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6 ações de marketing digital para médicos que seu consultório pode ter

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Marketing Médico

6 ações de marketing digital para médicos que seu consultório pode ter

O marketing digital para médicos é o conjunto de atividades cujo objetivo é atrair novos pacientes, fidelizar os atuais por meio de relacionamentos e desenvolver sua identidade profissional.

Na atualidade, o marketing offline, ou tradicional, já não é mais o suficiente para obter os resultados mencionados acima. O mundo mudou e muda constantemente, portanto, você deve acompanhar as tendências de sua área.

O marketing digital para médicos está em alta e faz toda diferença na hora de atrair e reter pacientes. Por isso, separamos seis ações para implementar em seu consultório. Antes delas, vamos entender melhor o assunto!

A importância do marketing digital

Para saber qual é o nível de importância do marketing digital, basta saber que se trata de uma das principais maneiras de se comunicar com o público — de maneira objetiva, personalizada e no momento adequado. 

O marketing, de modo geral, tem um pai. Philip Kotler o conceitua como “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

A questão é que o modo de colocar o marketing em prática sofre mudanças constantemente, por isso ele é adequado ao contexto atual. E como as pessoas se comunicam e se relacionam? Por meio da Internet.

Pois é, o Marketing Digital é, portanto, a maneira de fazer e conceituar o marketing na atualidade. Ele reúne todos os esforços no ambiente online.

Sendo assim, esse tipo de marketing utiliza canais e ferramentas digitais para solucionar os problemas e desejos dos atuais e potenciais pacientes.

É como se fosse um processo social, um relacionamento no qual se encontram duas pessoas com interesses em comum. De um lado alguém tem a necessidade, enquanto do outro a pessoa oferece a solução.

7 ações de marketing digital para médicos

Agora que você já sabe o que é e como funciona o marketing digital, vamos falar especificamente do marketing digital para médicos. Pois é, ele existe e é importante que você o domine. Aqui estão 7 ações para implementar em seu consultório:

  1. Tenha presença digital

A primeira ação de marketing digital para médicos é básica: para colocá-la em prática, você precisa estar nesse ambiente virtual.  

Esteja nas redes sociais, pois elas fazem parte da vida de todos, inclusive a sua. No entanto, conheça-as antes de decidir por quais escolher.

A dica é entender onde os seus pacientes estão, para transformar esses espaços em canais que propagam suas mensagens.  Que tal uma ferramenta como um canal que te permite se fazer presente na vida do seu público?

Quando o assunto é saúde, as pessoas costumam ter muitas dúvidas e, consequentemente, buscar soluções. Observe quais redes sociais podem ser interessantes nesse sentido.

  1. Prepare um site profissional e responsivo

O site é uma ferramenta essencial em qualquer estratégia de marketing digital para médicos. Ele serve como referência para o seu trabalho e se conecta a diversos outros canais, como as redes sociais.

Informações detalhadas encontram no site um espaço para serem compartilhadas. Por meio dele, seus pacientes têm como se informar ao máximo sobre o seu trabalho.

O site do seu consultório, portanto, precisa ter algumas características para ser considerado profissional. As principais:

  • Atrativo;
  • Textos objetivos e bem escritos;
  • Imagens de qualidade;
  • Navegação intuitiva.

Outra característica essencial, que deixamos de fora da lista acima propositalmente, é o fato de o site ter que ser responsivo. Trata-se de o formato dele ser adaptável a diferentes tipos de tela, dos smartphones aos notebooks.

Um bom profissional que desenvolve sites consegue deixar o seu assim. Essa característica faz com que o site seja acessado a partir de qualquer dispositivo, sem prejudicar sua visualização e navegação.

Mais um ponto de destaque: mantenha seu site atualizado, sempre com informações importantes e interessantes. É fundamental que os pacientes encontrem rapidamente o que estão procurando.

Essas características farão com que o site do seu consultório tenha uma posição mais favorável em buscadores como o Google. Isso permite que seja visto pelos atuais e potenciais pacientes logo nos primeiros resultados.

  1. Invista em técnicas de SEO

Aproveitando o gancho do tópico anterior, o Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas que fazem com que seu site seja indexado no Google. Em outras palavras, possibilitam que ele seja encontrado facilmente pelos motores de busca. E quais são essas técnicas?

