Blog

8 ideias de decoração para consultório médico para se inspirar

doctor-548133_1920
Gestão de Clínica Médica

8 ideias de decoração para consultório médico para se inspirar

A decoração para consultório médico pode não ser essencial para o exercício de seu trabalho, contudo, um ambiente harmonizado faz toda a diferença na percepção de seus pacientes. Para clínicas e consultórios recém estruturados em busca de destaque, este tópico é fundamental para construir uma boa imagem do profissional.

Ao montar seu consultório médico, algumas exigências da Anvisa e de outros órgãos públicos devem ser cumpridas. Além disso, é preciso entender que oferecer um atendimento diferenciado envolve detalhes importantes para a satisfação dos pacientes. 

No artigo a seguir, você poderá conferir a importância da decoração para consultório médico e 8 ideias para se inspirar. Continue lendo!

A importância da decoração para consultório médico

Por ser um ambiente em que normalmente as pessoas frequentam quando buscam ajuda para algum problema, a clínica ou consultório médico deve ser agradável e receptiva desde seu primeiro contato. 

Sentir-se confortável durante a espera e também em seu atendimento durante a consulta são fatores importantes para garantir o retorno dos pacientes, assim como futuras indicações. Por isso, ao escolher a decoração para consultório médico, é preciso pensar em diversos detalhes como disposição de mobílias, iluminação, combinação de cores, texturas e organização, tornando o espaço aconchegante e funcional. 

É possível ampliar o ambiente e deixá-los confortáveis somente utilizando os tons e móveis corretos, assim como levar tranquilidade aos pacientes com cores e aromas especiais. Confira alguns detalhes que precisam ter maior atenção na hora de escolher a decoração.

Mobília

Antes mesmo de escolher qual tipo de mobília será utilizada para a decoração do consultório, é preciso entender qual objetivo deseja ser alcançado. Para um ambiente convidativo, móveis em madeira são uma excelente escolha já que o material proporciona calor de forma natural. Como em todos os aspectos da decoração, as cores influenciam os móveis, assim como sua textura, formato e tamanho. Escolher a mobília adequada para o consultório médico confere harmonia e aconchego, ajudando a tornar o consultório um diferencial no tempo de espera do paciente. 

Ergonomia e conforto

As mobílias que compõem a decoração para consultório médico devem levar bem-estar e conforto para os pacientes enquanto aguardam sua consulta, seja em poltronas, sofás, cadeiras ou macas. Além do conforto, a ergonomia deve ser respeitada não só com os pacientes, mas também no espaço de trabalho dos colaboradores e do próprio médico.

Espaço e funcionalidade

O espaço disponível para circulação, seja em sala de espera, corredores, ou consultório de atendimento médico, deve ser analisado cuidadosamente antes de adquirir os móveis. A disposição do mobiliário precisa ser feita de forma que pacientes e colaboradores possam circular sem dificuldades, lembrando que o espaço deve ser funcional para a locomoção também de macas e cadeiras de rodas, de forma inclusiva. 

Cores

Na decoração para consultório médico, as cores devem ser utilizadas de modo que seja possível transmitir sensações como aconchego e tranquilidade. Para criar um clima confortável, cores neutras como gelo e tons pastéis com detalhes em diferentes colorações são indicadas, fugindo sempre de cores fortes ou uso excessivo de branco em móveis e paredes, cor que lembra a frieza e esterilidade de hospitais. Prefira usar cores vibrantes em objetos e itens de decoração, para realçar o ambiente.

Higiene

Tratando-se de um estabelecimento de saúde, o consultório médico deve ser higienizado em todas as formas, incluindo o mobiliário. Ao pensar na decoração, escolha móveis com texturas fáceis de limpar, dando preferência à sofás e poltronas estofados em couro ou capas que permitam a higienização correta.

Iluminação

A iluminação de um consultório médico é outro elemento que requer cuidado especial. É importante tornar o ambiente cômodo e agradável para o paciente durante seu período de espera e atendimento e permitir que o profissional tenha a luminosidade necessária para exercer suas funções. 

Uma boa incidência de luz torna possível criar um clima de conforto e aconchego além de favorecer o espaço de trabalho, com ambientes quentes ou frios. É importante manter-se atento à temperatura da cor antes de decidir a iluminação dos cômodos, já que cada um pode ter uma necessidade distinta quando se trata da iluminação.

