Blog

Veja o que você deve fazer depois de se graduar no curso de medicina

estudante-min
Carreira Médica Cursos Para Médicos

Veja o que você deve fazer depois de se graduar no curso de medicina

Após anos de estudo para o concorrido vestibular do curso de medicina, mais 6 anos dedicados a graduação, finalmente o médico recém-formado está apto para entrar no mercado de trabalho e focar em sua carreira. 

Ainda que muito recompensante, para os profissionais que se dedicam à área médica, o início pode ser difícil. Isso porque, muitas vezes, o médico recém-formado não sabe qual caminho seguir diante das vastas opções. Se você é um dos profissionais da medicina que está no momento de decidir o que fazer depois de formado, não deixe de conferir a seguir, o que você deve fazer após a graduação!

Me formei em medicina. E agora?

Logo após o final da graduação em medicina, muitos profissionais recém-formados deparam-se com uma dúvida comum nesse período: o que fazer para entrar no mercado de trabalho? Embora as melhores oportunidades estejam localizadas em áreas específicas, o Brasil consegue absorver boa parte dos profissionais de medicina recém-formados em todo seu território. Contudo, para inserir-se no mercado de trabalho logo depois da liberação de seu registro no CRM (Conselho Regional de Medicina), algumas questões devem ser analisadas e colocadas em prática. 

Defina seus objetivos

Para aqueles que desejam montar seu plano de carreira logo após a graduação, realizar um mapeamento de seus objetivos é essencial. Tenha em mente quais são seus objetivos, desejos e ambições, estabelecendo metas claras. Se você sente dificuldades para desenvolver essa tarefa, imagine um pódio com 3 degraus.

No primeiro degrau coloque seu objetivo final. Por exemplo, tornar-se proprietário de uma clínica ortopédica de referência em uma determinada região ou cidade. Esse será seu objetivo de carreira a longo prazo.

No degrau intermediário do pódio, você deve colocar o objetivo a médio prazo, como por exemplo, abrir sua própria clínica ortopédica. Por fim, você deve destinar o degrau mais raso à objetivos de curto prazo, como cursar especialização em ortopedia, realizar cursos para atualização, pós-graduação, e outras formas de educação continuada.

É importante que suas metas sejam objetivas e quantificáveis, permitindo que você possa avaliar periodicamente sua evolução. Metas subjetivas estão mais propensas a levar o profissional a frustração. 

Desenvolva seu plano de ação

Após definir claramente seus objetivos, é o momento de traçar estratégias para chegar até eles e avançar em seu plano de carreira. É nessa hora que o profissional de medicina precisa avaliar algumas questões importantes, como o que deve ser feito para alcançar os objetivos traçados.

Entenda as necessidades de obter competências técnicas, planejar-se financeiramente e organizar sua rotina de trabalho. Com essa estratégia em mãos, é hora de estabelecer prazos mais realistas como o tempo que você precisa para alcançar as diferentes metas de seu pódio. 

Definir a estratégia para o plano de ação é, provavelmente, a parte mais difícil na hora de desenvolver um plano de carreira. É comum que profissionais abram mão dos objetivos iniciais por acreditarem não ter recursos ou tempo suficiente. No entanto, com o planejamento adequado, é possível atingir suas metas. 

Como entrar no mercado de trabalho

Para começar o exercício normal da medicina o profissional deve, antes de tudo, concluir sua residência. Entretanto, alguns médicos terminam a graduação sem saber ainda qual área gostaria de seguir. Por isso, existem grandes oportunidades para que essas dúvidas sejam solucionadas permitindo ainda que o profissional ganhe mais experiência. Conheça as principais delas, a seguir. 

Atuar como médico generalista

Também conhecido como clínico geral, o médico generalista é o profissional da medicina que atende todos os tipos de enfermidade, em pessoas das mais diferentes faixas etárias. Essa é a única área que, apesar de exigir especialização, não requer residência. Por esse motivo, associado à amplitude de atuação, muitos médicos iniciantes optam por exercer essa função.