Você encontra diversas técnicas de SEO, dentre elas:

  • Analisar e planejar palavras-chave, que são os termos que os pacientes buscam no Google;
  • Estudar como é o comportamento do visitante do seu site nesse ambiente;
  • Garantir que o site tenha boa usabilidade, seja intuitivo de navegar;
  • Ter um endereço amigável, fácil de digitar;
  • Dar atenção à qualidade do conteúdo;
  • Mensurar resultados e promover melhorias constantes.

Essas técnicas demonstram que um site profissional não é aquele que se resume à beleza, pois necessita de um conjunto de características que o deixam em destaque em relação aos demais.

  1. Capriche na produção de conteúdo

O ambiente digital se tornou abrigo de diversas fontes de informação. Quando necessitam entender algum assunto, as pessoas buscam essas fontes na Internet. Por isso, é importante criar conteúdo de qualidade.

Aliás, essa questão do conteúdo de qualidade vai além do simples ato de informar. Além de informar bem, você pode reforçar sua imagem como autoridade na área, pois torna-se referência.

Outro ponto é que conteúdos interessantes, capazes de informar bem e feitos com as técnicas de SEO que listamos anteriormente, fazem com que o seu site seja visto pelo Google como autoridade no assunto. Desse modo, é ranqueado em posições mais privilegiadas, com mais visibilidade.

E se você se colocar no lugar do paciente, é exatamente esse o caminho feito para encontrar conteúdo: as buscas são realizadas no Google e os resultados direcionam para páginas com a “solução” para o problema. 

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É nesse sentido que há a possibilidade de interesse pelos serviços prestados.

A produção de conteúdo ajuda a conquistar novos pacientes e fidelizar os atuais, pois passa a nutri-los com informações de qualidade — importantes até para a promoção da saúde e do bem-estar das pessoas. 

  1. Crie e alimente seu blog

Onde publicar artigos, infográficos e outros conteúdos ricos em informação? Em um blog! E se você acha que esse tipo de página está em desuso, enganou-se. Aqui está você, médico, em um artigo de blog.

Essa página, que pode ser personalizada de acordo com as suas necessidades, é dinâmica e deve ser atualizada constantemente. Funciona muito bem como canal para compartilhar conteúdo relevante.

No marketing digital para médicos, os conteúdos de blog podem focar nas dúvidas dos pacientes, divulgação de novos procedimentos, estudos, tendências e novidades de sua área. 

  1. Fique atento às regras do CFM

O Conselho Federal de Medicina (CFM) possui regras de publicidade, que compreendem as ações de marketing digital para médicos. Elas devem ser respeitadas por todos.

Destacamos as principais:

  • Não anunciar especialidade que você não possui;
  • Não promover, divulgar ou envolver seu nome em propaganda enganosa;
  • Não divulgar aparelhos e preços com o objetivo de atrair novos pacientes;
  • Não exibir fotos de pacientes;
  • Não compartilhar informações sensacionalistas, capazes de desestabilizar a sociedade;
  • Não prescrever ou consultar paciente por redes sociais.

É importante, antes de mergulhar nas possibilidades de marketing digital para médicos, conferir o manual de publicidade do CFM e conhecer cada norma de forma aprofundada.

Aliás, o Conselho Federal de Medicina iniciou, no primeiro semestre de 2021, uma série de webinars para debater mudanças nessas regras.

A Comissão Nacional de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame), no primeiro webinar, falou sobre marketing e promessas de resultados na Medicina. Além disso, abordou a guerra de marketing entre as categorias médicas e a responsabilidade civil do médico.

Note que o assunto marketing digital para médicos é duplamente importante, pois envolve o crescimento da sua carreira, mas requer atenção por causa das regras do Conselho Federal de Medicina.

Fazendo escolhas inteligentes, dentro da legislação, é possível fortalecer sua presença na web e até se tornar autoridade no ambiente digital. O resultado é um impacto positivo em sua imagem, relacionamento com pacientes e no fluxo de pessoas em seu consultório.

Você, melhor do que ninguém, sabe que sua rotina não permite uma imersão profunda demais no assunto. Sendo assim, é fundamental contar com parceiros bem preparados, capazes de desenvolver sua imagem na Internet.

Lembre-se de que o marketing digital para médicos é composto por ferramentas capazes de alavancar seu nome, transmitir ainda mais credibilidade e permitir seu crescimento na área. Para saber como ser um profissional de destaque nas áreas da saúde, leia outros artigos em nosso blog, que estão na editoria Carreira Médica.

Comment (1)

  1. Antonio José Corrêa Rozas

    Acredito na Medicina ética, evoluída, e aliada à boa tecnologia, porém, sempre voltada para o Paciente(com ótimo relacionamento médico-paciente).

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