresentaram ocorrências de AIT ou AVEi, aumentam o risco de recorrência e até mesmo de óbito. Entre 25% e 40% destes pacientes correm o risco de apresentarem o quadro dentro de cinco anos. Aproximadamente 50% deles podem vir a falecer por conta da doença.

A doença carotídea oclusiva assintomática afeta principalmente pessoas mais velhas, ou que disponham de alguma comorbidade. Pessoas hipertensas, portadores de doença coronariana e tabagistas encontram-se no grupo de risco.

Estes indivíduos têm maior propensão a sofrerem as consequências desta doença. Vale lembrar que, quanto mais fatores estão presentes, aumentam-se os riscos da doença carotídea oclusiva assintomática.

 

Curso Doença Carotídea Oclusiva Assintomática

Pensando na necessidade de se tratar do assunto, a Medifix preparou um curso voltado ao tema. Em parceria com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), criamos o curso Doença Carotídea Oclusiva Assintomática.

São palestras realizadas durante o VI Congresso Brasileiro das Ligas Acadêmicas de Cirurgia Vascular e Endovascular. O VI COBLACVE aconteceu no ano de 2021, e trouxe mais de 20 palestras diferentes.

O Congresso é uma grande oportunidade para o fomento da discussão de temas importantes para a medicina. As palestras são realizadas tanto por professores e acadêmicos convidados, como por alunos de medicina que apresentam suas teses.

O curso Doença Carotídea Oclusiva Assintomática é ministrado pela professora Ana Terezinha Guillaumon:

  • Graduação em medicina pela Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA; 
  • Mestrado em Cirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); 
  • Doutorado em Cirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP);
  • Professora titular da disciplina de Moléstias Vasculares, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Voltada para médicos e especialistas em cirurgia vascular, esta é uma ótima oportunidade para aprender mais sobre o assunto. Nesta aula, a professora Dra. Ana Terezinha Guillaumon se aprofunda na doença carotídea assintomática. Ela ainda aproveita para apresentar as formas de tratamento, os diagnósticos e outros assuntos relevantes.

A palestra já está disponível na plataforma da Mediflix. Acesse agora mesmo a página do curso Doença Carotídea Oclusiva Assintomática, e obtenha mais informações. 

Currículo

1 Lição

Palestra na Íntegra

[VI COBLACVE 2021] Doença Oclusiva Carotídea Assintomática | Prof. Dra. Ana Terezinha Guillaumon00:25:49
Questionário para Certificação – Mediflix

Instrutores

Mediflix Brasil

4.73/5
287 Cursos
343 Avaliações
7812 Alunos
Ver mais

Feedbacks dos Estudantes

5.0
1 Estrela
100%
0%
0%
0%
0%

Avaliações (1)

Assunto de interesse

Escreva uma Avaliação