Atender em consultórios

Para atender em consultórios médicos, o profissional deverá passar a atuar em área clínica, voltada para exames e serviços particulares da medicina. Em casos como este, o profissional deve ficar atento, pois, caso seja um associado, deverá ter alguns cuidados não exigidos de outros médicos, como o pagamento de tributos e abertura de CNPJ de empresa. Contudo, caso seja apenas contratado, poderá atuar como funcionário da empresa.

Fazer plantões em hospitais

O profissional de medicina que torna-se médico plantonista é aquele que escolhe trabalhar no atendimento emergencial sem distinções de casos. Sua missão é, além de diagnosticar e tratar, orientar pacientes, prescrever medicamentos e realizar exames clínicos. O trabalho desse médico é intenso, entretanto, é possível gozar de um grande enriquecimento profissional. 

Hospitais trabalham com plantões por meio de pessoa jurídica, ou seja, os médicos que exercem esse tipo de trabalho devem constituir empresa para a prestação de serviços, fator que pode reduzir a tributação do profissional. 

Trabalhar em unidades básicas de saúde

As Unidades Básicas de saúde(UBS)  são locais em que a cobertura é feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como objetivo principal atender a população sem que seja necessário encaminhamento. Algumas das funções exercidas em UBSs são a vacinação, curativos, medicações, consultas, entre outros. 

Como obter sucesso na carreira médica após a graduação

Devemos ressaltar que, na carreira de um profissional da medicina, o foco é de extrema importância. Não é necessário que todo médico siga o mesmo caminho para sua entrada no mercado de trabalho. Enquanto alguns profissionais dedicam-se a residência médica após a graduação, outros optam pela carreira acadêmico, ou então por obter experiência em atendimentos. O importante é saber onde se quer chegar e ter sucesso durante a jornada. 

Por isso, estruturar seu plano de carreira é essencial para elevar-se a um novo patamar, garantindo sucesso na profissão. Veja alguns passos que permitem alcançar destaque como profissional.

Saiba trabalhar em equipe

Para alcançar sucesso na carreira de medicina, além de conquistar conhecimentos sólidos sobre a área de atuação, é fundamental aperfeiçoar a capacidade do trabalho em equipe. O bom relacionamento com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, secretárias, fornecedores, equipe de limpeza e demais colaboradores do local de trabalho é essencial para integrar experiências e conhecimentos.

Essa atitude contribui também para o melhor desenvolvimento do trabalho em equipe que, mesmo que seja feito separadamente, apresenta um objetivo em comum garantindo o sucesso no tratamento e recuperação dos pacientes.

Tenha um atendimento humanizado

Além de ser reconhecido pelos colegas de profissão, o médico também deve conquistar o respeito e admiração de seus pacientes para garantir sucesso na carreira. Por isso, independente da área de especialização da medicina, o profissional deve dedicar-se em realizar um atendimento humanizado, considerando o indivíduo como um todo. 

Tratar pacientes como empatia e atenção, esclarecendo dúvidas sobre diagnósticos, tratamentos e outras questões com calma e linguagem acessível, são práticas recomendadas que auxiliam no suporte e acolhimento do paciente. Além disso, é importante respeitar o estado emocional, transmitindo apoio e compreensão. 

Aposte na tecnologia

Na área da medicina, os recursos tecnológicos são importantes aliados para quem está iniciando a carreira e almeja o sucesso. A tecnologia na área médica é uma aliada para que o profissional atinja suas metas rapidamente. 

Muitos entendem a necessidade de aperfeiçoar-se, contudo, pode ser difícil conciliar o dia a dia de trabalho com a rotina de estudos. Por esse motivo, buscar cursos de medicina online, assim como pós-graduações que tenham encontros com suporte online, é uma boa forma de utilizar a tecnologia.

O uso de plataformas desenvolvidas para potencializar o estudo à distância permite que o profissional aprofunde seus conhecimentos sem que seja necessário abrir mão de sua rotina profissional. Essa tecnologia torna possível que o médico monte sua própria rotina de atualização, ampliando suas informações em seu próprio tempo vago.

Para que o uso dessa tecnologia possa trazer resultados efetivos para a carreira do recém-formado, é importante estabelecer metas semanais de estudo para aproveitar melhor os conteúdos disponíveis, sem se perder na sua própria rotina.

Invista em capacitação

Seja seu objetivo se tornar um profissional referência na área escolhida ou alcançar cargos de direção em instituições, o planejamento da carreira médica deve prever investimentos em capacitação. O interesse em atualização contínua é uma das características que mantém o profissional informado, melhorando seu desempenho e aumentando o conteúdo que tem a oferecer, seja para o paciente, instituição, ou alunos.

Além disso, profissional que investem em cursos e especializações podem ganhar até 85% a mais do que aqueles que não se atualizaram. A educação continuada garante, além da melhoria do currículo, a oportunidade de networking. 

Com aulas, congressos e encontros, o médico pode conhecer e trocar experiências com outros profissionais conceituados na área, extraindo o melhor para seu crescimento e formação. Ainda é possível encontrar boas oportunidades de trabalho ao conhecer novos colaboradores, fator importante para aqueles que estão iniciando a carreira.

Residência

A residência médica é uma especialização para médicos que, além de todo conhecimento teórico e prático adquirido, tem como vantagem em o recebimento de uma bolsa-auxílio durante o período da extensão, diferente de quaisquer outras profissões em que o aluno deve pagar mensalidades pelo curso. 

Esse valor é voltado para repor custos com alimentação, materiais, transporte, e outros gastos diários. Em algumas áreas, o recém-formado pode encontrar maior dificuldade para ingresso, fato que leva alguns alunos de medicina a dedicarem-se a longos períodos de estudo exclusivo, logo após a graduação. O tempo da residência vai variar de acordo com a especialização escolhida, podendo durar de 2 a 5 anos.

Pós-graduação

Assim como a residência, fazer uma pós-graduação possibilita ao médico trilhar uma carreira de sucesso. Esse tipo de especialização possibilita que o profissional aprofunde-se em sua área de interesse, aperfeiçoando seu conhecimento e levando mais segurança para seus atendimentos. 

Ao fazer uma pós-graduação, o médico aprende com professores com amplo conhecimento teórico e prático, outra boa oportunidade para aumentar seu networking e conviver com colegas de interesses similares. As diferentes vivências pessoais e profissionais, garantem uma rica troca de experiência.

Cursos, seminários e congressos

Outra forma de manter-se atualizado para realizar suas metas e ter sucesso na carreira de medicina é por meio de seminários, congressos e cursos. Além das especializações, estes eventos costuma levar as principais inovações e tendências na área de atuação do médico, sendo também outra forma de ampliar o networking do profissional e conhecer mais sobre as oportunidades no mercado de trabalho. 

Para aqueles profissionais que não conseguem deixar a correria dos consultórios e plantões para frequentar aulas e eventos, cursos online são a melhor forma de manter-se atualizado, e ofertar ao profissional a possibilidade de escolher as melhores horas para estudar, podendo fazer isso por meio de computador, tablet, ou mesmo um celular.

Ainda que não seja fácil escolher o que fazer logo após se graduar em medicina, as informações acima poderão ajudar no desenvolvimento de metas e planejamento para escolher o melhor para você, garantindo sucesso na carreira e inserção no mercado de trabalho. Contudo, é essencial para qualquer caminho a ser escolhido continuar aumentando seus conhecimentos por meio de cursos e especializações. 

Quer começar sua atualização agora mesmo? Então, conheça as opções gratuitas de cursos online de medicina da Mediflix

Comments (3)

  1. […] Aplicativo gratuito com conteúdos que podem ser acessados mesmo sem internet, o Whitebook Clinical Decision é uma das dicas de aplicativos mais utilizadas entre profissionais e estudantes da medicina. […]

  2. […] com o paciente e seus familiares deve ser uma prioridade na formação e também após o término da graduação, uma vez que a medicina não é uma ciência exata, permitindo que o paciente evolua para melhora […]

  3. […] após a graduação, ao abrir o próprio consultório médico, ou no andar da gestão, o médico deve resolver e […]

Deixei sua mensagem aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *