fbpx

Blog

Empreendedorismo na medicina: 5 dicas de como colocar em prática

empreendedorismo-na-medicina
Mediflix

Empreendedorismo na medicina: 5 dicas de como colocar em prática

A carreira do médico não deve se limitar apenas a atender pacientes e realizar consultas e tratamentos em clínicas e hospitais. Muito mais que isso, o empreendedorismo na medicina abre portas para os profissionais de saúde atuarem em frentes mais amplas.

O empreendedorismo na medicina é uma possibilidade que o profissional tem de expandir sua atuação em favor do público. Além do atendimento tradicional, o médico pode oferecer soluções e recursos inovadores para seus pacientes.

Porque empreender na área médica?

Muita gente não sabe, mas o empreendedorismo na medicina possui inúmeros porquês. Além de permitir novidades para a atuação do profissional, ele também beneficia a toda a sociedade.

Isso porque é a partir do empreendedorismo na medicina que o profissional de saúde pode propor inovações para o público. Desde a forma do atendimento até tratamentos alternativos e inovações farmacêuticas. 

Com uma visão empreendedora, o médico, que é responsável pela sua carreira, pode torná-la mais sustentável. Ao empreender, o profissional precisará tomar decisões baseadas em dados e informações. 

Por outro lado, gestores de clínicas, consultórios e hospitais também devem buscar a profissionalização de seus negócios. Além do aumento da lucratividade, a gestão está sempre em busca de um melhor atendimento à toda a sociedade.

Neste sentido, o empreendedorismo na medicina pode fazer toda a diferença. Visão de futuro e negócios, finanças, atendimento, redução de custos e automação estão sempre em pauta.

Além disso, por meio do empreendedorismo na medicina é possível entrar em contato com as pessoas antes mesmo da primeira consulta. Com o uso da internet e das redes sociais, por exemplo, o médico pode conversar com as pessoas. E este contato pode trazer explicações, informações e sugestões acerca dos cuidados e da manutenção da saúde.

O médico empreendedor tem a possibilidade de se destacar da concorrência, angariando mais adeptos. Quanto maior o público que ele alcançar, maiores serão as possibilidades de obter novos clientes e pacientes.

A medicina é uma área de grande concorrência, e nem sempre oferecer o preço mais baixo é a melhor solução. Ao contrário, muita gente pode preferir pagar mais caro por um atendimento em que ela confie mais.

A personalização e a customização também podem ser parceiras do médico empreendedor. E isso é válido tanto em relação ao atendimento, quanto ao espaço físico da clínica, e aos equipamentos, tratamentos e procedimentos.

Porém, não basta querer ser um empreendedor. Antes, é necessário compreender que para empreender na medicina o indivíduo necessita conhecer a metodologia e os processos. 

Qual o perfil do empreendedor da área de saúde?

O empreendedorismo na medicina é mais que uma forma de atuação profissional. O perfil do médico que empreende aponta sempre para o crescimento e desenvolvimento do negócio. 

Entretanto, este profissional não visa apenas crescimento econômico e lucratividade da sua clínica ou consultório. Ao contrário, a parte mais importante da sua atividade é oferecer soluções inovadoras ao público.

Assim como outros clientes, o paciente é colocado no centro dos esforços do médico que empreende. E isso ocorre muitas vezes antes mesmo de alguém se tornar seu paciente, mas por meio de interações com a sociedade.

A comunicação é um dos pontos-chave para o empreendedorismo na medicina ser efetivo. O médico deve possuir uma boa e clara comunicação, a fim de transmitir informação e conhecimento à sociedade.

E para isso, ele pode fazer uso da internet, por meio de sites, blogs e vídeos, e também das redes sociais. A publicação de conteúdos auxilia as pessoas na busca do autocuidado e da autogestão da saúde. Assim, diante da concorrência, um profissional que se esforça para estar sempre presente, será lembrado quando o indivíduo necessitar de serviços médicos.

Neste sentido, é possível dizer que o médico empreendedor busca muito mais do que apenas o lucro e aumentar a carteira de clientes. Antes, ele tem o propósito de levar mais qualidade de vida para as pessoas. 

Além disso, o empreendedor exerce a liderança participativa entre todos os seus companheiros de equipe. Além de fortalecer o vínculo entre todos, ele ressalta a importância do papel de cada um no sucesso da equipe. 

O médico empreendedor incentiva o crescimento do time, como outros médicos, enfermeiros e atendentes, por exemplo. Com o foco no paciente, seu objetivo é sempre trabalhar para prestar o melhor serviço à população.

5 dicas de como colocar em prática o empreendedorismo na medicina

Então, se você se identifica com este perfil de profissional, é hora de saber um pouco mais sobre o empreendedorismo na medicina. A partir de agora, vamos falar sobre como você pode começar a praticar o empreendedorismo na sua atuação como médico.

