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Estratégias para atrair pacientes para o seu consultório

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Dicas

Estratégias para atrair pacientes para o seu consultório

Quando o assunto é atrair mais pacientes para seu consultório, cada médico tem sua receita particular. Algumas delas podem até funcionar, afinal, o conselho de profissionais mais experientes no mercado sempre são bem-vindos. 

Contudo, nem sempre as fórmulas que deram certo para uns podem ser positivas para outros. Por esse motivo, reunimos no post de hoje estratégias precisas para atrair pacientes para seu consultório, gerando bons resultados de forma lógica, científica e humanizada. Confira!

Estratégias para atrair pacientes para seu consultório

A primeira coisa a se fazer é ouvir seus pacientes. Conhecer e identificar as necessidades do seu público-alvo é a melhor maneira de iniciar a aplicação das estratégias que vão resultar na atração de pacientes. Você deve entender quais são os pontos de atenção que devem ser melhorados em seu consultório, equipe e atendimento. Após identificá-los, é mais fácil seguir as dicas a seguir, tornando o alcance e fidelização de seus pacientes efetivo.

Agenda organizada

Uma ação que deve ser colocada em prática é separar um tempo do dia para organizar a agenda de consultas, definindo os horário disponíveis para todos os dias da semana. Para os profissionais que estão começando, ao divulgar a clínica (como veremos mais adiante) em busca de novos paciente, é importante que os horários estejam organizados.

Afinal, os pacientes não ficarão satisfeitos se perceberem que o agendamento não é ordenado, causando atrasos e erros em dias da consulta. Esse pequeno detalhe pode fazer grande diferença na rotina do paciente, valorizando-o. 

Atendimento de qualidade

Em geral, todos esperam ser bem atendidos em clínicas e consultórios médicos. É essencial tratar todos os pacientes de forma diferenciada desde o primeiro contato, realizado no momento de marcar a consulta pelo profissional da recepção, até o colaborador responsável pelo pós-consulta.

O atendimento adequado e humanizado permite que novos pacientes sejam atraídos, visto que as pessoas que saem de seu consultório satisfeitas possam promover seu negócio de maneira positiva para familiares e amigos. 

Por esse motivo, treine toda a equipe para oferecer um atendimento organizado, com agilidade, educação e sensibilidade, a fim de fidelizar seus pacientes e transmitir uma boa imagem de seu consultório.

Além disso, profissionais da saúde lidam com pacientes fragilizados a todo momento, seja devido à doença, diagnóstico ou seu tratamento. A empatia e o atendimento humanizado são as melhores formas de compreender as dores do paciente, oferecendo acolhimento e conforto. Esse relacionamento também é responsável por atrair e fidelizar aqueles que buscam não só um diagnóstico, mas também gentileza e amparo em momentos tão difíceis.

Equipe bem treinada

Investir em treinamento para os colaboradores é outra estratégia para atrair pacientes para seu consultório médico. É fundamental que todos os funcionários da equipe proporcionem uma boa experiência para quem procura atendimento, envolvendo todos os setores do consultório.

Quanto mais preparados para um bom desempenho, mais motivados eles estarão, melhorando a qualidade no atendimento e proporcionando uma experiência positiva ao paciente, com alto nível de satisfação.

Pós-atendimento

Assim como a conquista de novos clientes, a fidelização para que sua clientela continue a frequentar seu consultório é importante. Afinal, com uma boa experiência, é provável que o

paciente volte a procurar seu atendimento quando novas necessidades surgirem.

Para garantir que isso aconteça, é preciso mostrar ao paciente que ele não é só um número em sua clínica. Isso pode ser feito por meio do contato pós-atendimento, com o envio de cartões de aniversário, pesquisas de satisfação, eventos para conscientização de semanas de prevenção, e mais.

Mensagem de texto ou whatsapp

Para melhorar o contato entre o pré e pós-consulta com o paciente, é cada vez mais comum que consultórios médicos tenham um celular específico para a recepção, com aplicativos de comunicação e agendas virtuais. 

