Blog

Reduza custos em sua clínica com laudos à distância

shutterstock_505244407
Finanças para Médicos Gestão de Clínica Médica Tecnologia Telemedicina

Reduza custos em sua clínica com laudos à distância

A realização de exames e entrega de laudos nem sempre foi uma tarefa fácil. Entre suas etapas, o custo e a demora para a realização eram elevados. Contudo, com o auxílio da telemedicina os laudos à distância têm sido para profissionais e pacientes uma forma segura, econômica e eficaz, otimizando o trabalho e poupando gastos. 

A possibilidade do acesso à distância contribui também para maior rapidez no diagnóstico, diminuindo a espera para iniciar o tratamento indicado e, consequentemente, melhorando a resposta e aumento das chances do paciente. 

A seguir, você poderá conhecer um pouco mais sobre os laudos à distância, além de compreender como eles podem contribuir para a redução de custos na sua clínica ou consultório. Continue a leitura e confira!

A telemedicina e os laudos à distância

A telemedicina é o recurso tecnológico e de comunicação que foi idealizado com o objetivo de melhorar o atendimento médico e a saúde do paciente, possibilitando que os profissionais troquem informações, pareceres e opiniões à distância. 

Além de apresentar vantagens na assistência aos pacientes que precisam de atendimento remoto, principalmente aqueles com dificuldades de locomoção como idosos, gestantes e pacientes crônicos, a telemedicina auxilia na parte diagnóstica, como a possibilidade da realização de exames e laudos à distância, permitindo a análise de resultados quase de forma simultânea, bastando apenas acesso à internet.

Utilizada em diagnósticos, exames e laudos à distância, a telemedicina viabiliza o recebimento de análises em estabelecimentos do setor da saúde, contando com especialistas de áreas médicas específicas.

A telemedicina e os laudos à distância já são uma realidade, trazendo qualidade de vida, saúde e atendimento médico em regiões afastadas nas quais profissionais muitas vezes não estão presentes para atender a população, beneficiando essas regiões que muitas vezes sofrem sem o investimento público.

Laudos à distância

Viabilizados pela telemedicina, os laudos à distância, assim como as avaliações remotas de exames, têm feito grande diferença na saúde não só no Brasil, como no mundo todo. Contribuindo para a prevenção, monitoramento, diagnóstico e tratamento de doenças, os laudos feitos de forma remota possibilitam que áreas remotas tenham acesso à especialidades médicas.

Também conhecidos por laudos online, os laudos à distância podem ser definidos como documentos em forma de arquivos digitais, entregues via internet por meio de plataformas ou portais de telemedicina. 

Seu processo é iniciado quando um médico compartilha um exame e seus registros realizados nestes portais. Em seguida, os exames são interpretados por especialistas que estão logados nestes locais, dedicando-se exclusivamente a esse tipo de trabalho, o que permite a liberação de laudos médicos precisos em poucos minutos.

O uso de laudo à distância diminui o tempo de espera para a conclusão deste exame, possibilitando que o tratamento seja iniciado de forma mais rápida, fator que contribui para o prognóstico do paciente.

Para que serve o laudo à distância?

Essa espécie de relatório liberado por um especialista responsável pela análise online do exame serve para diagnosticar tudo o que foi visualizado em arquivos enviados por meio da plataforma de telemedicina.

Correspondendo ao resultado do exames de diagnóstico, o laudo à distância deve conter informações sobre o paciente, o médico solicitante, o estabelecimento em que o teste foi realizado, as técnicas que foram utilizadas, os achados, e por fim, a conclusão. 

Com dados e exames que pode ser feitos de forma gráfica ou em imagens digitais, a qualidade é a mesma dos que são realizados de forma presencial.

Sejam impressos por médicos ou digitais, os laudos só podem ser elaborados por especialistas, visto que esses são os profissionais que possuem capacitação técnica necessária para descrever as condições do órgão ou área analisada, auxiliando o médico solicitante em seu diagnóstico.