De acordo com a norma específica para iluminação de ambiente de trabalho, ABNT NBR ISO/CIE 8995-1, as salas de atendimento devem ser de 500 lux com índice de ofuscamento máximo (16 UGR).

Contudo, a decoração também precisa ser considerada ao escolher a luminescência adequada. É possível utilizar pontos de luz sobre quadros, certificados, objetos, esculturas e outros itens com o objetivo de destacá-los.

Em espaços como sala de espera e recepção, o ideal é investir em lâmpadas branco-amarelada, caso seja de seu desejo fornecer aos pacientes e acompanhantes atrativos como revistas, jornais ou outros itens que tornem necessárias fontes de iluminação. Isso pode ser feito com abajures e luminárias pendentes que promovam a luz direta, criando naquele ambiente um lugar acolhedor.

Quando falamos sobre o espaço clínico onde ocorrem atendimentos e procedimentos, é fundamental que a iluminação propicie boa visibilidade para o profissional, sendo indicado lâmpadas frias mais próximas do branco para iluminação clara que possa transmitir conforto e sensação de limpeza. Além disso, a luz necessária deve estar de acordo com a especialidade médica.

Piso

Seguindo o critério de priorizar a segurança no ambiente e facilidade de higienização, o revestimento do piso deve ser escolhido também de acordo com aspectos decorativos. Apesar de levar sofisticação e aconchego para o espaço, pisos de madeira não são funcionais em todos os ambientes. 

O piso na decoração para consultório médico deve criar a sensação de amplitude, provocada por revestimentos claros e maiores, como porcelanato, material que valoriza ainda mais os aspectos do ambiente.

Escolher um piso de fácil higienização é essencial em uma clínica. A limpeza pode ser necessária de forma rápida e em vários momento do dia, por isso, o revestimento deve ser do tipo que evita acúmulo de sujeira. A coloração dos pisos também faz diferença. Cores claras são ideais para melhorar ambientes pequenos, assim como o tom cinza pode ampliar o espaço, por esse motivo, fique atento também as tonalidades.

Itens de decoração

As peças e itens de decoração funcionam como uma forma de distração. Revistas temáticas, jornais e outros objetos podem funcionar como forma de manter o paciente alheio aos problemas de saúde. Algumas alternativas para manter as pessoas ocupadas e confortáveis enquanto esperam, é utilizar recursos como TVs, acesso à internet, espaço para crianças e área de café.

Acesso grátis à internet

O acesso à internet torna a espera do paciente mais tranquila, além de demonstrar preocupação com cada um. No entanto, antes de oferecer o wi-fi algumas questões devem ser consideradas: a conexão deve atender o volume de público e seu acesso precisa ser simplificado. Para isso, a dica é sinalizar a possibilidade do uso da internet com placas e cartazes, e, caso a conexão tenha senha, deixe-a à vista para que seus colaboradores não percam tempo.

Espaço para crianças

Um espaço voltado para o entretenimento infantil é uma excelente forma de evitar correria e gritaria dentro do consultório. Uma maneira de garantir a tranquilidade e satisfação das crianças é separar um espaço com alguns brinquedos, desenhos, lápis de cor e outros itens que possam ser usados como recreação. Desta forma, pais e outros pacientes podem sentir-se confortáveis e tranquilos no ambiente enquanto esperam pela consulta.

Programas na TV

A televisão é outra maneira de preencher o tempo de espera dos pacientes. Este item é essencial para que a recepção fique completa, agradando a maior parte do público. No entanto, deve-se ter cuidado em relação à programação. Prefira canais populares com programas de classificação livre, assim, é possível evitar transtornos e maiores problemas que podem ser causados por conteúdo adulto caso sua sala de espera tenha crianças.

Espaço para café

Além dos ambientes citados, criar um espaço para que seus pacientes possam usufruir de bebidas como sucos, chás, café e água é uma forma sutil de demonstrar o quanto eles são bem-vindos naqueles ambiente. Essa é uma forma de mantê-los acolhidos e tornar o período de espera agradável. 

8 ideias de decoração para consultório médico

Além de conhecer os detalhes de uma boa decoração para consultório médico, o profissional deve saber aplicá-la de forma harmoniosa e inteligente no ambiente. Para isso, vamos apresentar 8 ideias de decoração para se inspirar e transformar seu consultório em uma espaço funcional e sofisticado.

1. Ambiente clean

A ideia do ambiente clean é uma boa escolha para quem pretende transmitir tranquilidade e sofisticação. A combinação de tons claros com mobílias de design moderno cria uma atmosfera suave. Invista em plantas neste tipo de ambiente para destaque nas colorações.

Mesmo em um consultório com ambiente clean é possível criar uma área para crianças. Aposte em prateleiras, baús e nichos para manter o espaço organizado, combinando mesa e cadeiras coloridas com o tom escolhido para o restante do ambiente.

2. Paredes de porcelanato escuro

Para criar uma decoração que propague sofisticação, o porcelanato é a melhor escolha. Utilizá-los em tons pastéis nas paredes da sala de espera do consultório torna o espaço agradável e pode ser combinado com divisórias vazadas das mesmas cores, apostando na união dos elementos.

3. Divisórias diferenciadas

As divisórias são elementos muito utilizados dentro do consultório médico, separando o espaço de atendimento e exames. Esse elemento decorativo tão versátil pode ser realizado com diferentes materiais, levando a integração da natureza para dentro do espaço. 

A separação dos ambientes pode ser feita com galhos secos, criando uma atmosfera rudimentar e sofisticada. Outra alternativa é o uso do bambu, mantendo a separação de forma orgânica e moderna e aplicando personalidade e aspecto sustentável para a clínica por meio deste elemento arquitetônico.

Já se o objetivo for uma divisória contínua, opções como cortinas no teto e parede de vidro com adesivo jateado podem criar formas e desenhos, permitindo a impressão da marca dentro do consultório. Caso a clínica ,não disponha de muito espaço, uma alternativa funcional é usar portas deslizantes como divisória, repartindo os ambientes.

4. Jardim suspenso

Ter um jardim dentro do consultório ou sala de espera é sempre uma forma de manter o contato com a natureza, mesmo em lugares fechados. Nem sempre é possível desenvolver um jardim por falta de espaço, por isso, uma excelente forma de integrar a natureza ao consultório é investir em jardins suspensos, instalados em paredes. Para harmonizar o ambiente, a dica é complementá-lo com móveis marrons ou em tons terrosos.

5. Armários embutidos

Mesmo que os prontuários digitais façam parte da rotina dos médicos, os modelos físicos ainda são utilizados. Para evitar ocupar espaço com fichários e estantes, uma boa ideia é desenvolver armários embutidos com designs modernos que permitem que gavetas mantenham-se camufladas na parede, economizando espaço e deixando o ambiente organizado.

6. Itens em destaque

Uma forma de realçar a decoração do consultório é utilizando uma peça como destaque, seja ela uma poltrona, quadro, ou qualquer outro item de decoração. Posicione-a no ambiente de maneira que fique em evidência. Você pode utilizar diferentes formatos, cores, designs e até mesmo iluminação para isso.

7. Especialidade em evidência

Entre os itens escolhidos para destaque, uma boa ideia é evidenciar a especialidade atendida pelo profissional. Por exemplo, se o consultório pertence à um médico especializado em pediatria, quadros, desenhos ou artes relacionadas à crianças e idade infanto-juvenil são uma boa forma de ilustrar o ambiente. 

8. Espaço otimizado

Além da ideia de manter prontuários e arquivos em gavetas embutidas, outra forma de otimizar o espaço dentro do consultório é escolher móveis funcionais. Macas de exame com gavetas são ideais para guardar equipamentos, materiais e outros objetos que não devem ficar à vista, deixando o espaço organizado e prático.

Além de 8 ideias de decoração para consultório médico, você pôde conferir no artigo de hoje a importância de manter um ambiente confortável e receptivo para seus pacientes, e os elementos que devem ter maior atenção no momento de começar a decorar.
Além das dicas sobre decoração no consultório, você também pode conhecer outras formas de atualizar seus conhecimentos em diferentes especialidades médicas.

É só acessar a Mediflix e conferir  todos os conteúdos do site, incluindo especialidades como Terapia Intensiva, Pediatria, Psiquiatria, e muitas outras!

Deixei sua mensagem aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *