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Como montar um consultório médico: da abertura a divulgação

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Gestão de Clínica Médica Marketing Médico

Como montar um consultório médico: da abertura a divulgação

Devido à autonomia e boa oportunidade de destacar-se em sua especialidade médica, é natural que profissionais que concluíram há pouco a residência queiram montar seu próprio consultório médico.

Contudo, ao longo da formação, os médicos não contam com disciplinas que abordam assuntos como gestão e marketing médico, tornando o processo um grande desafio.

Pensando em facilitar essa atividade, elaboramos um guia completo de dicas sobre como montar seu consultório médico da melhor maneira, garantindo que você tenha sucesso desde a abertura até a divulgação. Siga a leitura para conferir!

Principais passos para abrir um consultório médico

Para destacar-se em um mercado tão concorrido como a medicina, ser um excelente profissional não é suficiente. Também é preciso ser um bom administrador, sabendo como desenvolver sua marca e gerenciar seu negócio, criando diversos atrativos como diferenciais.

Conheça os principais passos que não devem ser deixados de lado ao montar um consultório médico.

Estude a viabilidade do consultório médico

De acordo com o IBGE, grande parte dos pequenos negócios no Brasil fecham suas portas em menos de 5 anos. Os consultórios médicos estão classificados nessa categoria, por isso, essa estatística costuma acontecer quando há falta de estudo de viabilidade.

Ao questionar se o consultório médico é viável, deve-se estar atento para diferentes aspectos como concorrência, custo, clientela, entre outros. O médico deve estar preparado para um começo apertado, verificando se possui realmente renda financeira para o momento.

Afinal, antes que seu empreendimento comece a retornar os investimentos gerando lucro, o profissional deverá ter um montante assegurado para conseguir sustentar a si, e os custos da nova clínica.

Uma alternativa utilizada por muitos é aliar-se a um convênio médico. Atendimentos por meio de plano de saúde são agendados com maior facilidade devido a alta procura, permitindo que o médico foque na fidelização de pacientes, e garanta seu retorno.

Outra ação importante é pesquisar se a área em que atua está em alta ou não na região onde planeja montar um consultório médico. Estude o número de habitantes, o público-alvo, e quantas clínicas com a mesma especialidade existem nas proximidades.

Defina a área de atuação

Montar um consultório médico exige a definição da categoria em que ele se encaixa. Os estabelecimentos médicos atualmente são divididos em 54 categorias distintas pela Agência Nacional de Saúde (ANS). A definição do tipo de atendimento oferecido está ligada diretamente ao regime tributário do negócio. Veja as mais comuns no país:

  • clínica geral de procedimentos simples – locais que realizam algum tipo de procedimento médico, ou seja, que demanda disponibilidade de insumos, materiais, medicamentos e equipe especializada para sua realização;
  • clínica médica popular – consultórios que oferecem atendimento para pessoas não associadas a planos de saúde particulares;
  • consultório de até 2 especialidades – clínicas que contam com profissionais de especialidades diferentes trabalhando em um mesmo ambiente. Normalmente, as especialidades associadas se complementam, como otorrinolaringologia e fonoaudiologia.

Reúna a documentação necessária

Para montar um consultório sem grandes transtornos, uma dica muito importante é buscar um profissional para ajudá-lo com questões burocráticas e fiscais, como um contador com conhecimento em especificidades de um negócio de saúde. De maneira básica, para abrir um consultório médico será preciso buscar algumas autorizações legais que permitam o início das atividades. Entre elas, estão:

  • autorização do corpo de bombeiros;
  • autorização da vigilância sanitária;
  • registro do consultório enquanto pessoa jurídica (CNPJ);
  • alvará de funcionamento;
  • cadastro no CNES, obrigatório em todos estabelecimentos que oferecem serviços de saúde.

