fbpx

Gravação da Live Atividade Física e saúde óssea: da prevenção à osteoporose aos cuidados com o paciente osteoporótico

WhatsApp Image 2021-06-23 at 15.43.25
Mediflix Brasil
Última Atualização 28 de julho de 2022
12 inscritos

Sobre o Conteúdo

A atividade física contribui para a prevenção da osteoporose e a consequente melhora na qualidade de vida. Saiba mais sobre prevenção da osteoporose.


A perda de capacidades físicas ou motoras traz importantes prejuízos à saúde de um indivíduo. Mas não somente à ela, bem como à qualidade de vida das pessoas. Diversas são as situações e doenças que oferecem esse risco, como o enfraquecimento dos ossos e a consequente osteoporose. Sendo assim, a prevenção da osteoporose é a melhor decisão que uma pessoa propensa a sofrer do quadro pode tomar. Assim como outras doenças, a prevenção da osteoporose é a principal indicação médica para o problema.

 

O que é osteoporose?

De acordo com o Ministério da Saúde, a osteoporose é caracterizada pela perda gradual da massa óssea em um indivíduo. Isso faz com que os ossos sejam enfraquecidos, aumentando o risco de fraturas. Apesar de mais comum em pessoas idosas, a osteoporose também afeta crianças e jovens.

A maior parte da composição do tecido ósseo são os minerais, respondendo a 65% da totalidade. Além deles, há ainda 20% de matéria orgânica e 15% de água. Entre os minerais, o cálcio é um dos mais importantes elementos.

O corpo humano ganha massa óssea até os vinte anos de idade, e perde essa mesma massa com maior rapidez a partir dos 40. As células conhecidas como osteoclastos e os osteoblastos são as responsáveis pela renovação dos ossos no corpo. É a absorção de vitaminas e minerais, como o cálcio, que promove a constante renovação do esqueleto.

Quando as células de absorção e regeneração estão em desequilíbrio, a degeneração óssea pode ter início. Outros fatores também podem levar ao início da deterioração da massa óssea. Entre eles, citamos:

  • Problemas renais ou endócrinos
  • Uso de medicamentos
  • Tabagismo
  • Predisposição genética
  • Sedentarismo

Diante deste quadro, é possível observar que a prevenção da osteoporose é algo a ser buscado.

 

A prevenção da osteoporose

A preocupação em relação à doença é um assunto que deve estar presente nos consultórios médicos desde cedo. Neste sentido, o médico possui um importante papel de conscientizador dos pacientes para que busquem a prevenção da osteoporose.

Isso pode ocorrer de diversas maneiras, como os cuidados com a alimentação, a exposição ao sol e um preparo físico adequado. O consumo de cálcio por meio dos alimentos, e a absorção da vitamina D são fundamentais.

Acima de tudo, a prevenção da osteoporose passa por uma mudança de vida, no sentido de incrementar atividade física à rotina. E é justamente isso o que defendem os médicos Marise Lazaretti Castro, Mônica Longo e Rodrigo Nolasco.

Os profissionais de saúde elaboraram uma live totalmente gratuita e exclusiva, onde discutem o tema. A importância da atividade física para a saúde óssea e prevenção da osteoporose são os assuntos centrais. Além disso, os médicos abordam ainda os cuidados que são necessários com o paciente osteoporótico.

A live faz parte do curso online “Cuide dos ossos do seu paciente”, desenvolvido pelos profissionais. O intuito é compreender e colocar em prática técnicas de prevenção da osteoporose. Sempre baseadas em evidências científicas que demonstram como a atividade física ajuda na prevenção da osteoporose e no seu tratamento.

Currículo

1 Lição1h 21m 46s

LIVE | 08/12/2021 → Atividade física e saúde óssea: da prevenção à osteoporose aos cuidados com o paciente osteoporótico [GRAVAÇÃO]

Live na íntegra [GRAVAÇÃO]01:26:41
Questionário para Certificação – Mediflix

Instrutores

Mediflix Brasil

4.73/5
287 Cursos
336 Avaliações
7577 Alunos
Ver mais

Escreva uma Avaliação