O laudo à distância ainda é útil para o acompanhamento na eficácia de tratamentos e rastreamentos de patologias com alta incidência, como por exemplo, o câncer de mama em mulheres com idade superior a 50 anos.

Como funciona o laudo à distância?

Produzido e emitido pela internet, durante muito tempo o laudo à distância foi visto com certo receio por profissionais devido à insegurança na rede, possíveis chances de invasão e alterações em diagnósticos. 

Entretanto, esse cenário começou a mudar com o desenvolvimento e uso de plataformas de telemedicina, empregando mecanismos de segurança com criptografia e certificações que garantem o sigilo entre médico-paciente.

Para que seja emitido o laudo à distância, o exame deve ser realizado com equipamento digital, permitindo que o médico que realizou o exame possa enviá-lo pela internet para um especialista na plataforma que será responsável pela análise do teste. Toda essa troca de informações é realizada de forma criptografada e, ao elaborar o laudo, o profissional assina a conclusão digitalmente, evitando fraudes.

Vantagens do laudo à distância

O laudo à distância gera inúmeros benefícios, sejam eles para o profissional requisitante, o especialista que irá emiti-lo, ou para o paciente. A seguir, separamos as principais vantagens que o laudo à distância apresenta.

Agilidade de entrega

Adotando a utilização de laudos à distância por meio da telemedicina, os gestores de clínicas e consultórios não têm como preocupação o desenvolvimento de uma equipe completa de médicos especialistas que estejam disponíveis em tempo integral para o desenvolvimento de laudos. Atualmente, empresas modernas oferecem uma equipe altamente qualificada para que o laudo à distância seja realizado com qualidade e rapidez. 

Por meio do recurso de conexão direta com aparelhos de exames médicos, não é necessário o upload ou digitação manual, motivo que torna esse processo menos suscetível a falhas humanas, além de ágil.

Dessa forma, os exames são enviados de maneira automática dos aparelhos para qualquer região do país com suporte médico disponível em tempo real. Em no máximo 24 horas o laudo retorna, entretanto, o tempo pode ser reduzido para até uma hora em casos de emergência. Dessa maneira, o tempo de espera para atendimento diminui, visto que o profissional responsável por laudar o exame não é o mesmo que precisará liberar seu resultado. 

Feitos com rapidez e precisão, os laudos à distância podem ser entregues para o paciente, graças à telemedicina, facilitando o processo e permitindo que o mesmo marque uma nova consulta com seu médico o mais rápido possível.

Qualidade na avaliação

As clínicas devem ter a sua disposição uma equipe de profissionais especialistas para laudar diferentes tipos de exames, como ECG, tomografia, espirometria, radiografia, acuidade visual, ressonância magnética, e outros. 

Mesmo remotamente, a empresa de telemedicina também é capaz de alertar clínicas, consultórios médicos e hospitais caso algum dos exames tenha sido realizado de forma incorreta, evitando assim, a necessidade de re-convocar o paciente para sua realização.

Alguns sistemas utilizam inteligência artificial para auxiliar os médicos na identificação de possíveis alterações no exame, garantindo maior precisão e seguindo padrões estabelecidos por convenções da medicina, embasamento em comparativos dos exames e também pelo histórico do paciente.

Redução de custo

A necessidade de contratar diferentes especialistas para laudar exames é um custo que pode ser evitado com laudos à distância. Estes serviços de telemedicina são essenciais para reduzir gastos com contratações. Atribuindo economia em materiais, espaço físico e armazenamento, o laudo à distância elimina gastos na folha de pagamento, assim como férias, folgas, e afastamentos.

Além disso, existe a possibilidade do pagamento ser apenas por laudos emitidos conforme a demanda de pacientes diários. Assim, pode-se mensurar os pedidos por determinada especialidade, sabendo quais serão os exames mais solicitados. 

Por terem conhecimentos compartilhados para fora de suas próprias instituições com facilidade, médicos podem ainda oferecer a colegas e seus pacientes valores mais acessíveis.

