Blog

Como um profissional da saúde pode aprender sobre gestão de negócios?

gestao de negocios
Cursos Para Médicos Gestão de Clínica Médica

Como um profissional da saúde pode aprender sobre gestão de negócios?

A maior parte dos cursos da área da saúde conta com longos anos de estudo e dedicação. Com extensos e complexos conhecimentos específicos abordados nas diferentes especializações dessa área, alguns assuntos acabam passando sem a devida atenção, como a gestão de negócios.

É comum que médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, dentistas e profissionais das demais áreas de saúde tenham pouco ou nenhum conhecimento ou formação relacionada ao empreendedorismo e administração.

Para tornar-se um profissional completo e de sucesso, é preciso ir além dos conhecimentos obtidos na graduação. Por esse motivo, separamos no post a seguir informações sobre a importância da gestão de negócios para a área da saúde, para que você aprenda mais sobre o assunto.

Continue a leitura para conferir!

O que é gestão de negócios em saúde?

Assim como a administração, a gestão de negócios em saúde engloba como princípios o planejamento, organização, controle e direção. Contudo, para realizar a gestão de uma instituição, seja ela um hospital, clínica ou centro de saúde, deve-se investir em outras informações e conhecimentos, além das habilidades do perfil médico.

A gestão de negócios em saúde coordena recursos humanos, privados, logísticos e sanitários de estabelecimentos, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte, público ou privado. Outra função do gestor é gerenciar processos analisando necessidades e demandas dos serviços oferecidos pelo estabelecimento, a fim de garantir segurança, prestação de atendimento qualificado aos pacientes e saúde.

A saúde, como uma área com especificidades a serem geridas de forma eficaz, demanda tomadas de decisões rápidas. Dessa forma, é essencial a identificação dos impasses e proposta ágil de soluções, tornando essa a principal função do profissional responsável pela gestão de negócios em saúde.

Qual a importância da gestão na área da saúde?

As funções da gestão de negócios em saúde envolvem o gerenciamento de recursos e obtenção dos melhores resultados nos estabelecimentos. Além desses trabalhos, estão as seguintes funções:

  • planejamento da rotina de trabalho;
  • identificação de demandas;
  • gestão de logística;
  • definição de novas estratégias;
  • controle e avaliação de políticas de saúde;
  • estudo sobre custos, desenvolvimento e viabilidade de projetos;
  • análise estatística sobre indicadores de saúde;
  • gestão de resíduos;
  • manutenção e adequação de infraestrutura do espaço;
  • controle e reabastecimento do estoque;
  • previsão e provisão de material;
  • supervisão de servidores terceirizados;
  • planejamento de colaboradores.

Os serviços de organização, administração e gerenciamento em saúde podem ser feitos em diversos ambientes, como clínicas, hospitais, ambulatórios, consultórios, unidades básicas de saúde, maternidades, laboratórios de diagnóstico e análises clínica, farmácias, casas de repouso, casas de reabilitação, todos sendo públicos ou privados.

O que faz o gestor de negócios da saúde?

O gestor de negócios da saúde é o responsável especializado pelos sistemas, processos e serviços da área. Seus conhecimentos devem abranger, além do necessário para a profissão médica, ciências das áreas de administração, economia e saúde. Como qualquer outro gestor, o profissional que escolheu fazer a gestão de negócios em saúde precisa ter as seguintes competências:

  • liderança;
  • proatividade;
  • flexibilidade para adaptação;
  • pensamento analítico e estratégico.

Por que a gestão de negócios é importante?

Quando o assunto envolve a gestão de negócios da própria clínica, muitos médicos são resistentes ao assunto. Isso acontece pelo fato de acreditarem que foram formados para exercer a medicina de forma exclusiva, delegando a gestão para profissionais de outras áreas. Apesar de ser uma opção válida, muitos chegam a conclusão que nem tudo pode ser delegado na gestão de negócios. 

Quais habilidades importantes de um médico na gestão de negócios?

Em geral, é possível perceber em algum tempo que não basta administrar a clínica, é preciso apostar em ações que permitam desenvolver estratégias com visão a longo prazo, adequando-se às necessidades do momento. Confira a seguir, as habilidades mais importantes para o médico na gestão de negócios.

Capacidade de negociação

A negociação é uma habilidade a ser desenvolvida por profissionais de qualquer área que desejam prestar serviços de qualidade por preços justos, sendo importante para sua clínica na relação com outros profissionais de saúde, fornecedores e prestadores de serviço. Em diversos momentos, a capacidade de negociação será fundamental para reduzir perdas financeiras.

Capacidade de liderança

Liderar equipes pode ser um desafio, sendo essa tarefa bem-sucedida somente quando o gestor exercer a liderança com firmeza e de forma inspiradora. Um bom líder deve ser visto como referência positiva em sua organização, sabendo o momento certo para falar, delegar e também ouvir seus colaboradores.

Para que a gestão de negócios ocorra de forma tranquila, é importante priorizar uma comunicação transparente, sendo claro ao solicitar tarefas, pedidos, e permitindo manifestação de opiniões e pontos de vista, incentivando a autonomia do grupo.

Cursos de gestão de negócios que todo profissional da saúde deveria fazer

Investir em cursos é uma questão importante e necessária para que um médico consiga abrir seu próprio empreendimento com segurança e planejamento, tornando-se habilitado para realizar sua própria gestão de negócios. 

Adquirir esse tipo de conhecimento, muitas vezes não abordado durante a graduação, é essencial, pois, atualmente, os consumidores são pessoas com muito acesso a informação, que desejam obter serviços de saúde e atendimento de qualidade, personalizado, e de forma cômoda, como pela internet. Por isso, é preciso aprender a ter sucesso com a gestão de negócios de forma profissional e ética. Veja a seguir 7 cursos que podem ajudar nesse caminho.

1. Gestão de marketing médico

A maior parte dos profissionais da área médica está sempre trabalhando para conquistar mais pacientes. Se esse é seu caso, investir em gestão de marketing médico é uma das formas de obter sucesso nessa área.

Com a gestão de marketing, o profissional pode aumentar a visibilidade de seu negócio, tornando-o presente para seu público-alvo. Além disso, é possível garantir posicionamento e credibilidade, construindo uma relação de confiança com seus pacientes. Lembre-se que ter boas referências é a melhor forma de ganhar nova clientela.

Por fim, a fidelização está diretamente relacionada com o posicionamento de sua clínica e sua credibilidade. Um paciente que está satisfeito sempre volta, e indicará seus serviços para outras pessoas. Contudo, um atendimento humanizado, contribuindo para a criação e fortalecimento de vínculos com seu paciente, é fundamental em todos os casos. 

É preciso lembrar somente que, o Conselho Federal de Medicina (CFM) regula as ações de marketing na área médica. Por isso, consulte as restrições para publicidades antes de colocar em prática seus conteúdos e informativos.

2. Marketing e vendas

Assim como destacamos anteriormente, a importância do marketing médico é muito grande para a gestão de negócios do consultório ou instituição, elevando-se cada vez mais por suas características, comportamento e hábitos que formam o perfil atual dos pacientes.

Por esse motivo, um curso de marketing e vendas é uma excelente forma de capacitar o médico para lidar com questões primárias e essenciais de marketing pessoal, maneiras de gerar crescimento de receitas, e outras alternativas que contribuem diretamente com a elevação de médio a longo prazo, do sucesso de sua clínica.

3. Empreendedorismo

Outro curso importante para aprender mais sobre gestão de negócios é sobre empreendedorismo. Com o objetivo de desenvolver qualidades de um bom empreendedor para conquistar o sucesso, os fundamentos oferecidos e abordados nas aulas envolvem conceito sobre o empreendedorismo, finanças e mercado de trabalho. Com este curso, o médico estará ainda mais qualificado para conduzir consultórios, clínicas e negócios com maior solidez, prevenindo erros primários que podem comprometer o desenvolvimento.

4. Estratégia e planos de negócios

Com cursos voltados para estratégia e planos de negócios, o gestor responsável pela empresa poderá adquirir noções de empreendedorismo, aprendendo o que deve ser analisado antes mesmo de colocar os planos em prática, assim como a inauguração de sua clínica.

Uma ótima alternativa é inscrever-se em cursos que desenvolvam o conhecimento estratégico, para que os planos de negócio tenham como base as recomendações de especialistas ao empreendedores iniciantes.

5. Finanças

Supondo que o médico já tenha o conhecimento fornecido pelos cursos acima, é hora de aprofundar-se em disciplinas mais relevantes para a gestão de negócios. Cursos de finanças são maneiras do profissional adquirir conhecimentos que contribuem para suas ações como empreendedor. Esse aprendizado envolve conceitos da área como contabilidade, fluxo de caixa, gestão financeira e controle de gastos, essenciais para o sucesso do negócio.

6. Gestão de pessoas

Devemos lembrar que o médico responsável pela gestão de negócios de uma clínica será uma figura empreendedora e especialista em sua área de conhecimento, já que sua instituição conta com um quadro de colaboradores formado por profissionais que devem enxergá-lo como um líder. 

Dessa forma, o profissional deve exercer esse posto de maneira ética, conquistando o respeito de todos envolvidos. Cursos de gestão de pessoas são fundamentais para entender como se deve estabelecer boa comunicação entre os colaboradores, e acima de tudo, um relacionamento saudável.

7. Gestão de saúde

Por fim, cursos que envolvam a gestão de saúde trazem conhecimentos para capacitação o profissional sobre assuntos como políticas de saúde, estatísticas, promoção da saúde, saúde do trabalhador, administração financeira, economia em saúde, e outros fundamentais para o bom desenvolvimento da empresa e boa gestão de negócios.

Você pôde conhecer a importância da gestão de negócios para o sucesso e crescimento da empresa, assim como maneiras de aprender mais sobre o assunto. Continue sempre a se atualizar, garantindo melhor qualidade de gestão e atendimento para sua clínica ou consultório. 
Gostou de descobrir mais sobre a gestão de negócios e está pensando em especializar-se no ramo? Então, conheça nossos cursos!


Deixei sua mensagem aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *