Simplificando o marketing digital para os médicos
Sobre o Conteúdo
O marketing médico é uma ferramenta de prestação de serviços à sociedade. Conheça o curso sobre marketing médico que a Mediflix preparou para você.
Ao contrário do que muitos profissionais de saúde podem pensar, o marketing médico é legal e muito bem-vindo. Assim como ocorre para outras profissões, o marketing destinado à profissionais de saúde também agrega benefícios à profissão.
O marketing médico é um excelente instrumento de divulgação da atuação do profissional da medicina. Além disso, este é um poderoso instrumento para informar, atualizar e divulgar dados importantes sobre a saúde.
A importância do marketing médico
O maior benefício do marketing enquanto instrumento de comunicação social é a informação. Quando utilizado de forma correta, o marketing contribui para o crescimento das pessoas e o desenvolvimento da humanidade.
Portanto, o marketing é uma ferramenta poderosa nas mãos de médicos que o utilizam com responsabilidade. A transmissão de informações sobre doenças, tratamentos e medicamentos é de fundamental importância.
O uso de sites, blogs e redes sociais pelos médicos, por exemplo, pode favorecer toda a comunidade. Através desses canais, o profissional de saúde pode alertar sobre enfermidades, uso inadequado de medicamentos e calendário de vacinação.
Posts no Facebook ou no Instagram, por exemplo, podem trazer importantes recados para as pessoas. Assim como vídeos publicados no YouTube, que agregam conhecimento e compartilham informação.
O marketing médico e as regras do CFM
Sim. O Conselho Federal de Medicina (CFM) permite a utilização do marketing e da divulgação para médicos. Independentemente da área de atuação, o CFM entende que o marketing médico pode ser importante para tirar dúvidas e informar a população.
De acordo com o CFM, profissional que se comunica presta um importante serviço à sociedade. Entrar em contato com o público é fundamental para o pleno exercício da prática médica. Esta tarefa deve, sobretudo, ser feita de maneira correta e ética.
Sendo assim, o Conselho estabelece algumas regras para o uso deste tipo de divulgação. Especialmente por se tratar de um assunto tão relevante como é o caso da saúde e da qualidade de vida das pessoas.
A fim de garantir que as informações sejam transmitidas com segurança e credibilidade, o CFM criou a Resolução CFM 1974/11. A norma trata do bom uso da publicidade para a atuação profissional. Ela aborda ainda outras regras, tais como:
- Impedir o sensacionalismo, a autopromoção e a mercantilização do ato médico;
- Evita abusos em propagandas e publicidades, que podem levar a processos ético-disciplinares;
- Entre outras coisas, no uso das redes sociais é vedado ao médico: divulgar endereço e telefone de consultório, clínica ou serviço, e veicular publicamente informações que causem intranquilidade à sociedade.
Todas essas regras vão no sentido de beneficiar não apenas a classe médica mas, principalmente, a sociedade.
Curso Simplificando o Marketing Digital Para os Médicos
O curso Simplificando o Marketing Digital Para os Médicos é uma ótima oportunidade para aprender a lidar com a ferramenta. Então, a Mediflix criou uma aula exclusiva em parceria com a expert em marketing, Raquel Antoniette. Neste curso, além de outros temas, serão abordados:
- Definição de Digital
- O novo consumidor e a estratégia de marketing
- Estratégias de Redes Sociais
- Como ter diferenciais no marketing digital
Raquel Antoniette é publicitária formada em Propaganda e Marketing pelo Mackenzie e com MBA de Gestão de Projetos na FGV. Com mais de 17 anos de experiência, atualmente trabalha como consultora de Marketing Digital.
Raquel também trabalhou em empresas de tecnologia, sites e agências. Possui ainda experiência internacional na área de produtos digitais e canais de comunicação.
Conheça o curso Simplificando o Marketing Digital da Mediflix, e tire todas as suas dúvidas sobre marketing médico.