Armazenamento facilitado

A impressão tradicional de documentos para paciente, como resultados, imagens de exames e laudos, geram custos, além da necessidade de utilização de espaço físico específico para armazenamento de cópias nas instituições. Essa é outra vantagem dos laudos à distância. 

Ao salvar os laudos na nuvem, ou seja, na internet, o risco de perda ou dano à esses documentos é reduzido, tornando mais fácil e rápido sua organização e pesquisa, além da praticidade oferecida à colaboradores e pacientes. A prática permite que laudos, dados, e testes diagnósticos sejam arquivados em espaços seguros e restritos, por meio de plataformas e portais com tempo mínimo de 20 anos. 

Dessa forma, documentos médicos ficam protegidos das ações do tempo e danos causados por manuseio incorreto, sendo acessados de forma fácil e rápida. Arquivando documentos na nuvem (internet), a necessidade de manter locais físicos para armazenamento é eliminada, dispensando também gastos que seriam usados para impressão, revelação e manutenção.

Segurança das informações

Os laudos à distância oferecem ainda a segurança de serem armazenados em uma plataforma online, cumprindo a legislação que determina a proteção dos dados de acordo com a Resolução RDC/ANVISA nº302, assim como resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), sendo o acesso destes documentos permitido somente à pessoas autorizadas.

Integração

Entre as vantagens do laudo à distância, está a integração com outras tecnologias e softwares. Dados do paciente podem ser integrados e acessados de forma simultânea, como o prontuário eletrônico, criando um histórico digital para facilitar e ampliar as possibilidades de um diagnóstico.

O arquivo eletrônico, diferente da versão impressa, ainda pode ser acessado simultaneamente por múltiplos usuários, permitindo a análise de resultados por diferentes médicos, fator que aumenta a precisão do diagnóstico.

Melhora do atendimento ao paciente

A interpretação de exames é uma das tarefas de médicos especialistas que podem ocupar boa parte de sua jornada de trabalho. Por esse motivo, delegar tais atividades a outros especialistas em empresas de telemedicina permite que o médico disponha de mais tempo para atendimento de seus pacientes e gestão da saúde

Adotando o laudo à distância, a clínica ou consultório terá ainda ganhos na qualidade do atendimento à seus pacientes. Com agilidade nos processos, a tecnologia permite que os profissionais possam focar em um atendimento mais humanizado. A otimização do tempo permite melhorias também no planejamento estratégico e de relacionamento com equipe e parceiros. 

Facilidade para atendimento

Muitas vezes a distância percorrida para uma consulta médica pode consumir boa parte, senão todo o dia do paciente, implicando em maior risco de vida assim como custos elevados. 

Para pais com crianças pequenas, idosos e pacientes crônicos, uma viagem para ser atendido por um especialista distante pode obrigá-los a perder o dia todo, comprometendo até mesmo a renda familiar com faltas no trabalho. A facilidade do laudo à distância contribui também em situações como essas, permitindo que o paciente tenha o resultado de seu exame com rapidez e sem precisar realizar grandes deslocamentos.

O futuro do laudo à distância pela telemedicina

Por meio da tecnologia, serviços de saúde remotos estão se tornando cada dia mais comuns para organizações de saúde de todo o mundo. No entanto, a rapidez dos países em adotar as tecnologias de telemedicina é variável. 

No Brasil, uma nova lei de nº 13.989/20 foi publicada em 16/04/2020 no Diário Oficial da União, autorizando o uso da Telemedicina enquanto durar a crise ocasionada pelo Novo Coronavírus, sendo obrigação do médico informar ao paciente todas as limitações sobre seu uso, além de seguir os mesmo padrões normativos e éticos de atendimento presencial para as teleconsultas, incluindo o valor cobrado. Contudo, a adoção do laudo à distância é uma realidade que veio para ficar no país, se popularizando dia após dia.

Diminuir o laudo impresso vale a pena?

Ainda que sejam inúmeras as vantagens apresentadas acima acerca da utilização dos laudos à distância, dúvidas sempre podem surgir em relação a real necessidade de diminuir os procedimentos realizados de forma presencial.