Escolha a estrutura

Antes mesmo de definir a localização e imóvel do consultório médico, o profissional deve pensar qual será a estrutura ideal para seu negócio. Um consultório deve contar obrigatoriamente com espaços como recepção, copa, sala de espera, banheiros, salas de atendimento, procedimentos, descarte e higienização. 

De acordo com a especialidade médica ou possível sociedade, poderá ser necessário ainda mais espaços, tudo adequado de forma acessível para pessoas com todos os tipos de necessidades e deficiências. 

Somente após definir qual será a estrutura ideal do consultório, o especialista deve começar a busca por um local e imóvel. Dessa maneira, escolher a sede de seu novo consultório médico será mais rápido e fácil.

Defina a localização

Apesar de não ser notado por muito profissionais, a localização é uma das decisões mais importantes durante o processo de planejamento da montagem de um consultório médico. É fundamental considerar que, no futuro, a clínica estará recebendo uma grande demanda de pacientes. 

Por isso, o local deve estar de acordo para receber possíveis ampliações, caso seja necessário. Para evitar trocas de endereços e dores de cabeça, escolha um local para abrir seu negócio considerando os seguintes pontos:

  • local de fácil acesso e com estacionamento;
  • próximo a seus pacientes ou áreas em que eles estão;
  • imóvel com possibilidade de ampliação;
  • atende todas as exigências de órgãos de regulação;
  • próximo a pontos de transporte coletivo.

Elabore o plano de custos

Planejar com cuidado os custos de seu consultório médico exigirá muita dedicação antes, durante, e após o processo de abertura. Entenda que qualquer negócio leva certo tempo para desenvolver um retorno financeiro efetivo. Isso significa que, além dos gastos da abertura, o profissional também deverá investir na clínica para que tenha lucro.

Isso inclui o investimento em estratégias de divulgação como forma de atrair clientes e tornar seu serviço e atendimento reconhecido. Portanto, lembre-se de separar um período para elaborar com cautela seu planejamento financeiro, certificando-se de ter o valor necessário também para investir em seu empreendimento.

Invista na decoração

A primeira impressão visual que o paciente terá de seu serviço médico é ambiente, por esse motivo, investir em uma boa decoração é uma ótima estratégia. A decoração do consultório médico é uma forma do profissional se comunicar com os pacientes e construir uma marca para seu ambiente.

Vejamos como exemplo uma clínica pediátrica, com decoração focada em crianças e ajudando a criar uma experiência positiva entre elas e seus familiares, mesmo antes do atendimento.

Um consultório médico com aparência desleixada, sem cores que levam harmonia e mobílias confortáveis raramente ajudará a fidelizar seu público. Portanto, invista na decoração pensando em todas as áreas do seu empreendimento, desde a recepção até a sala de consultas.

Contrate e treine sua equipe

É comum médicos que estão montando sua clínica pela primeira vez, iniciarem com apenas uma recepcionista, tornando a profissional responsável pela organização do ambiente, da agenda de consultas e procedimentos.

Entretanto, os serviços realizados em um consultório médico podem exigir a contratação de outros colaboradores, seja na área da saúde ou administrativa, na intenção de dividir corretamente as tarefas sem sobrecarregar nenhum profissional, melhorando a qualidade de atendimento.

Avalie a necessidade de contratação e quais profissionais serão necessários para manter sua clínica em ordem, sempre ponderando o impacto nos custos envolvidos. Afinal, além dos rendimentos, a clínica terá gastos com impostos, treinamentos, e atualizações para manter a equipe sempre qualificada para oferecer o melhor ao paciente.

Organize um plano de gestão

Um plano de gestão deve ser elaborado antes mesmo de colocar seu projeto de consultório médico em prática. Seu papel neste novo empreendimento irá além de médico, assumindo também a nova função de administrador. 

O foco de um especialista que monta seu próprio consultório médico passa dos cuidados ao paciente durante a consulta, garantindo uma experiência prazerosa em todos os momentos de seu atendimento, desde sua chegada até sua saída.

Uma boa gestão é a forma de assegurar a excelência na clínica, por isso, contar com a ajuda de tecnologias inovadoras é primordial, como um software médico capaz de otimizar processos, elevando a agilidade e permitindo mais tempo disponível para realizar a gestão do consultório.

Planejar a gestão não é algo tão simples, no entanto, será de grande ajuda para direcionar o funcionamento prático do ambiente, auxiliando na orientação correta dos colaboradores de forma eficiente.

Faça a divulgação de seu consultório

Por fim, a divulgação do consultório médico deve ser realizada, afinal, atrair os pacientes é o primeiro passo para que seu empreendimento comece a funcionar. Com o marketing médico, a propaganda de sua clínica é mais efetiva. Comece desenvolvendo uma presença digital para seu consultório. 

Atualmente, a busca por serviços e produtos se inicia no Google, Youtube e redes sociais, na procura de indicações e recomendações. Por esse motivo, colocar seu consultório nos meios de busca é muito importante.

Crie um perfil para seu estabelecimento no Google Meu Negócio, disponibilizando informações importantes como horários de funcionamento, fotos e contato. O mesmo pode ser disponibilizado ao desenvolver um site médico.

Desta maneira, ao procurar um profissional com informações relacionadas à sua clínica ou especialidade, o paciente poderá encontrá-las em sites de pesquisa, como o Google, tornando a comunicação entre médico e paciente mais eficaz.

Identidade visual

A identidade visual abrange diversos elementos como decoração, símbolos, cores, e até mesmo a linguagem usada para comunicar-se com os pacientes.

Para desenvolvê-la, o profissional pode construir um logo do consultório médico e assinatura personalizada, que poderão ser usados em receituários, cartões de agendamento, materiais personalizados, uniformes, e outros itens.

Certifique-se de fazer um logo que permita ao paciente identificar a clínica associando imediatamente a imagem ao profissional, lembrando-o da experiência positiva que teve ao ser atendido. 

Estratégias de marketing

Antes da inauguração do consultório médico, o profissional deverá também investir em divulgação, como ferramentas de marketing e comunicação. As redes sociais são ótimas alternativas para conseguir divulgar e gerar visibilidade para sua clínica e serviços oferecidos, mostrando-se cada vez mais importantes no processo de atração de novos pacientes. 

O profissional precisa estar presente onde seus pacientes estiverem, seja Facebook, Instagram, entretanto, é preciso ficar atento às limitações do marketing médico segundo as exigências do Conselho Federal de Medicina. Tais meios de comunicação devem ser usados com cuidado, lembrando sempre de seguir as regras estipuladas antes de iniciar as formas de divulgação.

O investimento em estratégias de marketing e regras de impulsionamento ajudam a alcançar um número maior de pacientes para o consultório, enfrentando a concorrência de outros especialistas na mesma região ou cidade.

O marketing digital é uma das soluções disponíveis, sendo muito encorajadora para investir, pois, além de custos menores, seus resultados são promissores. Contudo, é sempre indicado contratar um profissional no assunto para garantir o sucesso também nesta área.

Além de conhecer as principais dicas sobre como montar um consultório médico, você pôde conferir no post de hoje a importância de criar um ambiente receptivo e confortável para seus pacientes, além dos elementos necessários para atraí-los e fidelizá-los.

Outro ponto importante destacado, é o valor de manter-se atualizado, assim como toda a equipe de trabalho. Garanta que seu consultório médico tenha sucesso conhecendo os diferentes cursos online de medicina oferecidos pela Mediflix! 

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Comments (6)

  1. […] atender em consultórios médicos, o profissional deverá passar a atuar em área clínica, voltada para exames e serviços […]

  2. […] pergunta deve ser respondida de forma individual. Afinal, escolher montar um consultório médico sozinho ou dividi-lo com outro profissional deve ser feito com base no perfil do profissional e no […]

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