Dessa forma, é possível utilizar mensagens rápidas para melhorar o atendimento e estreitar a comunicação, confirmando consultas, dúvidas, realizando pequenos informativos sobre saúde, e mostrando ao paciente que ele é valorizado no consultório.

Pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação é outra maneira de mostrar interesse sobre a opinião do paciente, buscando melhorar o atendimento de acordo com sua visão. Realizar uma pesquisa como essa é essencial no período pós-consulta, abrindo caminho para a comunicação entre profissional e paciente, acompanhando sua saúde e recebendo um feedback sobre a experiência vivenciada durante a consulta. Pode ser realizado por meio de formulários entregues ao final da consulta, ou mesmo de forma online, por e-mail.

E-mail

Entre as melhores alternativas de comunicação em âmbito profissional, o e-mail continua sendo a de mais destaque, por ser um canal de comunicação menos invasivo. Além de utilizar esse meio para a realização de pesquisas de satisfação, o profissional pode compartilhar convites para as redes sociais do consultório, dicas de saúde, newsletter de seus novos conteúdos no site, avisos, e mais informações. 

Realizar também o envio de lembretes de prevenção, exames e acompanhamentos que devem ser feitos, são formas de incentivo para que o paciente marque uma nova consulta, mantendo sua saúde sempre em dia. 

Datas comemorativas também são excelentes formas de automação para os pacientes da base de dados do consultório. Ser lembrado é um detalhe muito importante, por isso, mensagens de feliz aniversário, natal e ano novo podem ser maneiras delicadas de demonstrar que o médico tem o paciente em seu meio profissional.

Sites e redes sociais

Uma das mais eficazes formas de interagir com o público-alvo é criando uma imagem online da clínica ou consultório médico. A presença online facilita que pacientes busquem atendimento médico por especializações, incentivando a chegada de novos pacientes e mantendo contato com aqueles que já se consultaram anteriormente.

É importante acrescentar no cartão de visitas do médico o endereço do site, assim como das outras redes sociais. 

Contudo, mais importante que isso, é mantê-los atualizados com conteúdos de qualidade, que possam levar informação aos leitores sobre assuntos relacionados à área médica e especialidade. Além de aumentar a rede de contatos do profissional, essa prática é essencial para a educação do paciente.

Resgate clientes antigos

Sabe aquele paciente que realizou um procedimento e não voltou a procurar o consultório? É muito importante entender porque isso aconteceu. As causas podem ser variadas, como falta de tempo, não precisar mais do serviço médico, ter esquecido o endereço do consultório e também o telefone. Entretanto, não se pode descartar o fato de que talvez a experiência do paciente não tenha sido boa.

Por esse motivo, são utilizados mecanismos para conseguir resgatar novamente clientes antigos. Você pode enviar e-mail, realizar contato por telefone, convidá-lo para eventos, promoções, até mesmo oferecer bônus. Tais ações podem até não surtir efeito em primeiro momento, entretanto, os clientes vão se lembrar da empresa com o tempo.

Serviços com telemedicina

Mesmo que o consultório tenha uma equipe reduzida de colaboradores, contratar uma empresa de telemedicina para a emissão de laudos à distância pode aumentar o portfólio da clínica. 

Exames como eletrocardiogramas e radiografias podem ser realizados por equipe técnica em radiologia ou enfermeiros, além de laudados por especialistas de uma empresa parceira. Basta que sejam feitos e compartilhados em meios digitais para plataformas de telemedicina. 

Realizar laudos online é uma maneira inteligente de liberar especialistas in loco para atividades que precisam ser realizadas pessoalmente, acelerando o processo da liberação de resultados de exames e acabando com as filas, fator que permite ao paciente receber seus laudos de qualidade em poucos minutos.

