fbpx

O que aprendemos com a imunização vacinal da Covid-19

WhatsApp Image 2021-06-23 at 15.43.25
Mediflix Brasil
Última Atualização 8 de agosto de 2022
5.0 /5
(1)
4 inscritos

Sobre o Conteúdo

A imunização vacinal ganhou destaque no Brasil e no mundo nos últimos anos por conta da pandemia de Covid-19. Conheça a importância da imunização vacinal.


Nos últimos dois anos as discussões sobre imunização vacinal ganharam enorme destaque. Com o surgimento e evolução da pandemia do Coronavírus, a imunização da população por meio da vacina se tornou a principal saída. Além de afetar a vida e a saúde das pessoas, o novo vírus impactou também a economia e o mercado de trabalho. O objetivo de governos, instituições de saúde e órgãos responsáveis pelo assunto era buscar uma solução para o problema.

A imunização vacinal passou a ser a principal alternativa encontrada por profissionais de saúde para resolver a crise sanitária. Matérias jornalísticas, entrevistas, divulgação de pesquisas estiveram entre as principais fontes para comunicar a importância do tema.

A imunização vacinal na história

O principal conceito de imunização vacinal é a busca da cura e erradicação de inúmeras doenças que afligem a sociedade. Ao longo dos tempos, muitas enfermidades foram responsáveis por afetar gravemente a saúde humana e até mesmo dizimar povos. Doenças virais e infecciosas estão entre as principais mazelas humanas cometidas por meio das vacinas. A descoberta das vacinas para imunizar a população não somente solucionou graves problemas de saúde, bem como trouxe esperança para as gerações futuras.

Basta imaginar como seria o mundo hoje se não houvesse imunização vacinal para doenças como:

  • Poliomielite;
  • Sarampo;
  • Caxumba;
  • Gripe e seus subtipos;
  • Hepatite A e Hepatite B.

Além delas, a imunização vacinal tem os méritos de extinguir enfermidades como a varíola. Depois de tirar a vida a quase 300 milhões de pessoas no século XX, a doença foi a primeira a receber uma vacina. Ao menos nos padrões que entendemos hoje, já que os chineses pleiteiam a criação da vacina cem anos antes. Por conta da vacina, a varíola foi considerada extinta no ano de 1984, salvando 5 milhões de vidas anualmente.

A imunização vacinal é um assunto tão importante que hoje em dia celebramos o Dia Nacional da Imunização. A data, comemorada em 9 de junho, tem como objetivo conscientizar as pessoas acerca da importância de manter a vacinação em dia.

 

A imunização vacinal no contexto da Covid-19

Com a expansão da pandemia de Coronavírus, os esforços para buscar a cura da doença via vacina foram intensificados. Diversos laboratórios ao redor do mundo foram contemplados com pesquisas para encontrar uma solução imediata para a crise. Milhares de médicos, infectologistas e outros profissionais de saúde desenvolveram imunizantes capazes de sanar os problemas. Inclusive o Brasil foi um destes centros de pesquisa, por meio do Instituto Butantã e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

A importância da imunização vacinal contra a Covid-19 trouxe também a discussão sobre outras doenças. O lembrete de se atualizar a carteira de vacinação ganhou corpo ao longo dos últimos meses. O intuito é conscientizar a sociedade sobre a importância de se prevenir contra doenças infecciosas. Apesar de ser uma recomendação fundamental para todas as pessoas, a revisão da caderneta é imprescindível para crianças e idosos.

Neste sentido, o curso O que aprendemos com a Imunização da Covid-19 traz à luz a discussão sobre o tema. Com profundo conhecimento e habilidade técnica, a Dra. Margareth Pretti Dalcolmo trata do assunto com maestria. A defesa da ciência como a responsável direta pelas descobertas de saúde é uma constante no curso. Além disso, Dalcolmo argumenta que a ciência, e apenas ela, pode responder algumas demandas da sociedade. Entre elas, as questões que envolvem a saúde e a qualidade de vida da população mundial.

Entre os temas abordados no curso estão:

  • Descobertas Realizadas;
  • Decepções;
  • Negacionismo;
  • Vacinação;
  • Controle Emergencial em UTI’s.

Além destes, muitos outros subtemas serão discutidos nesta aula produzida pela Mediflix em parceria com a AstraZeneca.

Currículo

1 Lição

Palestra na Íntegra e Certificado

O que aprendemos com a Imunização da Covid19 | Dra. Margareth Pretti Dalcolmo00:39:43
Questionário para Certificação – Mediflix

Instrutores

Mediflix Brasil

4.73/5
287 Cursos
343 Avaliações
7826 Alunos
Ver mais

Feedbacks dos Estudantes

5.0
1 Estrela
100%
0%
0%
0%
0%

Avaliações (1)

Excelente aula!

Escreva uma Avaliação