fbpx

[VI COBLACVE 2021] Trombólise guiada por Cateter: uma alternativa para casos de Tromboembolismo Pulmonar do tipo Maciço e Submaciço

WhatsApp Image 2021-06-23 at 15.43.25
Mediflix Brasil
Última Atualização 30 de agosto de 2022
2 inscritos

Sobre o Conteúdo

Os casos de tromboembolismo pulmonar possuem tratamento. Saiba mais sobre uma importante alternativa para tratar casos de tromboembolismo pulmonar.


TEP, ou tromboembolismo pulmonar, é uma condição clínica desenvolvida na circulação venosa sistêmica. Os casos de tromboembolismo pulmonar podem afetar ainda ramos da artéria pulmonar. Sendo assim, é imprescindível o médico conhecer tratamentos e outras alternativas para tratar casos de tromboembolismo pulmonar.

 

Sintomas do TEP

Muitos pacientes apresentam sinais clínicos que só aparecem posteriormente. Outros relatam que permaneceram assintomáticos. Entretanto, alguns dos principais sintomas do TEP são:

  • Dispnéia, de início súbito, pode indicar o diagnóstico de tromboembolismo pulmonar, sendo, muitas vezes, o único sintoma clínico encontrado;
  • Dor torácica pleurítica, associadas ao infarto pulmonar;
  • Dor torácica hemoptise, infecção no trato respiratório;
  • Febre, geralmente abaixo de 38.5. A frequência deste sinal varia de 18% a 50% do casos de TEP com infarto pulmonar;
  • Taquicardia, o aumento da frequência cardíaca tem ocorrência na maioria dos pacientes diagnosticados com TEP;

B2 hiperfonética, B3 de ventrículo direito e ictus do ventrículo direito também podem aparecer nos pacientes com TEP. Entretanto, esses achados ocorrem apenas em embolias maciças, que são casos de tromboembolismo pulmonar menos frequente.

Vale lembrar que mesmo o paciente não registrando nenhum destes sintomas, o diagnóstico de TEP não é excluído.

 

Casos de tromboembolismo pulmonar em números

O tromboembolismo pulmonar não é uma complicação isolada, antes, é compreendida como uma desordem da trombose venosa profunda (TVP). É uma obstrução circulatória que determina sintomas associados aos sistemas respiratório e cardiovascular do organismo.

O tromboembolismo pulmonar (TEP) é uma doença respiratória de elevado grau de preocupação e risco. Os casos de tromboembolismo pulmonar no Brasil, em números, ainda são bastantes imprecisos. Contudo, estudos afirmam que a enfermidade causa 29 a 78 novos casos entre 100 mil pessoas por ano.

Os casos de tromboembolismo pulmonar estão em terceiro lugar entre as causas de morte cardiovascular nos últimos trinta anos. Assim como ocorre com outras condições de saúde relativas ao envelhecimento, o risco de TEP também aumenta com a idade do indivíduo.

Já nos Estados Unidos, estima-se que mais de quinhentas mil pessoas são acometidas pelo TEP, todos os anos. Levantamentos apontam que cerca de quarenta mil destes pacientes morrem anualmente.

Os estudos indicam, contudo, que estes indivíduos foram diagnosticados e tratados. Apesar disso, o índice de mortalidade ainda é alto com os tratamentos atuais. Já entre os que não receberam diagnóstico, as mortes na primeira hora ficam entre 11% e 30%.

 

Curso sobre tromboembolismo pulmonar e tratamento alternativo

O VI Congresso Brasileiro das Ligas Acadêmicas de Cirurgia Vascular e Endovascular foi realizado em 2021. Na oportunidade, a Trombólise guiada por Cateter foi apresentada como alternativa para casos de Tromboembolismo Pulmonar.

A Mediflix, em parceria com a SBACV, apresenta as palestras de Vivian Fernanda do Amaral. Ela apresenta um estudo sobre uma alternativa para casos de Tromboembolismo Pulmonar dos tipos Maciço e Submaciço.

Vivian Fernanda do Amaral é estudante do 5º ano da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Acesse o curso em nossa plataforma, e venha conhecer mais informações sobre alternativas para casos de tromboembolismo pulmonar.

Currículo

1 Lição

Palestra na Íntegra

[VI COBLACVE 2021] Trombólise guiada por Cateter: Uma Alternativa para casos de Tromboembolismo Pulmonar do tipo Maciço e Submaciço | Vivian Fernanda do Amaral00:10:58
Questionário para Certificação – Mediflix

Instrutores

Mediflix Brasil

4.73/5
287 Cursos
343 Avaliações
7812 Alunos
Ver mais

Escreva uma Avaliação