Marketing digital

Muito utilizado na publicidade, o marketing digital é uma estratégia eficaz também no segmento da saúde, atraindo mais pacientes para os consultórios médicos com os menores custos. O marketing digital na medicina é essencial para levar credibilidade e bom posicionamento ao mercado, aprimorando a marca de seu consultório e agregando grande valor a ela.

Baseadas em redes sociais e internet, as estratégias do marketing digital atingem locais em que as pessoas passam a maior parte do tempo, levando informações por estes meios. Para torná-la eficiente, a estratégia deve ser considerada de acordo com o público-alvo. A partir de uma análise que possa traçar formas de linguagem e tipos de publicidade. 

Atualmente, blogs médicos são excelentes formas de marketing de conteúdo, visto que, oferecem a informação de valor que o paciente em potencial procura.

Podemos considerar o exemplo de uma situação fictícia, em que um paciente sofre de apneia do sono. Ele provavelmente vai procurar as causas e o possível tratamento para sua apneia na internet. O médico otorrinolaringologista, que possui um blog, publica textos específicos sobre as causas da apneia do sono e tratamentos que podem ser feitos. Se bem escritos e informativos, o paciente vai se interessar pelo conteúdo e também pelo profissional, entendo que este será o especialista mais indicado para atendê-lo.

Conhecimento em gestão médica

De acordo com estimativa do Conselho Federal de Medicina (CFM), no Brasil há 1 médico para cada 450 habitantes. Visto que a saúde é um direito para todos, essa realidade é muito preocupante. Contudo, a má gestão médica e ausência de profissionais qualificados torna esse direito ainda mais difícil de ser uma realidade no país.

Com a diminuição dos serviços básicos como assistência médica, tem aumentado a cada dia a importância de gestores de saúde, tornando frequente a necessidade de profissionais que possam cuidar para que recursos sejam ordenados ao bom funcionamento. 

Para que essa carência seja resolvida no mercado profissional assim como seus impactos de má gestão na vida de muitos brasileiros, é necessário ampliar a visão sobre a saúde e administração de recursos, adquirindo conhecimento e capacitação por meio de cursos especializados na gestão em saúde.

Continue a se atualizar

Como em todas as outras profissões, os colaboradores da área da saúde devem continuar sua educação após a formação principal, evitando acomodações. Para destacar-se no mercado de trabalho essa solução é essencial, levando qualidade e aptidão para seu setor. 

Por meio de residências, pós-graduações, aulas online e cursos complementares voltados para a área de especialização escolhida, o médico pode melhorar sua experiência e impulsionar seu currículo, ações que atraem pacientes por sua credibilidade.

Você conferiu as principais estratégias para atrair e fidelizar os pacientes em seu consultório médico. Lembre-se que, para superar a concorrência e destacar-se em sua área trabalho, oferecer atendimento humanizado e investir na presença online são fatores essenciais.

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Comments (7)

  1. […] que seu consultório continue a ter sucesso e atender seus pacientes com qualidade e pontualidade, a gestão da agenda deve ser feita principalmente no presente […]

  2. […] realizar atendimento em consultórios médicos, o profissional deverá atuar na área clínica, voltada para exames e serviços particulares da […]

  3. […] às medidas estabelecidas sobre a Telemedicina no Brasil, evitando a exposição do profissional e pacientes ao Novo […]

  4. […] ainda ser uma novidade entre pacientes e também profissionais, é natural que a receita médica digital possa gerar um grande número de […]

  5. […] em estratégias e esforços de comunicação destinados à área da saúde. Fundamental para atrair novos pacientes, ele auxilia na divulgação dos serviços da clínica ou consultório médico do […]

  6. […] de apresentar vantagens na assistência aos pacientes que precisam de atendimento remoto, principalmente aqueles com dificuldades de locomoção como […]

  7. […] baixos podem atrair novos pacientes, contudo, não devem ser tão abaixo de modo que desvalorize seu trabalho. Por isso, avaliar os […]

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