Além da necessidade de diversos materiais para a impressão de um exame de imagem ou laudo, como papel, tinta, plástico e acetato, gastos com mão de obra, manutenção e energia elétrica também devem ser considerados. Ao contrário do laudo à distância, o laudo presencial é ainda demorado e custoso, com diversos pontos que devem ser considerados, entre eles:

  • diagnósticos impressos levam em média 15 dias para serem feitos, após o exame ser realizado;
  • muitas vezes não há especialistas na instituição para laudar o exame no momento em que foi feitos;
  • são inúmeras as especialidades que utilizam recursos como exames em que os laudos são necessários, aumentando o custo para a variedade.

Motivos para implantar o laudo à distância na sua clínica

Anteriormente, mencionamos algumas vantagens que os laudos à distância podem apresentar para quem utiliza este tipo de serviço. Agora, você vai acompanhar 5 motivos pelos quais a implementação deste recurso vale a pena, seja em uma clínica, consultório ou hospital.

Possibilidade de oferecer maior quantidade de exames

O apoio de especialistas da empresa de telemedicina pode ser a questão que faltava para expandir a quantidade e tipos de exames ofertados em sua clínica. Esse suporte libera especialistas in loco para mais atendimentos, permitindo que testes diagnósticos simples possam fazer parte do portfólio do consultório, ainda que não tenha um especialista local para interpretá-los.

Menor custo por exame

Mais uma vez devemos ressaltar que, manter um quadro completo de especialistas e equipamentos para realizar exames pode ser caro, encarecendo também as despesas totais com os testes. Por esse motivo, adotar o uso de laudos à distância diminui gastos com equipe, deixando parte do trabalho para especialistas, sendo essa uma solução inteligente para a redução de custo total.

Aumento da agilidade na emissão de laudos

Algumas empresas de telemedicina viabilizam processos que tornam a emissão dos laudos bastante ágil, sendo a transmissão de registros compartilhada instantaneamente e avaliada de forma rápida por profissionais que estão logados no sistema a razão. Uma dinâmica como essa resulta em pacientes e familiares satisfeitos, visto que poderão receber seus resultados de exames em menos de 24 horas.

Aumento da oferta de serviços e áreas de atendimento

Os laudos à distância além de expandirem os tipos de exames oferecidos, podem ampliar a área de atendimento da clínica. Para um consultório que iniciou seu atendimento oferecendo testes em uma única especialidade, como neurologia, poder oferecer serviços também em cardiologia e outras áreas é uma forma de aumentar o público atingido.

Laudos de pacientes ficam armazenados de forma segura

Visto anteriormente como uma das grandes vantagens, o armazenamento seguro das informações é um dos fortes diferenciais que fazem dos laudos à distância mais atrativos. Isso porque, de início, havia muita desconfiança por parte dos profissionais que apresentavam dúvidas se tais dados não ficariam mais facilmente expostos e sujeitos a fraude. 

Entretanto, o cenário mudou profundamente. A partir da implementação de diversas barreiras de segurança, como criptografia e acesso restrito aos portais, o formato digital dos resultados de exames e laudos tiveram sua preservação garantida, não só de fraudes, mas também da deterioração pelo tempo e manuseio. Dessa forma, a combinação de arquivos digitais e plataformas conferem segurança na utilização e armazenamento na nuvem.

Você pôde conferir como a emissão de laudos à distância ajuda não só na redução de custos para sua clínica, como também na otimização de tempo, qualidade de avaliação, agilidade de entrega, facilidade de atendimento entre outros benefícios. 


Que tal continuar mantendo-se informado sobre os avanços tecnológicos na área? Veja também como profissionais da saúde podem utilizar assinaturas digitais!

Comment (1)

  1. […] Imagine que, ao realizar a análise financeira do mês anterior de sua clínica médica, o médico notou que o consumo de documentos para a impressão de prontuários teve um grande aumentos. Por meio desse dado, é possível que o profissional mostre soluções com redução de custos.  […]

Deixei sua mensagem aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *