fbpx

[VI COBLACVE 2021] Lesão Vascular no Trauma: Extremidades

WhatsApp Image 2021-06-23 at 15.43.25
Mediflix Brasil
Última Atualização 30 de agosto de 2022
3 inscritos

Sobre o Conteúdo

A lesão vascular é uma enfermidade que acomete muitas pessoas, reduzindo sua qualidade de vida e saúde. Saiba mais sobre a lesão vascular no trauma.


A úlcera de perna, também conhecida como lesão vascular, é uma síndrome que acomete as extremidades dos membros inferiores. A condição é caracterizada pela perda do tegumento. Além da derme e da epiderme, a lesão vascular pode atingir também o subcutâneo e tecidos subjacentes. Este tipo de lesão é a causa mais comum das úlceras de perna.

 

O que é a lesão vascular?

Frequentemente, a causa principal da doença está relacionada ao sistema vascular arterial ou venoso. A lesão vascular é, portanto, uma contusão crônica associada com hipertensão venosa, ou seja, a elevação da pressão dos membros inferiores.

As úlceras venosas podem aparecer espontaneamente, sendo, nestes casos, geralmente localizadas na região do maléolo interno. Ou então serem desencadeadas por traumas, ou infecções, podendo, portanto, surgir em outras partes das pernas.

A lesão vascular é responsável por cerca de 80% a 90% das úlceras diagnosticadas nesta parte do corpo. Frequentes em diversas partes do planeta, as úlceras dos membros inferiores impactam negativamente a qualidade de vida dos pacientes. 

Os elevados gastos com o tratamento, a alteração da rotina e a restrição das atividades físicas e de lazer são algumas ocorrências do diagnóstico. A ausência de trabalho e até mesmo a aposentadoria precoce também podem afetar negativamente os pacientes.

 

Características da lesão vascular

Para indicar o melhor tratamento para este quadro clínico, é imprescindível que o médico observe atentamente as características da lesão. Geralmente, a lesão vascular é mais superficial que outros tipos de úlceras de perna. 

Outras características marcantes da lesão vascular, são:

  • Bordas geralmente irregulares; 
  • Extremamente exsudativas, liberando produto seroso e purulento;
  • Os quadros de dor são variados, e podem ter uma melhora importante ao elevar o membro acometido;
  • Ocorrência de edema;
  • Evolução do quadro clínico é lenta

A avaliação para diagnosticar a úlcera venosa precisa focar no estado dos vasos atingidos. Atenção especial deve ser dada aos sinais clínicos específicos da insuficiência venosa crônica. Entre eles, podemos citar: 

  • Edema
  • Eczema
  • Hiperpigmentação
  • Espessamento do tornozelo
  • Veias varicosas
  • Lipodermatosclerosis
  • Dor

 

Curso Lesão Vascular no Trauma: Extremidades

O curso Lesão Vascular no Trauma: Extremidades foi criado pela Mediflix em parceria com a SBACV. Este curso apresenta as palestras realizadas durante o VI Congresso Brasileiro das Ligas Acadêmicas de Cirurgia Vascular e Endovascular (VI COBLACVE 2021).

Nessa palestra, a Dra. Rina Maria Pereira Porta fala sobre a Lesão Vascular no Trauma. A médica trata especificamente das partes mais externas, como os membros inferiores.

Rina Maria Pereira Porta possui graduação em medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí. Além disso, é doutora em radiologia pela Universidade de São Paulo (USP), e médica comissionada da USP. A palestrante também exerce a profissão de medicina pela Secretaria de Estado da Saúde.

Rina Maria Pereira Porta instrui médicos, especialistas e alunos da graduação sobre a lesão vascular no trauma. Além do diagnóstico, ela fala sobre as características da doença, além de tratamentos e outras informações pertinentes.

Portanto, acesse agora mesmo o portal da Mediflix, e conheça melhor o curso sobre lesão vascular. A palestra já se encontra disponível em nossa plataforma.

Currículo

1 Lição

Palestra na Íntegra

[VI COBLACVE 2021] Lesão Vascular no Trauma: extremidades | Dra. Rina Maria Pereira Porta00:16:50
Questionário para Certificação – Mediflix

Instrutores

Mediflix Brasil

4.73/5
287 Cursos
339 Avaliações
7663 Alunos
Ver mais

Escreva uma Avaliação