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Marketing para médicos: aprenda a divulgar seu consultório

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Marketing para médicos: aprenda a divulgar seu consultório

Com a pandemia do coronavírus, milhares de pessoas tiveram uma forma de contato com algum profissional de saúde durante o ano de 2020 — e isso se estenderá ao longo de 2021. Portanto, ao usar estratégias eficazes de marketing para médicos, você pode alcançar e aumentar o número de novos pacientes, além de fidelizar os atuais.

Um “novo normal” para a saúde

Manter uma clientela estável de pacientes novos e antigos o ajuda a desenvolver o respeito dentro da comunidade, não é verdade?

Pois bem, a relação entre médico e paciente é uma das relações mais antigas da sociedade. Pacientes desejam ter confiança em seu médico, e claro, ainda mais em tempos de pandemia global. 

No entanto, sabemos que uma grande porcentagem de novos pacientes são geralmente encaminhados por indicações e, outros, vem através do marketing estratégico.

Na verdade, existem dezenas de estratégias de marketing que você pode implementar, ainda mais quando se trata de marketing para médicos. Por isso, é preciso construir um plano abrangente que se concentre em atrair e reter pacientes. 

Entendendo das necessidades dos pacientes

Compreendendo as necessidades e expectativas, você pode elaborar seu plano de marketing corretamente. Lembre-se de que ninguém opta por uma cirurgia ou procedimento médico por escolha própria. Eles, na verdade, têm sua escolha pela decisão mediante a forma como são tratados, como a clínica é vista e quais são as autoridades no assunto na região.

O marketing para médicos não é uma despesa: é um investimento

O marketing para médicos é crucial para alimentar qualquer modelo de negócios. Portanto, ele deve começar com um plano bem detalhado, baseado em estratégias e táticas. Inclua listas de ações que o ajudarão a atingir os objetivos. 

Por exemplo, implementar uma estratégia de marketing de vídeo pela TV é uma ótima iniciativa. Você sabia que o conteúdo de vídeo responde a 80% de todo o tráfego online dos anos mais recentes? 

Pode ser uma chamada em programas de notícias locais, ou fortalecer (se você tiver) seu canal do YouTube. Aliás, esta rede social, é o segundo maior mecanismo de pesquisa depois do Google. 

Portanto, seu consultório médico não pode se dar ao luxo de ignorar a força do vídeo em sua estratégia. O marketing para médicos têm mais impacto com conteúdo visual do que somente com texto. 

Por isso, usar o vídeo também ajuda a melhorar a classificação do seu site, blog e rede social nos mecanismos de pesquisa.

Aqui estão mais algumas ideias de marketing que você pode implementar em sua prática, além das que já descrevemos em outro artigo nosso — Quanto Investir Em Marketing Médico Para Obter Mais Resultados?

  • Fotografe, filme ou escreva depoimentos de pacientes;
  • Produza conteúdos convidativos ou vídeos de boas-vindas de seu consultório;
  • Produza conteúdo de visão geral dos procedimentos e tratamentos que oferece;
  • Poste mensagens de perguntas frequentes;
  • Incentive os pacientes a deixarem avaliações;
  • Liste sua prática em diretórios de negócios online.

Quando se trata de colocar sua clínica nas mídias, as avaliações sempre serão críticas. Isso se deve porque a saúde é um tema muito delicado e complexo. No entanto, a maioria dos pacientes considera sempre ler avaliações online quando procuram um novo especialista. 

São as avaliações positivas que farão com que os pacientes confiem na sua clínica. Desta forma, incentive seus pacientes recorrentes a deixar comentários sobre a sua prática, sua equipe e seus serviços.

Compartilhar conteúdos úteis de fácil compreensão nas redes sociais também ajuda a manter seu público envolvido. Além disso, pode ser uma ótima maneira de otimizar seu público-alvo.

No entanto, cuidado: nem todas as plataformas de mídia social são iguais. Portanto, reserve um tempo e avalie a melhor plataforma para suas campanhas de marketing.

Também demonstrar sua experiência em fóruns públicos pode ser uma maneira eficaz de aumentar o interesse em seu consultório. Entre em contato com empresas de comunicação e mídia local (televisiva, impressa e rádio) para agendar alguma entrevista ocasional.

Você pode responder a perguntas sobre cuidados de saúde e sua especialidade. Lembre-se: estamos em pandemia global e a saúde nunca esteve tão em alta!

Invista em telemedicina

Tenha agendamento e faturamento online. Os aplicativos de saúde estão fazendo sucesso, e quem é paciente sempre deseja que seus médicos se aproximem e interajam, seja por e-mail ou WhatsApp. 

O marketing por e-mail é uma das formas mais eficazes de divulgar sua prática e obter um retorno: baixo custo, fácil de personalizar e de implementar. 

Você pode ainda incentivar seus pacientes a se inscreverem nos seus boletins, onde compartilha notícias de sua prática, descontos e informações importantes.

No marketing para médicos, os pacientes não são estranhos ao negócio: eles são o negócio.

Os profissionais que já estão nesse mercado entendem que estar focado na experiência do paciente, é ter uma compreensão profunda das suas necessidades e desejos.

Por isso, compreender que um relacionamento conectado faz parte da experiência e satisfação do paciente. Neste sentido, o marketing para médicos pode manter essa aproximação quando são alcançadas essas metas.

Ações de parcerias com outras clínicas 

Pense em ações que ofereçam serviços complementares ou serviços expandidos. Ou você pode aumentar os serviços que seu consultório médico oferece atualmente para se diferenciar de outros consultórios médicos locais ou trabalhar em parceria. 

Um exemplo do primeiro caso: se você não tiver certeza de quais serviços adicionais consegue oferecer, peça ideias aos seus pacientes por meio de uma pesquisa. Alguns serviços adicionais que você pode oferecer incluem: 

  • Horários estendidos; 
  • Cuidados temporários; 
  • Exames externos para outras empresas;
  • Programas de vacinação; 
  • Serviços de prevenção precoce. 

No segundo caso, a colaboração é uma ótima maneira de ganhar impulso. Trabalhando com outras empresas locais e, quem sabe, até mesmo com seus concorrentes, há vantagens que são levadas em consideração.

Aqui estão algumas ideias de parcerias com outras empresas locais:

  • Encontrando profissionais que trabalham em outras clínicas;
  • Espaços que oferecem serviços que você não possui;
  • Parceria com fornecedores de produtos;
  • Promoção cruzada através de cupons e ofertas junto com outros profissionais e fornecedores;
  • Patrocinar eventos locais, como reuniões comunitárias, arrecadação de fundos sem fins lucrativos, equipes médicas do setor;
  • Comercializar seus serviços em ações específicas, como por exemplo, um spa de saúde, ou criando um guia de tendências de saúde e bem-estar.

Essas são formas inteligentes de co-marketing na saúde onde você pode investir.

Além disso, experimente usar mídias públicas, como: 

  • Pequenos banners, acima de placas de logradouros, em calçadões, shoppings e outros locais de bastante movimento; 
  • Mídias de elevadores (residenciais ou comerciais), principalmente próximos à sua clínica;
  • Trocar postagens ou artigos de blog para o site de outra empresa local, aumentando a conscientização sobre sua clínica. 

Marketing para médicos: um novo desafio

Hoje, os profissionais da saúde estão começando a ficar mais sensíveis ao poder de persuasão dos meios de comunicação de massa e das tecnologias. Na verdade, a saúde teve a tarefa desafiadora de usar a mídia para influenciar as novas práticas de saúde. 

Essas questões se tornaram especialmente acentuadas na atual crise. Por isso, o marketing para médicos deve se adequar com rapidez e eficácia na adoção de ações bem pensadas.

Marketing para Médicos

As estratégias para aumentar a mídia de saúde de forma significativa, devem ser implementadas pensando nesse cuidado com informação de qualidade. 

Além dos meios de comunicação tradicionais, como os impressos, televisão e rádio, as tecnologias digitais têm transformado esse conhecimento em realidade. Isso significa que o marketing tradicional com o digital, usado de forma complementar, ajuda na informação final desejada.

Com isso, aproveite o poder da sua expertise, pelo marketing para médicos, como um objetivo central.

E então? Você é um profissional da saúde que busca integrar as tradicionais e novas tecnologias? O seu marketing para médicos está direcionado e em conformidade? 

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