Listamos cinco sugestões que podemos apresentar para o médico que quer atuar como empreendedor na sua especialidade:

  1. Preste um serviço de qualidade;
  2. Conheça o mercado;
  3. Se especialize na área de gestão;
  4. Invista em soluções criativas;
  5. Estabeleça parcerias.

Preste um serviço de qualidade

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que o médico também é um prestador de serviços. Essencialmente necessário para a manutenção da vida humana, é fundamental que este profissional preste um serviço de qualidade.

O médico empreendedor reconhece a importância da experiência do paciente e seus familiares durante o atendimento. Desde o primeiro contato com a clínica ou consultório, o indivíduo deve ter segurança e confiança nos profissionais envolvidos.

Conheça o mercado

Assim como todo e qualquer empreendedor, o médico também precisa conhecer o mercado em que atua. Diferentemente do que muita gente pode pensar, nem todo médico atende todo tipo de público.

Um cardiologista, por exemplo, precisa atender bem os pacientes desta área da medicina. Assim como o pneumologista, o dermatologista, o pediatra e todos os demais. Portanto, é imprescindível que ele conheça a demanda da localidade onde ele atende.

Não vale a pena abrir um consultório ou uma clínica pediátrica em um município com baixa taxa de natalidade, por exemplo. Tampouco vale o esforço de criar um negócio voltado para procedimentos estéticos em uma região de alto desemprego.

Como gestor de um negócio, o médico empreendedor precisa ter clareza do que oferece, e para quem está oferecendo. Somente assim ele obterá chances de crescimento e sustentabilidade a longo prazo, diminuindo, assim, a possibilidade de insucesso.

Se especialize na área de gestão

Outro fator preponderante é a especialização na área de gestão, assim como ela é necessária em uma área da medicina. Para sugerir tratamentos eficientes, o médico deve conhecer profundamente a especialidade que atua. De modo semelhante, para otimizar o atendimento, ele deve conhecer mais sobre gestão.

Além de oferecer mais credibilidade, segurança e conforto para o público, isso é benéfico também para a equipe profissional. O líder deve cobrar do seu time um atendimento mais humanizado e transparente em relação aos pacientes.

Outra questão imprescindível está diretamente relacionada aos ganhos financeiros. O gestor de uma clínica, consultório ou hospital deve ter conhecimentos sobre fluxo de caixa, investimentos, e gestão financeira.

Desta forma, ele poderá exercer uma administração adequada, transparente, profissional, correta e sustentável do seu negócio.

Invista em soluções criativas

Empreender é estar sempre de olho nas inovações que o mercado tem a oferecer. No segmento de saúde a concorrência é sempre elevada, e existe a preocupação de estar sempre à frente dos competidores.

Sendo assim, o investimento em soluções criativas e inovadoras é crucial para aumentar as chances de crescimento do negócio. E essas soluções podem ser das mais diferentes ordens, como:

  • Tratamentos alternativos;
  • Novos fármacos e medicamentos;
  • Equipamentos de alta tecnologia;
  • Atendimento especializado e personalizado para cada caso;
  • Mudanças na estrutura predial, tornando-a mais acessível, agradável e confortável para os mais variados públicos;
  • Ferramentas tecnológicas de interação com os pacientes;
  • Marketing e divulgação inteligentes.

Estabeleça parcerias

Por se tratar de saúde e qualidade de vida dos seres humanos, a medicina sempre precisa ser atualizada e possuir ferramentas inovadoras. O estabelecimento de parcerias é um dos grandes investimentos para o médico empreendedor. 

Visão de negócios e crescimento, tendo o paciente como ponto focal de todas as atividades do empreendimento. No ramo da saúde são inúmeras as parcerias que os médicos podem fazer. Entre elas, citamos:

  • Com outros médicos de especialidades diferentes;
  • Com clínicas, consultórios e hospitais;
  • Com profissionais da saúde, como enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, entre outros;
  • Com centros de saúde, de lazer, de esportes, escolas, universidades, institutos de pesquisas e outros.

As parcerias fomentam a multidisciplinaridade da atuação, e ainda contribuem para que o médico ofereça melhores resultados. Além disso, por meio de parceiros, o médico pode ter ainda mais visibilidade, e levar informação e conhecimento para um maior número de pessoas.

Agora que você já sabe quais as principais demandas de um médico empreendedor, que tal começar a inovar? O empreendedorismo na medicina é uma das formas que o profissional da saúde possui para apresentar novidades e soluções criativas aos pacientes.

O empreendedorismo na medicina proporciona melhor atendimento e otimização no trabalho do profissional. Além disso, é possível observar respostas mais assertivas e personalizadas para a demanda específica de cada paciente.

Se deseja se especializar na área do empreendedorismo na medicina ou na sua área de atuação, conheça os cursos oferecidos pela Mediflix!

Deixe sua mensagem aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado.