fbpx

Blog

Gravidez e Covid-19: cuidados para pacientes e obstetras

gravidez e covid
Atendimento Médico

Gravidez e Covid-19: cuidados para pacientes e obstetras

Uma das grandes preocupações da área médica atualmente é a relação perigosa entre gravidez e Covid-19.

O tema da gravidez e Covid-19 gera, de fato, uma inquietação, e deve ser levado em consideração por toda a área científica.

Relação entre gravidez e Covid-19

Muitos estudos e pesquisas estão sendo feitos para determinar quais as implicações que a Covid-19 pode causar durante a gravidez. De acordo com os estudos mais recentes, as mulheres grávidas são consideradas grupo de risco para complicações.

O organismo da mulher grávida sofre modificações ao longo dos 3 trimestres de gestação. Todavia, dados indicam que há uma propensão maior de ocorrência de problemas especialmente no terceiro trimestre de gestação.

Algumas das alterações no organismo da mulher ocorrem nos seguintes sistemas:

  • Imunológico;
  • Cardiovascular;
  • Respiratório;
  • De coagulação do sangue.

Como o bebê possui metade da carga genética do pai, o organismo feminino entende que o feto é uma espécie de corpo estranho. Sendo assim, as transformações no corpo da mulher se dão por conta do crescimento do bebê.

Como o sistema imunológico, por exemplo, sofre alterações, o risco está no fato de as células de defesa poderem atacar o feto para proteger a mãe. Uma resposta imune indesejada pode ser ativada por conta desse fator biológico.

Outra questão é a respiração, a principal preocupação de quem contrai Covid-19, especialmente na forma grave. O sistema respiratório também é afetado durante a gestação, com o crescimento do útero, que passa a pressionar os órgãos do abdômen e o diafragma.

Não somente a Covid-19, bem como outras doenças infecciosas que afetam os pulmões geram preocupações consideráveis em grávidas.

Apesar de ser no terceiro trimestre que o organismo materno tem o pico de alterações, os cuidados não devem se restringir ao período.

De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, até mesmo nos primeiros meses de gestação as grávidas podem sofrer com consequências mais graves da doença. Segundo o Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19 (OOBr Covid-19), a realidade das mulheres grávidas no Brasil é dura.

Só em 2020, foram registrados 453 óbitos por Coronavírus em gestantes ou em mulheres que acabaram de dar à luz um filho. Os números representam uma elevada média semanal de 10,5 óbitos, no Brasil

Como deve ser o cuidado da paciente?

As recomendações quanto aos cuidados com gestantes e lactantes são as mesmas das demais pessoas. Distanciamento social, higienização das mãos, evitar contato das mãos com olhos, nariz e boca são as instruções básicas e obrigatórias.

Esses cuidados valem, inclusive, durante a relação médico-paciente, como no momento da consulta, por exemplo. Tanto o médico obstetra quanto a paciente devem manter distância segura durante a consulta, exceto em casos em que o profissional precise examinar a paciente.

A telemedicina e a teleconsulta podem ser dois aliados neste momento, para a segurança da mãe, do médico e do feto. Diversas consultas ao longo da gravidez podem ser feitas sem a necessidade de a paciente estar presente na clínica ou consultório.

Além disso, a mulher e o bebê correm menos risco de infecção quando não há a necessidade de deslocamento até o local de atendimento.

Os cuidados com o bebê

gravidez e covid

Apesar de os riscos para crianças serem menores que para pessoas adultas, é recomendável também o cuidado com recém-nascidos.

Desde a gestação até o nascimento, não é só a mãe que precisa receber os carinhos e os cuidados necessários. Gravidez e Covid-19 são uma preocupação também para o feto e para o recém-nascido, que devem receber atenção dos pais e do médico.

Em relação às mulheres que amamentam e que tenham contraído o Coronavírus, o alerta é para o cuidado com o bebê.

Algumas dicas para esse período de extrema importância, são:

  • Amamentar utilizando uma máscara; 
  • Trocar o acessório a cada duas horas; 
  • Tomar banho e lavar as mãos antes da amamentação; 
  • Fazer a higiene dos seios antes de amamentar; 
  • Prender os cabelos;
  • Não deixar de amamentar mesmo estando com Covid-19.

Esta última recomendação deve ser levada em consideração de maneira muito especial, já que a amamentação é fundamental para o desenvolvimento da criança.

Além disso, especialistas afirmam que a probabilidade de a mãe transferir o vírus para o filho por vias respiratórias é muito maior que pelo leite materno.

A revista JAMA Pediatrics publicou um estudo que demonstrou que bebês podem receber os anticorpos de suas mães. Caso a mulher já tenha sido infectada com o vírus, os anticorpos protetores contra a Covid-19 podem ser transmitidos ao feto. 

Outro aspecto fundamental a se destacar é a vacinação, que protege a mãe, e traz mais segurança ao bebê. O potencial de mortes e casos graves diminui muito com a proteção vacinal.

Então, mãe e criança podem ter uma convivência saudável logo nos primeiros dias de vida do bebê.

A vacinação de mulheres grávidas contra o coronavírus é uma das principais ferramentas para trazer tranquilidade para ela. Além de todo o período gestacional, o parto também precisa ocorrer com segurança e conforto para a mãe.

E, como gravidez e Covid-19 não combinam, a vacina contra a doença pode trazer essas paz e serenidade tão necessárias para a mãe.

A relação médico-paciente

A harmonia entre o médico e o paciente precisa estar afinada em todo e qualquer cenário, não apenas em casos de coronavírus.

É fundamental que haja um relacionamento aberto, franco e transparente, pavimentado de ética, respeito e cuidado. Independentemente de qual seja o diagnóstico, o profissional de saúde precisa garantir o cuidado para com o paciente.

Entretanto, por inúmeras razões, há motivos suficientes para que muitas pessoas sintam-se temerosas quanto à sua saúde ao testarem positivo para Covid-19. Especialmente durante a gravidez, onde muitas transformações naturalmente ocorrem no corpo, na mente e nas emoções da mulher.

Sendo assim, é importante que o médico tenha uma comunicação aberta e clara, porém tranquila e controlada com a paciente.

As informações devem ser repassadas a ela e a seus familiares com serenidade e segurança, demonstrando a total preocupação do profissional para com ela. Desta forma, o médico pode ajudar sua paciente a lidar com seus medos neste momento especial da vida.

Também são importantes o apoio e o suporte à mulher e sua família, demonstrando que, ao seguir os protocolos de segurança, os riscos de contágio são diminuídos.

Além disso, o próprio médico deve estar atento às recomendações de segurança, primeiramente pela sua saúde, mas também para trazer tranquilidade à paciente.

As medidas de segurança devem ser respeitadas não apenas pela gestante, mas também pelo médico obstetra e por toda a equipe que o acompanha. É recomendado o uso de máscaras, roupas especiais e demais equipamentos que protegem a sua própria saúde, e também a saúde da mulher.

Isso gera confiança e segurança à mãe, já que a atitude comprova o respeito, o cuidado e o carinho que o profissional tem por ela.

É também de fundamental importância que o médico esteja sempre atualizado com o tema gravidez e Covid-19. Como o coronavírus é um assunto recente, ainda não existe uma literatura extremamente vasta.

Entretanto, muitos estudos e pesquisas estão sendo realizados para identificar as consequências da relação gravidez e Covid-19. E os estudos se dão, inclusive, no sentido de descobrir quais os possíveis problemas que a gestação pode sofrer durante uma infecção pelo vírus.

Mesmo se tratando de um vírus novo, o Sars-Cov-2 está provocando a morte e causando sequelas em muitas grávidas. Portanto, a informação certa e o aprimoramento do conhecimento sobre o assunto gravidez e Covid-19 são essenciais.

Cursos e aulas de atualização são recomendados para médicos obstetras e demais profissionais da saúde.

Curso sobre gravidez e covid da Mediflix

Se você gostou das informações e dicas sobre gravidez e Covid-19, venha saber mais sobre o tema no curso sobre Covid-19 e gravidez. Nele, você encontra muitas informações sobre o assunto, além de dicas importantes acerca do cuidado e do manejo com as pacientes.

As aulas são ministradas pelo Dr. Sang Cha, um dos mais renomados profissionais da área. Ele é graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e tem doutorado em Obstetrícia e Ginecologia, pela mesma universidade,

Dr. Sang Cha também possui também aperfeiçoamento em Departament of Obstetrics and Gynecology pela Mcgill University. 

Atualmente, é diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Fetal, e membro da comissão da Federação Brasileira da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia.

O curso sobre gravidez e Covid-19 fala das consequências do coronavírus sobre a gravidez, trazendo com alguns aspectos gerais a respeito da Covid-19. Ao final da aula, o professor apresenta aspectos específicos a respeito da gestação como um todo, e da saúde da mulher.

Ele é destinado a ginecologistas e obstetras, infectologistas e residentes de Ginecologia e Obstetrícia e de Infectologia.

O curso sobre gravidez e Covid-19 já está disponível na plataforma da Mediflix. Acesse agora mesmo nosso site, e faça a sua inscrição.

Comment (1)

  1. […] especialmente aqueles que estão mais expostos ao risco. Mais uma vez citamos a pandemia de Covid-19, que colocou em risco milhares de profissionais. Estes tinham sob sua responsabilidade cuidar de […]

Deixe sua mensagem aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado.