fbpx

Ayurveda: Medicina Tradicional da Índia

Mediflix Brasil
WhatsApp Image 2021-06-23 at 15.43.25
Mediflix Brasil
Última Atualização 30 de agosto de 2022
5.0 /5
(1)
6 inscritos

Sobre o Conteúdo

A Ayurveda, a medicina tradicional da Índia, tem um papel muito importante para a qualidade de vida do ser humano. Saiba mais!


Ayurveda, também conhecida como a medicina tradicional da Índia, é o método de saúde mais antigo do planeta. Com mais de 5 mil anos de existência, a Ayurveda é originária do território atualmente ocupado por Índia e Paquistão.

Do sânscrito, Ayurveda significa “ciência da vida”, e tem por objetivo a qualidade de vida integral do indivíduo. Ou seja, a medicina tradicional da Índia não trabalha apenas a saúde do corpo, mas da mente e da relação do homem com a natureza.

 

O que é a Ayurveda?

A busca pela felicidade tem sido o foco da humanidade ao longo dos milênios. E segundo a medicina tradicional da Índia, isso é possível por meio do equilíbrio. A Ayurveda defende que o ser humano precisa estar em constante equilíbrio, consigo mesmo e com outros seres.

Neste sentido, Ayurveda fala muito mais sobre qualidade de vida e bem-estar do que sobre remédios e tratamentos. Sua atuação está justamente na busca do homem pelo seu constante bem-estar, e não na cura para doenças.

Cada vez mais surgem evidências científicas que comprovam os benefícios da medicina tradicional da Índia. A conexão do corpo com a mente, e do homem com a natureza tem-se mostrado eficiente em muitos resultados.

O método ficou conhecido no Brasil nos anos 1980, e de lá para cá muitas pessoas têm-se tornado adeptas da modalidade.

 

Princípios da Ayurveda

A base da Ayurveda é a prevenção, sendo assim, os princípios desta técnica são baseados em situações do cotidiano. Algumas das mais importantes características da medicina tradicional da Índia são:

  • Alimentação
  • Terapias (meditação, aromaterapia, cromoterapia)
  • Plantas medicinais (fitoterapia)
  • Massagem
  • Purificações
  • Ioga

Algumas delas já são colocadas em prática por muitos indivíduos, inclusive no Brasil. Entretanto, é sempre válido lembrar que o acompanhamento de um profissional é necessário para obter resultados mais assertivos.

 

Curso Ayurveda Medicina Tradicional da Índia

Vivemos momentos difíceis nos últimos anos, com o crescimento de alguns casos de depressão, ansiedade e medo. A sociedade, que sempre procura a alegria e a satisfação, precisa encontrar primeiro, o equilíbrio da mente e das emoções.

Sabendo da importância da Ayurveda na atualidade, a Mediflix traz até você o curso Ayurveda Medicina Tradicional da Índia. A aula, exclusiva da plataforma, aborda os aspectos mais importantes da Ayurveda, e seu debate nos dias atuais.

A palestra faz parte do Congresso Médico Acadêmico (CMA), da Faculdade de Medicina de Jundiaí. O palestrante e professor é o médico Matheus Macedo, que conta a história da medicina tradicional da Índia.

“Evolução da medicina” e “Desenvolvimento médico e científico X Interesses Corporativos” são alguns temas abordados na aula sobre Ayurveda.

Matheus Macedo é médico ayurvédico, e primeiro brasileiro a concluir o bacharelado em Medicina e Cirurgia Ayurvédica (BAMS) na Índia. Fez residência clínica no hospital Vaidyagrama, Coimbatore, e em clínicas na Índia e nos Estados Unidos. Criou a metodologia dos 4 Pilares da Saúde, tornando o conhecimento tradicional do Ayurveda prático e acessível para todos.

O curso Ayurveda: Medicina Tradicional da Índia está disponível na Mediflix. Acesse a plataforma e saiba mais sobre a importância desta prática para a saúde humana.

Currículo

1 Lição19m 10s

Aula na íntegra

Ayurveda Medicina Tradicional da Índia com Dr. Matheus Macedo no CMA FMJ00:19:10
Questionário para Certificação – Mediflix

Instrutores

Mediflix Brasil

4.85/5
31 Cursos
53 Avaliações
814 Alunos
Ver mais

Mediflix Brasil

4.73/5
287 Cursos
343 Avaliações
7826 Alunos
Ver mais

Feedbacks dos Estudantes

5.0
1 Estrela
100%
0%
0%
0%
0%

Avaliações (1)

gostei

Escreva uma Avaliação